festa na caixa para dia dos namorados com doces afrodisiacos

Festa na caixa para o dia dos namorados: como trabalhar com esse presente!

O Dia dos Namorados está chegando: é aquela época marcada por casais que procuram presentes criativos e românticos. A festa na caixa para o Dia dos Namorados é uma ótima oportunidade para que confeiteiros aumentem suas vendas no mês de junho. 

Esse presente traz afeto, combinado a surpresa: a caixa pode ter docinhos, bolos, cartões, decorações e até um bom vinho.

Neste post, selecionamos dicas preciosas para que a festa na caixa do Dia dos Namorados seja um sucesso entre os casais apaixonados! Confira.

festa na caixa dia dos namorados

O que é festa na caixa para o Dia dos Namorados

Imagine receber uma caixa-surpresa, repleta de delícias! Essa é a ideia da festa na caixa para o Dia dos Namorados, que também pode ser uma caixa para aniversário ou para outras datas temáticas.

“A ideia é presentear alguém que a gente ama no Dia dos Namorados, mas a gente pode adaptar para qualquer época do ano. Principalmente na pandemia, é um bom presente, já que as pessoas não podem sair para fazer compras”, comenta a chef pâtissier Juliana Wilken, que ministra o curso Festa na Caixa: Doces para o Dia dos Namorados. “A ideia é presentear alguém com doces que a gente não consegue comprar”.

Geralmente, a festa na caixa serve de duas a quatro pessoas. Como a comemoração do Dia dos Namorados costuma ser em casal, é interessante pensar em uma caixa que sirva bem duas pessoas.

Para preparar a festa na caixa para o Dia dos Namorados, vale soltar a criatividade: além dos doces, é possível colocar bebidas e decorações (como corações de papel ou um arranjo de flores). Para isso, é importante ter parceiros que forneçam os produtos que não saem da cozinha do confeiteiro.

É preciso pensar se a caixa exigirá utensílios de cozinha. Por exemplo, se a festa na caixa para o Dia dos Namorados incluir fondue de chocolate, vale colocar espetinhos descartáveis. 

E presentinhos personalizados? A festa na caixa pode ser ainda mais pessoal se tiver, por exemplo, flores e um porta-retratos com uma foto do casal.

festa na caixa para dia dos namorados, doces e vinho

Busque marcas parceiras e negocie valores para conseguir incrementar a festa na caixa e, ainda assim, deixá-la com valor acessível aos clientes. É importante, claro, buscar um bom fornecedor de embalagens (a caixa precisa ser bonita e resistente), além de uma floricultura, papelaria ou importadora de bebidas.

Festas na caixa personalizáveis costumam fazer bastante sucesso, mas tome alguns cuidados ao escolher esse modelo de negócios. Pense em docinhos variados que tenham a mesma base de receita – assim, o fluxo de produção na cozinha fica mais organizado. Também não se empolgue na hora da oferta: crie um menu enxuto, com poucas opções. Aqui você encontra um passo a passo com dicas interessantes.

Há alguns cuidados que precisam ser tomados também ao montar a festa na caixa para o Dia dos Namorados. Para começar, os doces devem estar fresquinhos – eles podem ser preparados no dia anterior – e precisam estar frios. Nada de colocar massa ou recheio morno na caixa!

Para isolar o bolo, é uma boa ideia usar acetato – assim, o doce não entra em contato com os outros itens da caixa.

Tenha atenção ao escolher o tamanho da embalagem: é importante que não haja muito espaço sobrando na caixa, porque há chances de os itens tombarem uns por cima dos outros.

Dica da expert: se a ideia for incrementar a festa na caixa para o Dia dos Namorados com flores, é melhor colocá-las na parte de fora da embalagem, para o cheiro das plantas não impregnem nos doces. Coloque também bilhetinhos e cartões escritos à mão, que trazem ainda mais afeto ao presente.

Doces que vão bem na festa na caixa para o Dia dos Namorados

Antes de se empolgar e escolher os doces, é preciso pensar na logística: as guloseimas precisam ser bem embaladas e precisam caber dentro da caixa.

Por isso, prefira doces pequenos e minibolos, que tenham embalagens ou saquinhos bem seguros – já pensou se tudo vira dentro da caixa durante a entrega?

