Mega Artesanal 2016 vem aí!

A semana mais esperada do ano para as artesãs está chegando! Entre os dias 12 (somente para convidados) a 17 de julho, acontece a Mega Artesanal, a maior feira de produtos e técnicas de artes e artesanato da América Latina. Há dez anos, a Mega atrai multidões de artesãos e apaixonados pelo fazer artesanal que lotam os corredores, curiosos para descobrir tendências e novidades.

Mega Artesanal 2016: no ano que a feira completa dez anos, estamos ansiosos pelas novidades!
Mega Artesanal 2016: no ano que a feira completa dez anos, estamos ansiosos pelas novidades!

No ano passado, o Artesanato e Ponto esteve lá e mostrou tudinho para você!

Em 2016 a feira celebra dez anos e de artesanal, se tornou mega. Nessa edição, serão 300 expositores (eram 28 expositores na primeira!), 26 mil metros quadrados (Esse ano haverá também a Artesanal Confeitaria & Festa dentro da Mega, ocupando 500 m². É uma das novidades desse ano). Nos dias de Mega, mais de cem mil pessoas passam pela feira. 

Peças em exposição na Mega 2015
Peças em exposição na Mega Artesanal 2015

Lu Jaber vem de Brasília especialmente para participar da Mega. Para ela, passar ao menos um dia na feira é fundamental para se encher de novidades, agregar tendências e treinar o olhar para o novo. Lu aconselha as artesãs a visitarem todos os expositores, ainda que não sejam de sua área de atuação. Ela dá um exemplo: “um ano em que visitei a Mega, fui a um estande infantil, que não é a minha área. Ali, descobri um puxador de pedraria lindo, que me inspirou na criação de peças em minhas áreas”.

Thaís Kato começou expondo suas peças em feiras de artesanato. Logo viu que esse é um ótimo mercado a ser explorado. Thaís nunca participou da Mega como expositora, mas é presença garantida todos os anos como visitante. É na feira que ela identifica novidades do setor. “Tiro pelo menos um dia para ir à Mega. Tento ver de tudo, mesmo que não tenha a ver com a minha área, toda aquela informação agrega no trabalho criativo”, diz a expert em origami em tecido.

Thaís diz que a visita à Mega também é importante para quem deseja se tornar um expositor na feira. “Passeando pelos corredores, você consegue entender quem é o público da feira, o que elas procuram e se perguntar: ‘é esse o público que quero atingir?’. Afinal, a Mega é visitada por pessoas interessadas em produzir artesanato, então talvez não seja o lugar para levar produtos prontos. Já para quem ensina e vende projetos, é uma ótima oportunidade. Ou seja, é importante fazer essa avaliação, pois a Mega me parece mais um lugar para se abastecer de material e projetos”, avalia Thaís, que levanta essaa reflexão para as artesãs interessadas em expor na Mega.

O que se vê na Mega?

Tendências do setor, artesãos renomados, muita coisa bacana! A feira é um paraíso para quem deseja entrar de Millyta também é presença garantida na Mega!cabeça no mundo do artesanato. É possível encontrar insumos, acessórios, máquinas, ferramentas, peças prontas feitas à mão, para uso pessoal ou para o lar, mostras, exposições e milhares de cursos – a maioria gratuitos. 

Principais expositores

Casa da Arte, Craft e Scrap, Condor Pincéis, Fitas Progresso, Santa Fé, Serilon Crafts, Singer e Toke e Crie, e de

mídia, como Vitrine do Artesanato, Aparecida Rede de Comunicação e Ateliê na TV, além de centenas de ateliês e artesãos, como os conhecidíssimos Peter Paiva, Vlady e Rita Paiva.

E aí, você não vai perder, né? Dá uma olhadinha no site da WR, organizadora da feira, e confira todos os detalhes da Mega Artesanal 2016.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

2 Comentários

    adoro isso tudo pena q moro em Londrina Pr` , se eu pudesse eu iria mmo ,amo Hélvio gostaria muito de conhece-lo pessoalmente ele é muito gente boa

    Esta feira é o sonho de consumo nós artesãs, que somo loucas por artesanatos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.