Black Friday 2023

🔥 Descontão de 67% off!
Apenas 12x de R$ 9,90

Dias
Horas
Minutos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O dia do casamento é marcante. E ganha ares ainda mais especiais se é feito com a cara dos noivos. Tereza Pires, é artesã e encadernadora, e fez seu casamento todinho craft, no maior estilo “eu que fiz”. Os elementos usados por Tereza transpareceram o amor e deixaram o ambiente lindo e delicado. “Casamentos assim estão em tendência mesmo”, diz Tereza Pires.

Tereza optou por uma cerimônia pequena e desde o início sabia que queria algo mais exclusivo. Ela acredita que colocar a mão na massa traz uma energia diferente e um significado singular ao casamento. Além disso, Tereza é uma artesã de mão cheia e sabe que isso é muito valorizado.

Casamento “eu que fiz”

O artesão deve abrir os olhos para esse mercado de casamento, que está muito aquecido. A previsão de gastos com festas e cerimônias chega a R$ 14 bilhões por ano, de acordo com pesquisa da Associação brasileira de eventos sociais, a Abrafesta.

Tereza reforça:

O artesão já tem toda essa forma diferenciada de trabalhar e ele vai poder realizar um desejo do casal quando eles mesmos não conseguirem fazer, seja por habilidade ou por tempo. O artesão que souber valorizar e concretizar o que cada casal quer tem muito a ganhar nesse mercado de casamento

Entrevista com Tereza Pires

No meio de papéis, tecidos, furadores e linhas é possível encontrar essa brasiliense apaixonada por encadernação. Tereza Pires é designer e pós-graduada em Gestão Editorial. Tê, como é carinhosamente chamada, sempre trabalhou com papelaria e editoração, ou seja, essa paixão vem de tempos! Atualmente, confecciona lindos cadernos com costuras criativas e já deu vários cursos incríveis na eduK.

Nessa entrevista, Tereza conta como utilizou o “faça você mesmo” na sua cerimônia e dá dicas de como os artesãos podem aproveitar suas habilidades para se destacarem nesse mercado tão promissor.

Bolo de casamento com bandeirinhas e detalhes feitos pela Tê (crédito da foto: marianalealfotografia.wordpress.com)
Bolo de casamento com bandeirinhas e detalhes feitos pela Tê (crédito da foto: Mariana Leal Fotografia)

Por que você optou por um casamento Craft/DIY? Quais foram suas inspirações?

Já faz parte do nosso estilo de vida, sempre que possível, fazer nossas próprias coisas. Gostamos do desafio e de colocar a mão na massa. Além disso, como já sabíamos que queríamos uma cerimônia pequena, no nosso caso, 40 pessoas, foi mais viável realizar essa vontade e escolher pelo casamento craft. A gente acredita que tudo feito com as mãos – pelos noivos, familiares e amigos – traz junto uma energia que nenhuma outra coisa teria, o amor e o casamento já estão acontecendo no momento da preparação.

Nos inspiramos na simplicidade das coisas artesanais. Tivemos ideias simples, com materiais simples, mas que davam um efeito visual forte. O papel já era um amor antigo, como vocês sabem, daí vieram os pompons, os botões e as coisas foram se encaixando. Não planejamos tudo antes, mas fomos fazendo e experimentando. Isso também é gostoso, esse ‘surgir’ no experimentar.

Enfeite casamento Tereza
Arranjo de mesa de pompom e cuidado em todo canto (crédito da foto: Mariana Leal Fotografia)

Explique por que você acredita que esse estilo de casamento é uma tendência.

Acho que as pessoas estão repensando o estilo vida e o sistema que vivemos. Há uma filosofia que vem crescendo de que o ‘menos é mais’ e os valores estão mudando. Hoje, as pessoas têm se emocionado mais com o simples, o pequeno, o especial, o único. Além disso, há essa vontade de participar do casamento mais ativamente, as pessoas têm se apoderado mais do ‘faça-você-mesmo’ e isso é muito bacana. Dessa forma os casamentos têm ficado mais pessoais, mais a cara do casal, têm aproximado as pessoas na organização e assim a cerimônia fica mais gostosa de curtir.

Porta-aliança do casamento mais fofo do universo (crédito da foto: marianalealfotografia.wordpress.com)
Porta-aliança mais fofo do universo (crédito da foto: Mariana Leal Fotografia)

Qual o PAP para o casamento Craft perfeito? Como você organizou suas ideias e equilibrou orçamento com a cara que você queria dar?

