linha e agulha para feltro

Aprenda a escolher a melhor linha e agulha para feltro

Se você anda buscando inspirações em feltro e está com vontade de investir nesse tipo de artesanato, saiba que essa é uma técnica muito prazerosa, simples e rentável. Tudo o que você precisa, de início, é escolher adequadamente o material, como linha e agulha para feltro.

Assim, seus trabalhos terão um ótimo acabamento. Antes de mais nada, vale destacar o seguinte: ao contrário do que algumas pessoas pensam, não existe apenas um modelo de agulha nem uma linha específica para esse trabalho manual.

Neste conteúdo, você vai entender quais são os materiais para artesanato em feltro mais indicados para cada situação. O foco será na seleção da linha e da agulha, itens responsáveis pela qualidade final do produto confeccionado. Veja como escolher!

Adquira linhas delicadas

agulhas para feltro

Qualquer que seja a peça em feltro, ela precisa ser costurada com linhas delicadas. Isso contribui para um acabamento impecável, independentemente da proposta que você deseja alcançar. Por esse motivo, as mais indicadas são as linhas de meada e as comuns de costura.

Confira, a seguir, mais detalhes e sugestões:

  • linha comum de costura: tanto em poliéster quanto em algodão, é uma linha bastante fina, ideal para fechar pontos que não precisam ficar aparentes. Caso queira mais resistência, basta trabalhar com um fio duplo;
  • linha de meada: é aquela usada para ponto cruz, mas funciona muito bem com feltro, por ser delicada e ter inúmeras tonalidades disponíveis. Também pode ser usada com fio duplo para deixar sua costura mais firme;
  • linha de pesponto: essa é ideal para quem está começando, pois é um pouco mais grossa e não embola tanto. É recomendada principalmente para pontos caseados pequenos e o próprio pesponto.

Caso deseje fazer um ponto mais destacado ou dar acabamento em peças maiores, não tão delicadas, você pode utilizar a linha de crochê, que é bem grossa. Agora, se quiser realizar aplicações de detalhes, como contas ou miçangas, vale usar a linha 10 — a famosa linha de pipa. Ela é bem resistente, por isso, seus apliques estarão mais seguros.

Confira a numeração da agulha para feltro

A agulha mais usada em artesanatos de feltro é a de costura comum, principalmente por ter uma ponta mais fina, furando as superfícies sem danificá-las. A diferença está apenas na sua numeração — quanto maior o número, menor e mais fina é a agulha.

Ao ter isso em mente, vale a pena ter um conjunto de agulhas variadas, de forma que você as utilize de acordo com a finalidade do trabalho. A seguir, daremos exemplos mais práticos em relação a isso. Acompanhe!

Saiba quando utilizar a agulha de costura fina

Quando queremos um acabamento imperceptível e delicado, com pontos escondidinhos, é interessante usar uma agulha mais fina. Ela também é recomendada para aplicar miçangas e pedrinhas pequenas, além de bordados mais minuciosos sobre a peça em feltro. Lembre-se de que, nesse sentido, a linha também deve ser mais fina para passar no buraco da agulha.

Tenha uma agulha de costura grossa

Alguns detalhes do artesanato em feltro vão demandar uma agulha mais grossa e de orifício mais largo. É o caso de aplicações em peças grandes, do uso de linhas de espessura maior e até mesmo na articulação de bonecas ou bichinhos em feltro. Podemos citar ainda os pontos aparentes, com aquele efeito destacado que diferencia o estilo da peça.

É claro que não é somente linha e agulha para feltro que fazem a mágica do artesanato acontecer. Ainda é preciso saber como riscar e cortar o feltro, além de escolher sempre materiais de qualidade para que as peças tenham mais durabilidade, beleza e valor agregado. Aprofundar os conhecimentos é essencial para entregar peças cada vez mais perfeitas aos clientes.

Gostou das dicas? Se sim, que tal ficar por dentro de outras novidades do universo do artesanato? Assine já a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos por e-mail!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!