métodos de organização

5 métodos de organização para uma melhor qualidade de vida

Ao final do dia, você sente que não fez tudo o que poderia? Não sabe como começar aquele curso online ou mesmo como encontrar tempo para mudar de carreira? Sente que sua vida pessoal tem ficado de lado? Se tiver respondido “sim” para alguma dessas perguntas, saiba que os métodos de organização podem ajudar.

Ter um cotidiano organizado traz mudanças importantes na sua rotina e nos seus resultados. Inclusive, é algo que vai muito além da arrumação física e envolve tarefas, dinheiro e até ideias. Que tal começar a mudar a sua realidade?

Para descobrir como fazer, veja 5 métodos infalíveis e confira dicas para colocar a sua vida nos trilhos!

Por que é importante ser organizado?

A organização é uma necessidade para quem busca ter melhores resultados no cotidiano. Se você quiser mandar bem de verdade, é hora de fugir da bagunça e do caos. Venha descobrir por que é tão relevante deixar tudo arrumado!

Melhor aproveitamento do tempo

Sabe aquela sensação de que algumas pessoas parecem ter mais de 24 horas no dia? Isso acontece porque elas são organizadas. Quando você foge do caos, é possível utilizar melhor seu tempo e aproveitar cada minuto. Com isso, dá para fazer mais em menos tempo.

Maior produtividade

Inclusive, esse aproveitamento nos leva para a conquista de resultados. Se você se organizar, será produtivo e eficiente — e não só no trabalho. É uma forma de fazer aquele curso para obter renda extra ou ganhar mais, por exemplo. Também é uma maneira de cuidar melhor de si, da família e de tudo que importa!

Maior qualidade de vida

Organização e felicidade andam lado a lado, sabia? Pois é! Quando tudo está no lugar, você alcança os resultados que deseja com maior facilidade. Esse é um dos ingredientes para o sucesso e que gera um nível maior de qualidade de vida.

Como fazer uma boa gestão de tempo?

Já que falamos sobre o tempo, gerenciá-lo corretamente é essencial para manter a organização. Com o uso otimizado do recurso, você notará como é possível fazer e conquistar mais. O melhor de tudo? Basta usar algumas dicas para colocar a gestão de tempo em prática!

Liste as suas tarefas

O primeiro passo é saber tudo o que você tem que fazer no dia, na semana e até no mês. Crie uma lista com todas as tarefas, das menores até as mais complexas. Ao ter visibilidade sobre o que deve ser concluído, é fácil se planejar.

Priorize e crie uma sequência de execução

Saber o que deve ser feito em primeiro lugar é indispensável. Por isso, analise cada tarefa e priorize, de acordo com a importância e a urgência. As mais urgentes e complexas devem ser feitas logo no começo. Se algo tomar menos que 5 minutos, também vale realizar imediatamente. Com essa ordem de execução, vai ter um “mapa” sobre como agir.

Fuja da procrastinação

Só que não adianta ter o roteiro da viagem se você parar o carro o tempo inteiro, certo? Por isso, é essencial evitar a procrastinação. Busque maneiras de manter o foco, sem perder tempo com o que não agrega valor. Isso evita atrasos e favorece o cumprimento do planejamento.

Como ser organizado dentro do ambiente de trabalho?

O sucesso profissional também depende dos métodos de organização. É essencial deixar tudo no lugar para que você possa explorar todo o seu potencial. Para não ter dúvidas sobre o que fazer, descubra como manter a organização nesse ambiente!

Mantenha uma agenda atualizada

Em vez de confiar apenas na sua memória, crie uma agenda, calendário ou planner. Coloque todos seus compromissos, entregas e atividades. Se possível, compartilhe com seus colegas e conheça as tarefas deles. Assim, você deixa os compromissos sempre em dia.

Crie metas com diferentes prazos

Para elevar a motivação e chegar a um bom desempenho, é preciso ter metas claras sobre como agir. Estabeleça objetivos para o dia, para a semana, para o mês e até para o ano. Esse é o melhor jeito de entender por que você faz o que faz e o que ainda falta alcançar. Com tudo organizado, as chances de sucesso são maiores.

Não se esqueça da organização física

Além de esquematizar suas tarefas e de gerenciar o tempo, a arrumação física também é importante. Mantenha seu local de trabalho sempre preparado com o que você realmente precisa utilizar. Jogue fora o que não serve e deixe espaço para trabalhar com conforto e muita comodidade.

