Festa infantil carrega um significado super especial, para os pais e para a criança. É um dia de celebração, de alegrias e de reunir gente querida. Tem que ter muito afeto. E artesanato também!
A tendência agora é buscar algo intimista, com jeitinho de feito em casa. Nada de buffets infantis, com suas luzes artificiais, brinquedos eletrônicos e hora marcada — para começar, para cantar parabéns e para terminar a festa.

Remando contra a maré e encabeçando esse movimento de volta às origens das festinhas, estão empresas com ideias empreendedoras supercriativas: aluguel de peças artesanais para festa infantil. Uma oportunidade de negócio para os artesãos de plantão, sempre antenados e em busca de inspiração.
O que você vai encontrar neste artigo:
Ideia de negócio interessante para quem faz artesanato
É possível tanto vender a decoração completa, produzida por você, como confeccionar peças exclusivas para empresas que prestam esse serviço. Vale criar esculturas em papel, utilizar a técnica do scrap festa, fazer peças decorativas em feltro, decoração de festa com Silhouette, E.V.A e até reaproveitar o que você tem em casa.


Artesanato ganha força na decoração de festa infantil

Lilian Ruas é proprietária e idealizadora da Tribo da Festa Comemorações, empresa que atua no mercado há 15 anos fazendo festas originais.
Ela ministra cursos voltados à área de festa infantil para pessoas que gostam de organizar suas comemorações, decoradores e interessados em atuar nessa área. Possui uma página no Facebook com dicas de produtos e serviços para festas, e um canal no YouTube “Dicas para Festeiras”. Lilian garante:
Artesanato é algo que superfunciona nas mesas com a proposta atual


Para Lilian, o barato é misturar o artesanal com objetos de pegada mais moderna. “Peças em feltro, forração de caixas e crochê, que é a última moda”, afirma.
O importante é desenvolver coisas diferentes com artesanato e criatividade
“Festa na caixa”
“Mesmo com o país em crise, o povo brasileiro é muito festeiro. A festa vai acontecer de qualquer forma. É preciso ver a crise como oportunidade”, diz Lilian. Sua empresa oferece o serviço de “festa na caixa”, em que aluga itens para que os pais montem a festa como quiserem, em casa. Além disso, também organiza e monta a decoração de festas totalmente personalizadas.

Lilian tem uma equipe para produzir materiais artesanais utilizados na decoração das festas e também conta com parceiras, que fazem trabalhos sob demanda.

Festa infantil feita à mão com o coração
As empreendedoras Ana Laura Castro e Mariana Duarte viram sua vida ganhar novo sentido com a chegada dos filhos.

Depois do nascimento de José, filho da Ana, e Caetano, filho da Mari, nasceu também a empresa Festinhas Manuais, que aluga peças e faz decoração de festa infantil. Ana batizou essa onda de “festas afetivas”. Ela explica:
Para a gente tem um significado: celebrar a vida. E só faz sentido se a criança e a família participarem dessa festa. Não é só o aluguel do objeto em si, a gente constrói a festa com a pessoa
A Festinhas Manuais aluga peças prontas para as comemorações e investe também na montagem da decoração da festa, feita com toque artesanal. A empresa aluga desde tendinhas, grama artificial até kits de brinquedos antigos. Também produzem algumas peças com a ajuda da mãe da Mari, que é uma costureira de mão cheia, tudo super customizado e pensado para cada comemoração.


Para a elaboração da festa infantil, elas solicitam aos pais que enviem três objetos que representem a criança. A partir daí surge o conceito da festa e são criados convites totalmente artesanais, molduras de crochê, bandeirinhas, enfeites e lembrancinhas customizadas. A educadora Ana e a estilista Mari, uniram o conceito do que acreditam ser cuidado com a criança a algo esteticamente charmoso e muito bonito.


A dupla percebeu a tendência de voltar para o feito em casa, pelo olhar do não-consumo e da busca pelo significado. E sabem que, bem ao lado dessa tendência, estão a falta de tempo e disponibilidade. Ana explica:
Quem nos procura tem afinidade com o conceito, mas não tem tempo. Por isso acredito que quem tiver criatividade, talento e propósito tem um mercado grande a explorar
Para vender a ideia das “festas afetivas”, a Festinhas Manuais está presente no Facebook e Instagram, onde publicam fotos de seus trabalhos. Enviam, a quem solicita um orçamento, uma apresentação em PDF com fotos, na qual explicam o conceito da Festinhas Manuais, e os valores. “Recebemos de sete a oito pedidos de orçamento por dia, em média. Desses, uns quatro fecham negócio. Já temos festa agendada para 2017”, comemora Ana.
O toque artesanal que aparece nas festas feitas por Ana e Mari completa o conceito que elas defendem:
Só dá certo pois é feito com o coração, com propósito


Locação de peças artesanais
Ricardo Anbar reformulou seu negócio, o Mãe Me Quer Ateliê. A empresa, que confecciona pijamas personalizados, percebeu o crescimento das festas feitas em casa e aproveitou a oportunidade. Passou então a alugar cabanas feitas artesanalmente por eles para festa infantil, além de toda a estrutura decorativa com o conceito de festas do pijama. “As pessoas querem voltar a ter festas como as que a gente tinha quando éramos pequenos, com todo mundo junto, comendo pipoca e dormindo no chão da sala”, conta Ricardo.

