mercado de bolos

Mercado de bolos: tendências e oportunidades para investir

O mercado de bolos está entre os negócios mais rentáveis para investir, seja pelo baixo custo de produção, seja pelo uso de receitas que já estão no paladar dos consumidores — que remetem às tradicionais receitas de família — ou pela comprovada aceitação do público.

Independentemente de qual for o motivo, uma coisa é certa: os brasileiros estão investindo cada vez mais na produção e na comercialização de bolos caseiros especiais. No entanto, é preciso conhecer o mercado, estar atualizado sobre as principais tendências e saber quais as melhores oportunidades para investir.

Quer saber mais sobre o mercado de bolos? É simples: continue a leitura!

O mercado de bolos pode ser um negócio lucrativo

Uma das grandes apostas para as pessoas que desejam ser donas do próprio negócio ou querem complementar a sua renda é a comercialização de bolos caseiros. E não à toa! Esse é um dos mercados mais promissores para investir. Ademais, é possível iniciar a produção sem grande investimento.

A previsão do mercado global de confeitaria e doces é que o mercado movimente 2.5 bilhões em receitas até 2025. Isso explica o crescimento no número de pessoas que empreendem no setor no Brasil. Além disso, a aceitação desse produto no mercado nacional já faz parte da cultura dos brasileiros. As pessoas já estão familiarizadas com os bolos por meio de receitas caseiras antigas.

Não é preciso educar o mercado e nem convencer as pessoas a consumirem os tradicionais bolos, eles já fazem parte da memória afetiva do brasileiro. Além disso, por ser possível produzi-los de maneira artesanal, muitos empreendimentos acontecem nas cozinhas de casa. As pequenas e microempresas são as grandes responsáveis pelo setor no mercado nacional.

Justamente pela facilidade de entrar nesse mercado ele está tão competitivo. Logo, é preciso investir em capacitação, conhecer as tendências da confeitaria e, também, as novidades na produção de bolos para apostar nas melhores oportunidades. Vamos lá!

Tendências do mercado de bolos

Com a competitividade do mercado, os empreendimentos que desejarem se destacar devem inovar e se atualizar em todas as etapas de produção, comercialização, divulgação e distribuição dos produtos. Afinal, existem os mais variados designs, texturas e decorações para bolos. Se você pretende iniciar nesse negócio, é bom ficar atento às tendências.

Bolo bombom

É um bombom recheado com bolo que apresenta um aspecto delicioso e um visual de encher os olhos! Não é tão simples de fazer, já que a montagem exige certos cuidados. No entanto, vale a pena se dedicar a essa tendência da confeitaria, pois o bolo bombom veio para ficar.

Confeitaria funcional

Para atender ao público com hábitos mais saudáveis, esse tipo de confeitaria preza pela saúde dos consumidores. Seus insumos, na maioria dos casos, utilizam produtos com baixas calorias, seguindo a linha dos alimentos low-carb. A confeitaria funcional também considera as pessoas que têm alguma restrição alimentar, como as alergias à lactose e ao glúten.

Bolo marmorizado

Com um efeito que lembra o mármore, esse bolo é tendência pelo estilo sofisticado que confere à mesa de doces. Ele atende aos mais diversos eventos, é simples de fazer e se tornou uma forte tendência para quem quer apostar no mercado de bolos!

Bolo metálico

Bem como o bolo marmorizado, ele proporciona um ar delicado e refinado à mesa de doces. Utilizando tons de pedras preciosas, é bastante usado em celebrações mais formais. Sua decoração agrega beleza e um estilo sofisticado aos eventos sociais, e são comuns nas tonalidades metálicas, prateadas e douradas.

5 dicas de oportunidades para investir no mercado de bolos

São muitas as oportunidades para investir no mercado de bolos, basta saber as dicas certas e acompanhar o que há de melhor no mundo da confeitaria. Ficar de olho nas tendências e ouvir seus clientes é o segredo. Veja algumas opções para você incluir em suas produções!

Bolo caseiro

O bolo caseiro é o queridinho dos consumidores e dos empreendedores no setor de confeitaria, pois, como já mencionado, está presente na cultura dos brasileiros. Com um forte apelo emocional, é uma excelente opção para investir, contudo, não é possível ficar restrito apenas às receitas tradicionais. É necessário buscar novidades e oferecer bolos caseiros especiais para os clientes.

Bolo no pote

O bolo no pote tem um forte apelo visual, é delicado e demanda uma embalagem específica. Pela pequena quantidade em que é servido, torna-se ideal para momentos mais curtos, como intervalos do trabalho e lanches de fim de tarde. Por isso, também é preciso calcular a quantidade e os ingredientes para o seu preparo.

Bolos confeitados

Os bolos confeitados estão muito presentes no mercado, porque existe uma grande variedade de coberturas e massas para produzi-los. É uma boa opção para investir no mercado, já que atendem a diversos tipos de eventos e públicos, como o infantil e as celebrações de casamento.

Naked cakes

Os naked cakes conquistaram o mercado e prometem continuar como forte tendência no meio da confeitaria. Muito parecidos com os bolos tradicionais, tanto no preparo quanto no aspecto visual, têm como diferencial o uso de frutas e flores para enfeitar. O resultado proporciona uma aparência mais rústica e dá origem ao nome naked cake, ou “bolo pelado”.

Bolos veganos

Os consumidores têm hábitos que estão em constante transformação e que influenciam nas tendências dos mercados. O público que adota o veganismo está cada vez mais presente e busca por um tipo de culinária muito específica, por exemplo. Logo, produzir bolos veganos pode ser uma excelente oportunidade de negócio.

O mercado de bolos é uma ótima opção para quem deseja ganhar dinheiro e se tornar dono de um negócio próprio, contudo, é preciso conhecer o mercado, suas tendências e as melhores oportunidades. Além disso, é fundamental saber como comercializar e fazer a correta divulgação de seu produto.

Para isso, existem maneiras simples, ideais para quem está iniciando. Utilizando a cozinha de casa e os utensílios que você tem em mãos, já é possível iniciar uma pequena produção, colocar em prática algumas receitas e testar a aceitação do público. Aproveite as facilidades tecnológicas, como as redes sociais, para divulgar e vender os produtos que você quer colocar no mercado de bolos.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe agora este artigo para que sua rede de contatos já fique de olho nas tendências de mercado. Conte pra gente nos comentários o que você já vai começar a produzir 😉

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.