Inove na decoração para quarto infantil

As mães estão sempre à procura de produtos especiais e personalizados para seus filhos. As artesãs que souberem aproveitar essa onda têm um mercado amplo e lucrativo a explorar. Tenho certeza de que você se interessou! Quer entrar nesse universo cheio de fofura? Então veja as dicas da Débora Radtke para não errar na hora de produzir peças incríveis para decorar um quarto infantil.

Peças do quarto infantil criadas por Débora: um dossel com almofadão
Peças do quarto infantil criadas por Débora

Débora é uma artesã muito talentosa. Ela é especialista em desenvolver produtos de enxoval para bebê, kit berço, quadro maternidade em bastidor entre outras peças lindas e cheias de detalhes. Para estar sempre por dentro do que é tendência, Débora pesquisa muito e está sempre em busca de inspiração.

Para mim, o mais importante, o que me dá alegria, é pensar nos bebês, no que é legal para as crianças, sair do que é só bonito.

E foi com o pensamento nos pequenos que Débora criou essas peças para um quarto infantil superdiferente, fora do comum. Pronta para ampliar seu mercado, ir além?

Quarto infantil inovador

Você já ouviu falar do quarto infantil montessoriano? Se não, a gente explica!

O quarto infantil pensado por Débora Radtke se inspira no Método Montessori. Esse método foi idealizado por Maria Montessori. Segundo o site Lar Montessoriano, o ponto mais importante do método é a “possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.” Por conta disso, uma das características marcantes desse universo montessoriano é que tudo no quarto esteja ao alcance da criança. Ou seja, a caminha deve ser de livre acesso, por isso, o colchão fica diretamente no chão, os armários devem ser acessíveis, assim como os livros e brinquedos.

Leia também uma entrevista exclusiva com a autora da eduK, Aninha Haddad, que é professora montessoriana e designer de papel.

Débora percebeu essa tendência de mercado e desenvolveu peças que respeitam o processo de aprendizado e descoberta liderados pelas crianças. Quer algo mais moderno do que a valorização da educação e da autonomia dos pequenos? Por isso, ensina no curso Decoração de quarto infantil: o bebê cresceu como fazer um dossel (que parece uma daquelas cabaninhas fofas, que também estão muito em alta), um almofadão, a famosa caminha em que o colchão é diretamente colocado no chão, sem a utilização de berço, e o lindo ursinho Peti Petá.

Detalhe da colchão no chão com um protetor de lápis, desenvolvida por Débora. A peça evita que o bebê role do colchão
Detalhe da cama com um protetor de lápis, desenvolvida por Débora. A peça evita que o bebê caia do colchão

A artesã utilizou as candy colors, ou seja, cores em tons mais clarinhos, porém vibrantes. Você pode adequar a escolha das cores de acordo com o gosto de sua cliente. Vale sugerir também combinações de cores e estampas bacanas, que vão surpreender a todos.

Leia mais sobre o enxoval para bebê: mundo de sonhos de Débora Radtke. 

A artesã Débora Radtke
A artesã Débora Radtke

Nesse estilo de quartinho, a criança tem tudo a seu alcance e a ideia é deixá-la explorar seu espaço. As mamães talvez sejam suas clientes mais antenadas e decididas, certo? Então siga essa tendência! “Senti essa necessidade no mercado. E esse é um projeto que a cliente já pode gostar quando ainda está grávida”, explica Débora. O sucesso de vendas desse estilo de quarto infantil é garantido!

Todas as peças para esse estilo de quarto infantil são bem faça e venda

Uma opção é vender esse projeto para o enxoval do bebê ou ainda para um segundo estágio, depois que o bebê já está mais crescidinho. Débora é mestre em utilizar materiais pra lá de inusitados em suas peças (adivinha como são feitos os lápis dessa caminha? E o suporte do dossel?), também fala como é importante conseguir um bom custo-benefício na hora de produzir os produtos. Com essas peças, você terá um diferencial no mercado.

Primeiro projeto DIY

Ateliê da artesã Débora Radtke
Ateliê da artesã Débora Radtke

Se você ainda não tem tanta prática ou até quer tentar seu primeiro projeto DIY ou faça você mesmo, não se assuste. “Claro, quem é iniciante pode se arriscar sim!”, garante Débora. “É possível fazer o dossel em um dia, um dia e meio de trabalho. É uma peça moderna, que bomba lá fora, mas aqui ainda não foi muito explorado. E uma novidade: como é costura reta, há um bom aproveitamento do tecido”, conta a artesã, que é autodidata e sabe como ninguém criar detalhes para suas peças e torná-las exclusivas e diferenciadas. Tudo claro, com a ajuda do maridão Marcio, e tendo como inspiração os filhos Bianca e Lorenzo.

