Makes para ensaio fotográfico

Saiba quais são os princípios das makes para ensaio fotográfico

Quem trabalha com maquiagem sabe que ela é definida de acordo com a ocasião. Se for para uso particular, depende de preferências pessoais. Mas se for profissional, o trabalho varia de acordo com a necessidade. Será um ensaio de fotos? Um casamento? Um compromisso que pede uma produção mais elaborada?

Saber diferenciar essas situações é fundamental para que o(a) maquiador(a) apresentar um trabalho mais segmentado e marcante, que se destaque na hora da fotografia. Se você trabalha na área e está pesquisando dicas de como aperfeiçoar suas técnicas de makes para ensaio fotográfico, este é o post certo. Confira nossas dicas!

Preparação da pele

Os cuidados com a pele são uma prática cada vez mais constante na vida das pessoas, especialmente para as mulheres. Limpar, hidratar e proteger são as fases mais básicas do skincare.

Uma pele bem cuidada faz a diferença na hora da maquiagem, reforça o viço, disfarça os poros e até diminui o uso de produtos. Por isso, antes de começar a maquiar, use um produto de limpeza próprio para a pele da pessoa que será maquiada e um hidratante facial.

Qualidade dos produtos

Independentemente do local onde as imagens serão feitas, é essencial apostar em produtos de qualidade, que garantam maior durabilidade das makes para ensaio fotográfico. Isso ajuda o fotógrafo, o maquiador e a modelo, pois economiza tempo de todos, evitando pausas constantes para retoque.

Lembre-se de investir em marcas com mais experiência de mercado, de preferência que já tenham sido testadas sobre sua eficiência na pele.

Combinação do local das fotos com a make

Se o ensaio vai acontecer em um estúdio, a maquiagem pode ser mais ousada, pois é provável que o cenário não tenha tanto impacto na aparência da modelo. Nesse caso, vale a pena apostar em um esfumado, com sombras e batons mais marcantes, além de caprichar no contorno do rosto.

Caso o local seja ao ar livre, o ideal é realçar os traços da modelo. Então, dependendo do tema do ensaio, a maquiagem pode ser mais leve e natural, com tons neutros.

Técnicas de fixação e controle de oleosidade

Ao cuidar da pele corretamente, a oleosidade natural já é parcialmente contida. No entanto, há outros produtos que podem ajudar, como o pó solto. Ele é uma alternativa ao pó compacto — que geralmente marca as linhas de expressão e rugas — e serve para selar a pele. Por isso, é um dos últimos a ser passado. Se a pele da modelo for oleosa ou mista, aproveite essa dica para segurar a make por mais tempo.

Outras opções são os primers e fixadores. O primeiro é usado após a hidratação da pele, antes de iniciar a make. Ele ajuda a fechar os poros e disfarça imperfeições, como cicatrizes de acne, além de auxiliar na retenção da maquiagem. Já os fixadores fazem jus ao nome, com alguns prometendo até dez horas de fixação.

Maquiagem e fotografia são alguns dos temas que a eduK disponibiliza em seu catálogo de cursos profissionalizantes à distância. É a oportunidade certa para conhecer esse segmento, se especializar e ganhar mais destaque no mercado.

Agora que já aprendeu as dicas sobre makes para ensaio fotográfico, que tal conhecer mais sobre o curso de maquiagem da eduK? Acesse, aprofunde-se nas técnicas e melhore seu desempenho profissional e seus resultados!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!