Ter uma ideia de negócio criativa pode fazer toda a diferença. Inovar significa conquistar clientes e vender mais. Foi isso que o artista plástico D’Julia Gangary fez: criou um shirt-truck. Ou seja, adaptou uma van para vender camisetas e outros produtos, feitos com xilogravura, de sua marca XiloShirt. A ideia surgiu dos já populares foodtrucks, aqueles caminhõezinhos que vendem quitutes por aí.

Ideia de negócio
No lugar de abrir uma loja comum — e arcar com os custos fixos envolvidos, como aluguel, conta de luz, água — D’Julia optou por esse modelo de loja itinerante. Outra vantagem dessa ideia de negócio é poder se transportar para onde estão os clientes.
Por causa da especulação imobiliária os aluguéis começaram a ficar caros demais, então veio a ideia de trabalhar com o truck estacionado. Além de chamar a atenção, gera essa possibilidade de movimentação que é muito legal.
O truck chama a atenção de quem passeia pela Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, nas madrugadas de sábado. Munido com placas de madeira e muita criatividade, D’Julia transforma simples camisetas em objetos de arte: “comecei a trabalhar com xilogravura aos 19 anos e em 2007 veio a vontade de fazer as camisetas, era uma forma de tornar a xilogravura acessível ao público”.

Xilo o quê?
Isso mesmo, xilogravura, aquela técnica antiga que usa uma placa de madeira entalhada para reproduzir uma imagem sobre papel, tecido ou onde mais você achar incrível.
A xilografia (outro jeito de chamar xilogravura) se parece com o conceito do carimbo e vem ganhando espaço no mundo do artesanato. A técnica permite criação de desenhos — dos mais simples até os mais complexos — e você pode até imprimir e fazer sua própria matriz xilográfica.
D’Julia usa a xilogravura para dar uma carinha artesanal a seus produtos. “É sempre importante aproveitar novos tipos de aplicação e novos materiais, algumas matrizes eu utilizo MDF [em vez de madeira] e é uma forma legal de reduzir custos e manter o trabalho de qualidade.”


Algumas ideias para usar a xilogravura a seu favor e fazer do seu cantinho, negócio ou até marca registrada um sucesso:



Quer mais? Então enquanto você não embarca no mundo da xilogravura, que tal conhecer outras técnicas de estamparia para aplicar nas suas peças? Marco Antonio Di Lorenzi Andreoni é expert em estamparia com a técnica Silk Screen e Ivone Rigobello arrasa no ensino das estampas manuais, com tanta novidade é impossível não deixar seu negócio lindão!

Gostou? Que tal colocar em prática suas habilidades em uma ideia de negócio criativa? E falando de criatividade, você já ouviu falar de bonecos toy art?
Uau! Que criativo! Adorei!
Trabalho com artes em papel e já havia pensado em algo nesse sentido, mas vejo que estava muito acanhadinha a minha ideia: colocar tudo no porta-malas do carro e abrir em frente às escolas na hora da saída. Meninas adoram coisinhas lindas de papelaria e poderiam “fazer a festa” enquanto esperam os pais irem buscá-las… rsrsrsrs…
Oi Rosemary, ótima ideia! Você pode abrir seu “papel-truck”, já pensou? Muito legal. Boa sorte na sua empreitada! E, claro, não se esqueça de voltar aqui para contar sua experiência pra gente.
Obrigaduuuuu!!! ;-*