Na Mega Artesanal com Hélvio Mendonça

Não é todo dia que se tem a chance de bater perna pela Mega Artesanal ao lado do Hélvio Mendonça, nossa querido expert e também moderador dos cursos de artesanato da eduK. Pois não é que as sortudas Claudia Gomes e Clara Minhões foram escolhidas para viver esse momento especial? Elas se inscreveram pelo Facebook da eduK e, pimba, se destacaram entre quase 100 alunas. Quer saber como as duas conseguiram essa proeza? Dá uma lida nas frases que elas postaram convencendo nosso time de mídias sociais de que elas, sim, eram as merecedoras.

Eu iria de edukete: isso inclui peruca e maquiagem laranja!” Claudia Gomes

“Vou daqui do Rio a São Paulo, à pé e andando de costas, segurando um cacho de banana em cada mão e chutando com o calcanhar uma bolinha de meia”  Clara Minhões

Calma, gente, também não precisa de todo esse sacrifício! Apesar de termos achado divertidíssimo chegar na Mega e encontrar a Claudia toda trabalhada nessa produção!

Promessa é dívida!
Promessa é dívida!

Já a Clara não precisou vir à pé do Rio de Janeiro até São Paulo, mas está perdoada porque como a maior feira de artesanato da América Latina é gigantesca (são 26 mil metros quadrados!), ela teve que bater muita perna para conhecer todas as novidades dessa edição especial na qual a Mega Artesanal completa 10 anos.

Pernas pra que te quero
Pernas pra que te quero
Hélvio e Clara explorando os materiais
Hélvio e Clara explorando os materiais
Prestigiando o trabalho da expert Muriel Dias
Prestigiando o trabalho da expert Muriel Dias
O lindo trabalho de Muriel, do Le Petit Atelier
O lindo trabalho de Muriel, do Le Petit Atelier

Num bate papo animado, antes de explorar a feira, conhecemos um pouco da história das duas alunas. A Claudia trabalhou como comissária de bordo da Varig durante 21 anos e sempre fez artesanato no tempo livre. Quando saiu da empresa, prestou concurso público mas o que queria mesmo era viver de artesanato. A decisão veio depois que ela descobriu um câncer no útero que avaliou como resultado da “repressão à criatividade”. Nessa época, começou a navegar na internet e descobriu a eduK. Pronto, a partir daí ela começou a estudar (o primeiro curso foi com a Márcia Satiko) e aperfeiçoar as técnicas. Montou seu ateliê em casa e, há seis anos, trabalha vendendo maletas, caixas e necessaires usando as técnicas de cartonagem e patchwork.

Professor e alunas se divertem a cada nova descoberta
Professor e alunas se divertem a cada nova descoberta…
Fazem pose ao lado de Millyta Vergara e suas bonecas
e fazem pose ao lado de Millyta Vergara e suas bonecas

A Clara faz pinturas em tecido, bonecas e sapatinhos de bebê que aprendeu nos cursos da Nanda Sellan. Ela é dona de casa mas sua profissão mesmo é artesã, de alma e coração. Conheceu a eduK bem no comecinho das atividades do site e não abre mão de renovar sua assinatura para estar sempre aprendendo novas técnicas. Veio em todas as edições da Mega Artesanal. Todo ano vem em caravana, acompanhada de dezenas de mulheres que saem do Rio de Janeiro ávidas a conhecerem as novidades lançadas a cada ano. Clara é admiradora dos trabalhos desenvolvidos por Márcia Satiko, Nanda Sellan, Fernanda Lacerda, Yuji Sato, Claudia Wada, Simone Aguiar e Kátia Callaça. Aliás, a visita acabou rendendo vários encontros surpresa!

"Uau, que honra!", exclamou Clara ao encontrar Fernanda Lacerda e Gigi Serelepe no stand da eduK
“Uau, que honra!”, exclamou Clara ao encontrar Fernanda Lacerda e Gigi Serelepe no stand da eduK
A expert Claudia Wada também estava por lá
A expert Claudia Wada também estava por lá
Hélvio e Nanda Sellan se encontram na Mega
O encontro de Hélvio e Nanda Sellan

O dia foi perfeito para descobrir as novidades e, claro, tietar. Gente, não foi nada fácil caminhar pelos corredores lotados de fãs. A cada cinco minutos, alguém pedia para fazer uma foto ao lado do expert que é referência no mercado de scrapbook, pintura e decoração de cenários. Claudia ficou impressionada com a qualidade dos tecidos nacionais que não deixam nada a desejar aos importados.

Momento de conferir os apliques, scrap e carimbos no stand da Arte Fácil
Momento de conferir os apliques, scrap e carimbos no stand da Arte Fácil
Hélvio, campeão de selfies na Mega Artesanal
Hélvio, campeão de selfies na Mega Artesanal
Pausa para retocar o batom. Laranja, é claro ;)
Pausa para retocar o batom. Laranja, é claro 😉
No stand da Barone, Hélvio, Claudia e Clara se encantaram com os bastidores em tela criados pelo artista Ricardo Papp
No stand da Barone, Hélvio, Claudia e Clara se encantaram com os bastidores em tela criados pelo artista Ricardo Papp
Os tecidos são atração à parte nessa edição da Mega
Os tecidos são atração à parte nessa edição da feira
Clara segura pela primeira vez as bonecas que aprendeu a fazer nos cursos de Kátia Callaça
Clara segura pela primeira vez as bonecas que aprendeu a fazer nos cursos de Kátia Callaça
Olha a Kátia Callaça de Carmen Miranda!
Olha a Kátia de Carmen Miranda!

Foi muito gostoso ter passado o dia com a Claudia e a Clara. Tivemos uma troca superbacana, pude dar um novo olhar para elas, assim como também acabei conhecendo o trabalho de novos artesãos que elas me apresentaram. Nossas alunas se mostraram  bem antenadas. Obrigado pelo carinho, queridas. Adorei!” – Hélvio Mendonça

 

 

 

 

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

4 Comentários

    Amei conhecer o Helvio Mendonça lá na Mega Artesanal 2016. Simpático muito querido! Bjs Helviooo

    show helvio adorei ver a mega pelo blog vc e demais parabens

    Primeiro quero me desculpar pela demora para meu agradecimento,voltar a rotina e organizar as comprinhas é demorado. Que agradecer muito a equipe EDUK,principalmente ao Tiago e a Carla,vcs foram muito gentis e atenciosos. Ao Hélvio todo o meu carinho,foi um dia muito especial que passamos juntos,vc é muito especial na vida de todas nós artesãs,fasedo sempre as perguntas certas aos nossos Mestres.Adorei ter conhecido o Tio Faso,a GiGi,a Fernanda Lacerda,a Dèbora Radtke,a Claudia Calaça, e é claro a minha prof. querida Nanda Sellan,e foi pena não ter conhecido o Mestre bolseiro yuji Sato ,a Emy Kuramoto e a Marcia Satiko entre outros . Agradeço mais uma vez a EDUK pela grande oportunidade,foi EDUKÁSTICO como disse nossa amiga Claudia Gomes,bjs

    Foi realmente um dia edukástico, ou seja, divertido,gratificante e prazeroso. A equipe Eduk é 1000 em receptividade,simpatia e organização. Bem, o Hélvio é tudo aquilo que a gente já sabe e muuuuito mais. E ainda conheci a Clara, minha mais nova amiga no Face. Obrigada a todos vocês que fizeram deste dia uma lembrança inesquecível. Bjks

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.