Doces pequenos, como uma caixinha de brigadeiro, e pacotes de biscoito também são bem-vindos!

Para inspirar, selecionamos uma receita de bolachas de baunilha de coradas com glacê, da cake designer Mika Sakihama, que ministra o curso Lembrancinhas Comestíveis para Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Bolacha de baunilha com glacê

Validade: 20 dias em temperatura ambiente

Rendimento: 25 bolachas

Massa

Ingredientes:

  • 200 g de manteiga sem sal
  • 140 g de açúcar confeiteiro
  • 60 g de ovo
  • 1 g de essência de baunilha
  • 330 g de farinha de trigo
  • 5 g de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

  1. No bowl da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar até obter um creme homogêneo e cremoso
  2. Adicione o ovo e a essência e bata até incorporar
  3. Acrescente os ingredientes secos ao creme de manteiga e misture até ficar homogêneo. Se preferir, termine com as mãos
  4. A massa estará firme, macia e irá desgrudar das mãos
  5. Envolva a massa em papel-filme e leve para a geladeira por 2 horas
  6. Abra a massa com um rolo e corte do formato desejado
  7. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 15 minutos

Decoração

Ingredientes:

  • 250 g de glacê real em pó
  • Água (o quanto baste)

Modo de preparo:

  1. Coloque o glacê real em pó e adicionar água aos poucos
  2. Bata em velocidade baixa até completa mistura dos ingredientes
  3. Passe para velocidade máxima por 10 a 12 minutos ou até dar ponto no glacê
  4. Quando a bolacha estiver assada, pigmente o glacê nas cores de sua preferência, com corante comestível em pó ou gel
  5. Coloque o creme na manga de confeitar
  6. Utilize bico pitanga para fazer os desenhos/decoração

Doces afrodisíacos para o Dia dos Namorados

festa na caixa para dia dos namorados com doces afrodisiacos

Já que estamos falando de festa na caixa para o Dia dos Namorados, a data mais romântica do ano, que tal incluir no presente alguns docinhos afrodisíacos?

Pois é: eles existem! E ainda é possível saber tudo sobre eles no curso Kit Dia dos Namorados: Doces Afrodisíacos, ministrado pela confeiteira Silvana Xavier.

Os doces afrodisíacos podem ser bombons, cupcakes, pirulitos… o importante é mesclar o doce com um sabor mais picante, ácido ou alcoólico.

O curso tem, por exemplo, receita de recheio de limão com gengibre e de Catuaba com amendoim.

Para inspirar, mostramos aqui uma receita de brigadeiro com pimenta, que também pode ser recheio para bombons, basta adicionar creme de leite.

Brigadeiro com pimenta

Rendimento: 30 brigadeiros ou recheio para 30 bombons (adicione 100g de creme de leite UHT)

Validade: 5 dias em temperatura ambiente ou 10 dias sob refrigeração

Ingredientes:

  • 395 g de leite condensado
  • 20 g de manteiga
  • 20 g de chocolate em pó 50% cacau
  • 50 g de chocolate meio amargo
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes
  • Chocolate granulado

Modo de preparo:

  1. Retirar as sementes da pimenta dedo-de-moça e fazer pequenos cubinhos. Reservar.
  2. Colocar os demais ingredientes (com exceção do chocolate granulado) em uma panela e misturar até conseguir um resultado homogêneo.
  3. Levar a panela ao fogo baixo e mexer sem parar.
  4. Acrescentar a pimenta assim que o brigadeiro começar a soltar da panela.
  5. Retirar e dispor o doce em um prato.
  6. Esperar o doce esfriar e firmar para enrolar.
  7. Para bolear os brigadeiros, em vez de untar as mãos com alguma gordura, basta molhar a mão com água.

Como divulgar a festa na caixa para o Dia dos Namorados

A regra é básica: na hora de divulgar doces, as maiores aliadas dos confeiteiros são as redes sociais. Com a festa na caixa para o Dia dos Namorados, não é diferente.

É importante saber quando começar a divulgação: é preciso postar nas redes com algum tempo de antecedência, mas é também necessário esperar até que a data esteja em evidência. O ideal é dar início à divulgação em meados de maio, quando faltar cerca de um mês para o Dia dos Namorados.