De que forma podemos organizar nossas ideias?

Às vezes, é a nossa mente a responsável pela bagunça. Diante de tantas ideias e da dificuldade para acompanhar todas elas, o caos se instala. É possível reverter isso com as técnicas certas para organizar os pensamentos. Veja quais são!

Tenha um espaço para anotações

Liberar espaço na mente é uma ótima forma de evitar a confusão. Por isso, tenha sempre por perto um bloco de notas, um quadro branco ou mesmo o smartphone para fazer anotações. Use esses recursos para incluir as ideias conforme elas surgirem, sem deixar que nenhuma escape.

Utilize as ferramentas certas

Inclusive, há algumas ferramentas que podem ajudar — principalmente, no meio digital. Aplicativos de anotações ou de tarefas, extensões para salvar links e outros recursos do tipo são muito interessantes. Adote essas ferramentas para guardar tudo o que for relevante, sem deixar a organização de lado.

Faça pausas

Se a sua mente tiver que trabalhar o tempo inteiro, a desorganização é um reflexo negativo. Para evitar esse cenário, realize pequenas pausas ao longo do dia — dentro e fora do trabalho. Use alguns minutos para fazer o que gosta ou apenas para relaxar. As ideias vão fluir melhor e seus pensamentos ficarão em ordem com maior facilidade.

Como equilibrar a organização pessoal com a profissional?

Por mais que seja importante, o trabalho não é o único elemento da sua realidade. Em vez de usar os métodos de organização somente nessa área, por que não incluí-los na parte pessoal? Ao chegar ao equilíbrio entre essas duas partes, a qualidade de vida é garantida. Quer saber o que fazer? Confira!

Estabeleça limites de horário

Para evitar que o trabalho invada o aspecto pessoal — e vice-versa —, crie limites de horários para trabalhar e para se divertir. Ao aproveitar ao máximo os momentos de descanso e de produção, você mantém cada área da vida em um ponto, sem que elas se confundam ou se prejudiquem;

Tenha um planejamento flexível

Saber se planejar é essencial para a organização pessoal e profissional. Se quiser resultados ainda melhores, crie um plano flexível. Deixe algum espaço para imprevistos em ambas as áreas da vida — para uma folga extra ou para uma hora a mais em um projeto profissional. Com isso, você vai se adaptar melhor a cada necessidade.

Saiba dizer não

No entanto, nada disso será tão efetivo se disser “sim” para tudo. Por isso, é muito importante saber quando dizer não para algo no trabalho ou na vida pessoal. Depois de definir suas prioridades, mantenha-se de olho nelas e evite grandes desvios de rota. No final, você chegará ao resultado que espera.

Como os pensamentos visuais podem ajudar na hora de se organizar?

Além das ferramentas e dos métodos de organização, o processo também exige um toque de imaginação. Com o pensamento visual, você pode usar mapas mentais, desenhos, rabiscos e esquemas para manter tudo em ordem. Se quiser entender por que vale a pena usar esses recursos, confira como esses pensamentos são úteis.

Facilita a conexão entre elementos

Às vezes, tudo de que você precisa é de um diagrama para compreender como aquela ideia que surgiu ao fazer um curso online pode impactar sua renda. Com o pensamento visual, é mais fácil descobrir como os elementos se conectam e como é possível chegar ao resultado desejado.

Traduz ideias em criações

Também é uma excelente maneira de começar a tirar as ideias do papel. Ao pensar visualmente em como aplicar uma técnica de fotografia, por exemplo, você dá vida ao pensamento. É uma forma de facilitar a execução e de garantir a organização em todos os aspectos.

Descomplica a comunicação

A comunicação visual costuma ser mais efetiva que a verbal, já que nosso cérebro processa melhor a informação. Por isso, usar essas ferramentas facilita a comunicação em todos os níveis. Você saberá se expressar e, quem sabe, até compartilhar as suas impressões.

Quais são os métodos eficientes para uma boa organização de tempo e tarefas?

Para realmente conquistar bons resultados, vale a pena utilizar os métodos de organização. Você pode escolher apenas um ou unir vários deles para melhores impactos. Veja quais são os 5 tipos que mais causam impactam e descubra como eles funcionam!