5 dicas para não errar na hora de produzir uma decoração para quarto infantil

A cliente ainda não sabe o que quer?

Comece filtrando, com perguntas como: “do que você não gosta?”, “tem alguma cor que não te agrada?” etc. Também vale “ler” a cliente, perceba se ela é mais conservadora, mais clean ou se prefere um estilo moderno, jovem, descolado. Se o contato for pela internet, peça à cliente que indique suas preferências, como por exemplo, enviando uma foto de algum quartinho como referência ou falando de seus gostos pessoais.

Peça fotos do futuro quartinho do bebê

Com as imagens, você poderá verificar se o quarto tem alguma pintura nas paredes ou decoração anterior, que podem “brigar” com o projeto que você vai desenvolver. As fotos serão um guia para as sugestões de cores nas peças personalizadas.

Cliente muito ansiosa ou insegura? Divida os momentos com ela

Se a mamãe está muito ansiosa ou insegura para saber de todos os detalhes das peças do quartinho de seu filho ou filha, tudo bem… que tal dividir algumas fotos da prova dos tecidos, via e-mail ou WhatsApp, com ela? Deixe-a participar do processo, afinal, o trabalho vai ganhando vida e você, como artesã, pode trocar ideias com a sua cliente. Coloque sua cliente no processo de decisão. Só deixe claro que não será possível modificar certos detalhes (ou a peça inteira!) quando o produto estiver pronto. Comunicação é a alma do negócio.

Não empurre outras peças

O que você pode fazer para mostrar à cliente que você tem outros produtos disponíveis é ter belas fotos de seus trabalhos na internet ou para serem enviadas num e-mail, que pode conter um orçamento geral de todas as suas peças em anexo.

A artesã tem que ter olho de cliente

Isso mesmo. Seja exigente com seu trabalho. Veja se todos os detalhes e o acabamento estão impecáveis, se o laço está perfeito, se o botão está bem pregado e etc. Só assim você vai conquistar seu lugar no mundo do artesanato.

Veja mais dicas para viver de artesanato e ter sucesso no seu negócio. 

Débora ainda reforça mais um de seus princípios como artesã: “dê seu toque pessoal naquilo que você faz. É inevitável olhar para outros trabalhos como inspiração, mas inove. Pesquise as tendências e as carências do mercado. Não vale só descobrir o que está bombando e fazer igual”.

E você, já imprime a sua marca em seu trabalho? Como faz isso? Tem orgulho de ser artesã? Conte pra gente aqui nos comentários.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

11 Comentários

    Amo ver vc ensinado…..

    VOCÊ É UM PROFISSIONAL IMPOSSÍVEL DE SE DESCREVER, É DONA DE UMA GENEROSIDADE IMENSA E DE UMA DOÇURA SEM FIM, ADORO-TE.

    Muito dedicada e estimulante, parabéns pelo seu dom: tudo muito lindo e moderno. Beijos. Lili

    hermosos como todos los articulos de artesania que elabora DEBORA, saludos y felicitaciones

    Amo seu trabalho, Debora no em tanto que ja adquiri todos seus cursos e sou assinante, conheci a Eduk atraves de seu trabalho enfim admiro demais o que sou eu sem Eduk?

    Amei, sou tiete desde sempre, as criações e o jeitinho de fazer da Débora me inspira e me ajuda a traçar o meu caminho, que cada dia sinto mais perto. Aprendi muito ao longo dos cursos da Débora, parabéns Eduk por ter profissionais tão competentes como a Débora, só tenho a agradecer!

    Sempre fui apaixonada pelo universo infantil e sempre quis aprender mas como na minha cidade não tinham cursos dicava difícil, Graças a Eduk e essas experts vou poder realizar meu sonho!! Já acompanhava a Débora e estou amando os cursos!!!

    Débora, mais uma vez parabéns!!!! Você é realmente muito antenada e criativa, produz sempre peças novas, adoro isso e também tento sempre criar em cima do que você ensina. Com certeza esse curso vai ser demais!

    Amei! Amanhã estarei ligadinha de olho em nossa Prof Querida.
    Débora muita energia positiva para você!
    Bjos lindona 🙂

      Mayra obrigada pelo carinho de sempre e apoio de sempre!!! Beijão

    Nossa to super ansiosa por esse curso, tenho um quarto aqui que quero fazer algumas coisas nesse estilo, para as netas ficarem quando vierem :).
    Trabalho com bonecas, e acho que consegui colocar minha personalidade nelas, mesmo quando são feitas a partir de um modelo já existente, as pessoas olham e reconhecem que é um trabalho meu. Adoro assistir aos cursos todos, até mesmo o de costura consigo tirar técnicas para colocar em minhas bonecas. Até amanhã no curso!!!!!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.