Não acredito que haja um PAP quando justamente é o ‘único’ que se busca. Cada casal, cada história, cada momento, quem eles conhecem e até onde vivem vai direcionando um casamento craft. Como dica, eu diria que ter um pontapé inicial ajuda bastante, escolher um tema, ou cores, alguma coisa que o casal faz questão que tenha no casamento, e a partir dai o resto vai sendo construído. Como é um momento especial, chame pessoas que você ama pra te ajudar. Cada um com seu dom e o que faz de melhor, com amor. Uma amiga que gosta de fazer doces, um amigo que costura, alguém que fotografa… Ter pessoas que você ama fazendo as coisas, faz a cerimônia ficar bem mais especial.

Nós começamos pela lista de convidados, isso é muito importante para definir o que você vai conseguir fazer no tempo que você tem. Daí começaram as listinhas e as ideias foram surgindo. Não tínhamos grandes orçamentos, o que ajudou muito nisso foi escolher um restaurante que combinasse com a gente e fechar um valor para a quantidade de pessoas. Isso já incluiu espaço, garçom, comida, bebida e até parte da decoração, já que era um lugar muito fofo. No mais, sabíamos que gastaríamos com bolo, doces, lembrancinhas e decoração, o que nos deixou tranquilos com o orçamento. Como fomos nós, família e amigos que fizemos tudo e as matérias-primas que usamos foram baratas, gastamos mais tempo que dinheiro mesmo, e ficou a nossa cara!

E que tal você usar e abusar da caligrafia artística nas peças para casamento? Do convite à lousa, uma letra bacan faz toda a diferença. Veja mais: como aplicar a caligrafia artística no artesanato.

Sem esquecer das lembrancinhas do casamento: calendário do amor (crédito da foto: marianalealfotografia.wordpress.com)
Sem esquecer das lembrancinhas: calendário do amor (crédito da foto: Mariana Leal Fotografia)

Você percebeu no mercado um aumento na procura por casamentos DIY?​ Como você acredita que o artesão pode ganhar com essa nova maneira de enxergar o mercado de casamento?

Casamentos assim estão em tendência mesmo, como disse acima. As pessoas tem procurado bastante essa forma mais especial de expressar o amor do casal. Nem todo mundo tem todas as habilidades necessárias para o que desejam ou conhecem amigos e familiares que possam ajudar. É aí que o artesão entra! O artesão já tem toda essa forma diferenciada de trabalhar com as mãos e com amor e ele vai poder realizar um desejo do casal quando eles mesmo não conseguirem fazer, seja por habilidade ou por tempo.

O artesão que souber valorizar e concretizar o que cada casal quer tem muito a ganhar nesse mercado

Liste 5 pontos que fazem do casamento craft  uma opção especial

  1. A unicidade do casamento;
  2. O amor, carinho e energia boa envolvida em todas as coisas;
  3. O fato de ser mais a cara do casal;
  4. Tudo no casamento tem um significado especial, faz mais sentido para quem está lá;
  5. Quem é que não gosta de receber um elogio e dizer: “fui eu quem fiz!”

Leis mais em: Casamento tradicional dá lugar à cerimônia craft

6 respostas

  1. Tudo muito fofo! Parabéns à Tê pela criatividade!
    Gostaria de entender como funciona a lembrancinha “calendário do amor”. Poderiam explicar? Ou mostrar num PAP? Obrigada.

    Boa parte dos itens do meu casamento também fui eu que fiz, e que alegria ouvir os elogios dos amigos. Foi no final de 2012 e só tive 4 meses pra preparar tudo. Claro que quase enlouqueci com tantas ideias e tão pouco tempo (rsrsrs…), mas consegui dar conta de boa parte delas.
    Grande beijo a todos!

    1. Oi Rosemary, pode ser uma ótima ideia para a nossa seção Passa o PAP fazermos o calendário do amor. Vamos planejar! Que legal você ter feito seu casamento, é bem mais gostoso quando tem a sensação de #euquefiz, não é?

  2. Fui a um casamento onde todas as flores da decoração eram de fuxico em tecido, feitas pela noiva. Foi uma cerimônia intimista, com a carinha dos noivos. Uma das mais lindas que já fui! Essa customização tem tudo a ver com os mini weddings, que estão com tudo!

    1. Oi Allan, é verdade, os mini-weddings estão com tudo mesmo! E o que você achou do casamento com decoração feita pela noiva? Não é bem mais legal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Preencha os campos abaixo e não perca as nossas novidades!