1. GTD

O método Getting Things Done (GTD ou “Fazendo as coisas”, em tradução livre) se baseia em cinco passos: capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar. Você deve colocar no papel todas as ideias e tarefas e começar a avaliar as atividades, como a urgência ou a prioridade. Depois, organize tudo em listas e adicione as informações relevantes. Na hora de executar, terá a certeza de fazer o que é mais importante para o momento.

2. Pomodoro

A técnica Pomodoro está ligada à produtividade e estabelece “rajadas” de atuação. Originalmente, a ideia é trabalhar por 25 minutos, sem interrupções. Ao final, você tem direito a uma pausa de 5 minutos. Após 4 ciclos, pode descansar por 15 ou 20 minutos. É possível adaptar o período de acordo com suas necessidades, mas o importante é manter o foco.

3. Kanban

O Kanban é um método de organização visual. Você deve criar colunas, como “Tarefas para executar”, “Em execução” e “Finalizadas”. Cada ação deve ser escrita em um post-it e movimentada, conforme for executada. Assim, é possível acompanhar o desenvolvimento de cada atividade.

4. KonMari

Chamada de guru da arrumação, Marie Kondo desenvolveu o método KonMari. Ele serve tanto para a organização física de espaços, quanto para tarefas e ideias. Comece ao dispor tudo o que você tem e separe em categorias. Depois, faça o teste da alegria: se algo não faz mais feliz, deve ser descartado. Exercite a gratidão e finalize a organização.

5. Ivy Lee

Criado por Ivy Lee, esse método consiste em criar uma lista com apenas 6 tarefas para realizar no dia seguinte. Então, você deve priorizar a execução e fazer uma por vez. Ao concluir a sexta, deve criar uma lista. Desse modo, é possível conquistar mais eficiência e reconhecer o que é realmente importante.

Quais são as melhores dicas para uma organização financeira?

Cuidar bem do seu dinheiro é indispensável, especialmente para quem é ou pretende ser microempreendedor. Nesse processo, não existe mágica: é tudo questão de organização financeira e um bom planejamento. Para não ter dúvidas sobre o que fazer, entenda quais são as melhores dicas!

Controle gastos e ganhos

Manter o controle sobre o dinheiro é o primeiro e mais importante passo, então é preciso ficar de olho nos ganhos e nos gastos. Controle tudo o que entra e o que sai da sua carteira, como por meio de uma planilha ou de aplicativos. Identifique cada valor e você conhecerá o seu comportamento financeiro.

Livre-se das dívidas

A organização também depende de ter todas as finanças em dia. Por isso, é essencial se livrar de todas as dívidas. Se tiver algum valor em aberto ou atrasado, considere renegociar os valores ou mesmo quitar tudo de uma vez. Dessa maneira, é possível ter uma base sólida para construir seu planejamento.

Monte um orçamento com metas

E, por falar nele, o plano financeiro vem na forma de orçamento. Defina como deve ser a distribuição dos seus recursos em cada “setor” da vida. Para melhorar, crie metas mensais, como valores para economizar a cada período, com disciplina.

Como posso manter de forma contínua as minhas organizações?

Tão importante quanto usar os métodos de organização é saber como manter o resultado. Esse é um esforço contínuo, e que merece a sua atenção a cada dia. Para não ter dúvidas sobre o que fazer, veja algumas orientações para manter suas organizações.

Comemore as pequenas conquistas

Não importa se tiver cumprido a meta do dia ou eliminado todos os itens da sua lista — qualquer conquista é relevante. Então, reconheça e valorize cada mudança positiva causada pela organização. Com esse estímulo, você terá motivação para mantê-la.

Faça um acompanhamento frequente

Também vale a pena ficar sempre de olho nos resultados. Avalie se o método escolhido tem dado certo ou o que não surtiu tanto efeito. Veja, ainda, se seus resultados melhoraram e se concluiu as etapas do curso que desejava. Quanto mais você souber, mais fácil será manter o desempenho.

Mude sua organização de acordo com as necessidades

Conforme ocorrem mudanças nas prioridades e necessidades, as exigências de organização também ficam diferentes. Por isso, esteja pronto para adaptar ou até trocar de método, segundo as suas demandas, para manter tudo sempre relevante.

Com essas dicas e os métodos de organização, você terá a chance de manter a sua vida em ordem. Em pouco tempo, logo notará a diferença graças ao aumento na qualidade de vida e nos seus resultados!

Com mais tempo sobrando, aproveite para conhecer 8 ideias para ganhar dinheiro e driblar as dificuldades!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.