Ao iniciar a divulgação, certifique-se de que a caixa está bem definida: embalagem, valores, doces e lembrancinhas e, claro, as fotos. 

Mesmo com o início da divulgação com 30 dias de antecedência, prepare-se para receber pedidos em cima da hora – esse é um traço típico dos internautas brasileiros. Mesmo com avisos sobre encomenda e unidades limitadas, o público costuma deixar o pedido para a última hora. Se possível, organize a logística da cozinha e da entrega para conseguir atender os casais mais “atrasados”.

Selecione fotos bonitas, com boa iluminação. Como a festa na caixa tem vários elementos, é possível produzir várias imagens – cada uma delas pode destacar um doce ou lembrancinha da caixa. Dessa forma, é possível postar o conteúdo várias vezes, sem que ele seja repetitivo.

Use sempre a tecnologia a seu favor! Se a sua festa na caixa para o Dia dos Namorados for personalizável, pense em canais simples que podem facilitar a sua comunicação com o cliente. Um formulário do Google, por exemplo, pode ajudar: nele, o cliente assinala quais itens quer em sua caixa. Fica mais fácil, não é?

E, se a sua festa na caixa para o Dia dos Namorados tem outros itens além dos doces, firme parcerias com os fornecedores para a divulgação. Eles também podem divulgar a caixa nas redes deles – afinal, é uma boa oportunidade para que mais pessoas conheçam seus produtos.

festa na caixa para dia dos namorados, brigadeiro com pimenta

Como calcular o valor da festa na caixa para o Dia dos Namorados

O primeiro passo é calcular o valor dos seus doces. Para isso, faça uma ficha técnica de cada um deles: os ingredientes, quantidades, custo por insumo e o custo total de produção. A partir daí, defina o valor de venda, de acordo com a margem de lucro que você deseja.

Uma boa parceria com produtores e parceiros faz extrema diferença aqui. O confeiteiro terá de repassar ao consumidor o valor da embalagem e de itens extras da caixa. Por isso, é essencial conseguir bons acordos e preços acessíveis para montar o produto.

Dependendo do objetivo de cada confeiteiro, é possível colocar um valor em cima das embalagens e itens ou apenas cobrar o consumidor por elas, deixando o lucro por conta dos doces.

Para definir o valor final da sua festa na caixa para o Dia dos Namorados, basta somar tudo: valor dos doces, dos itens e da embalagem.

Como escolher a embalagem

A caixa, é claro, é essencial para a festa na caixa para o Dia dos Namorados. Procure uma caixa que seja firme – para aguentar a viagem até o cliente – e que tenha o tamanho adequado para acomodar todos os itens, sem que sobre muito espaço entre eles.

Vale procurar caixas coloridas ou com dizeres (como “eu te amo”) e decorá-la com fitas e flores. Se a ideia for entregar em uma região limitada da cidade, busque parceria com papelarias ou lojas que também sejam locais: para eles, também é um bom negócio atingir mais clientes na área com sua marca.

Já que se come primeiro com os olhos, prefira embalagens e caixinhas de plástico para os doces! Assim, a pessoa vai ter uma bela surpresa ao abrir a festa na caixa e já se deparar com minibolos, bombons e brigadeiros lindos. 

Como entregar a festa na caixa

O delivery da festa na caixa para o Dia dos Namorados pode ser bem mais desafiador do que a entrega comum de doces. Isso porque a caixa costuma ser grande e tem vários elementos dentro.

Por isso, antes de escolher a sua caixa, vale definir o modelo da entrega: se for de moto, a caixa precisa caber na mochila do motoboy. 

Além disso, pense na integridade do seu produto. Se a sua caixa for decorada por fora com adesivos e flores, por exemplo, talvez não seja uma boa ideia transportá-la de moto, dentro de uma bag.

A entrega com carros, nesse caso, é mais adequada. Se não for possível, adapte a sua caixa para que possa ser transportada de moto sem que seja danificada.

E lembre-se de definir bem a sua área de entrega. É preciso pensar se os doces viajam bem a longas distâncias. Se não for o caso, é melhor focar em atingir clientes em uma área mais delimitada.  

Gostou das nossas dicas? Para aumentar o profissionalismo e otimizar o seu tempo de produção, aproveite o valor com desconto desse super curso! Esperamos você aqui na eduK!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.