Além de escolher materiais de ótima qualidade e garantir acabamento perfeito às peças que produz, o empresário vende a praticidade de fazer festa em casa com tudo lindo e pensado para a criança. E o “controle de qualidade” das peças produzidas pelo Mãe Me Quer é feito em casa, com as filhas de Ricardo, Marina, 9 anos, e Mila, de 13 anos.
Os temas são variados: festa de menina, viagem ao espaço, camuflada, neon, princesa. “E estamos trabalhando em novas ideias, mas ainda é surpresa!”, diz Ricardo. Além das cabaninhas, o Mãe Me Quer criou um foodtruck, que é usado para servir as comidinhas na festa do pijama. Uma graça!

O casal de apresentadores Rodrigo Faro e Vera Viel comemorou o aniversário das filhas Clara, de 10 anos, e Maria, de 7 anos. A família vestiu pijamas e entrou no clima. A criançada adorou as cabaninhas, até a pequenina Helena, de 2 anos.



Mercado de festa infantil
Neste vídeo, a organizadora de festas Cristiana Prado explica que uma festa fica rica se houver mistura de materiais. E o artesanato é perfeito para entrar nessa combinação. Cristiana diz:
As artesãs, seja qual for o material que elas utilizam, podem fornecer para decoradores
Para ela, é impossível trabalhar com festas sem estabelecer parcerias. Veja o vídeo:
Para finalizar e encorajar você a entrar de vez nesse mercado de festa infantil, a Lilian Ruas separou 5 super dicas para organizar a festa perfeita.
5 dicas para organizar a festa infantil perfeita, por Lilian Ruas:
- Mergulhe nesse universo da festa infantil. Conheça o mercado, participe de grupos na internet.
- Pesquise e estude muito as tendências. Guarde as fotos de inspirações e de decoração que você gosta, de acordo com cada tema
- Monte um projeto com o seu DNA, com a sua assinatura. Não vale copiar!
- Surpreenda seus convidados. Tenha criatividade para desenvolver produtos baratos, mas que, com um toque super especial, você pode cobrar o preço que quiser
- Antes de tudo, converse com seu cliente, ouça muito. Festa é sonho. Você vai trabalhar com a expectativa da pessoa
Gostou da ideia de montar seu negócio de festa infantil artesanal? Seja ao produzir peças para alugar, fornecer suas criações para organizadores de festas ou investir decoração como um todo, esse é um mercado com grande potencial para quem faz artesanato. Conta sua história pra gente aqui nos comentários!
[rock-convert-cta id=”27239″]
Gente,quem desenvolveu e lançou a tendência das Festas Afetivas foi a decoradora Tathyana Abreu!!!!
Pesquisem! Crédito a quem têm crédito!
Outras decoradoras, como eu, abraçaram a causa, agora dizer que foram outras pessoas que “batizaram” ou inventaram é passar informação errada.
Gente, quem desenvolveu e lançou a tendência Festas Afetivas foi a decoradora Tathyana Abreu!Pesquisem! Crédito a quem merece crédito!
Amei o blog, comecei com a festa do meu casamento. Fiz toda a decoracão, inclusive os convites e lembrancinhas. Depois foi a festa de 1 ano do meu bebe, fiz a mesa do bolo e já estou pensando na de 2 anos. Mas comprei tanto material pra artesanato que estou morrendo de vontade de trabalhar com isso. E não sei por onde começar e nem o que fazer. Hehehhe
Ahhh fiz o bolo de kirigami na comemoração de 1 ano de casado. Já q era bodas se papel.
amei
Obrigada pela mensagem, Ricardo!
Fiz TODA a decoração da festa de 1 ano da minha filha. Ficou linda. Foi um sucesso. E agora estou fazendo TODA a decoração da festa de 2 anos.
Oi Daniele, que legal! Você é artesã? Que materiais e tema usou para fazer a decoração da festa da sua filha? Conta pra gente!
Sim, Cristina. Sou crafter. Uso todo tipo de material, mas gosto mesmo de tecidos. O tema da segunda festa vai ser “botões” em cores candy colors. Estou personalizando e criando absolutamente tudo. Os convites foram feitos em carreteis artesanais que eu mesma criei. Me preocupo em fazer desde a toalha da mesa dos convidados até o bolo fake (em tecido e bem diferente desses que a gente encontra por aí) . O resultado é fantástico porque apesar de ser uma festa pequena, cada cantinho é pensado e feito com muito carinho.
Oi Daniele, que legal. Adorei conhecer um pouco mais da sua história! Parabéns pela criatividade e pelo empenho e fazer tudo de forma tão bacana! Volte sempre aqui para nos contar suas criações desse mundo craft que a gente ama!
Vc tem alguma rede social que possamoa ver suas criações. Adorei ideia da festa.