naked cake, bolo sem cobertura

Naked cake: o bolo sem cobertura

O naked cake aparece cada vez mais como uma grande tendência no mundo da confeitaria. Com certeza você já viu um por aí, seja em festas de aniversário, casamentos, lojas ou mesmo servido em um café em família. O bolo sem cobertura é um sucesso em várias comemorações.

O doce, em tradução livre “bolo nu”, não recebe cobertura nas laterais, deixando suas camadas de massa e recheio expostas. Naked cakes podem ser feitos em diversos sabores, por isso, são perfeitos para diversas ocasiões.

Neste post, você irá conhecer os melhores sabores de um bolo sem cobertura, aprender como se faz um, além de pegar várias dicas para fazer o seu “bolo nu” perfeito!

Quais são os sabores mais famosos do bolo sem cobertura?

O mais famoso sabor de um naked cake é o red velvet, feito com massa vermelha e recheio de cream cheese, bem clarinho. O contraste de cores fica lindo e o sabor agrada aos paladares mais variados.

Para quem gosta de um sabor mais clássico e tradicional, há opções com amêndoas ou nozes. Eles combinam muito com o clima natalino e festas formais, como casamentos.

naked cake

Já para quem prefere uma dose a mais de chocolate, é possível fazer massa e recheio desse sabor. Ou ainda apostar na adição de biscoitos recheados como o Oreo, à massa e ao recheio.

Além da variação de sabores, há inúmeras possibilidades de acabamento de um naked cake.

Na decoração, podem ser acrescentados diferentes elementos, como confeitagem, frutas ou até mesmo flores. O importante é deixar o seu bolo lindo e combinando com a ocasião.

Como fazer um naked cake?

De especial ele tem várias qualidades, mas de preparo, ele é tão simples como outras receitas. O que faz você aprender a fazer um bolo sem cobertura, bem rápido.

Ingredientes

  • 5 ovos;
  • 350 g de açúcar refinado;
  • 5 g de corante vermelho em gel;
  • 3 g de sal;
  • 100 g de manteiga sem sal;
  • 20 g de cacau em pó;
  • 70 g de chocolate meio amargo derretido;
  • 275 g de farinha de trigo;
  • 5 g de fermento em pó;
  • 150 ml de creme de leite;
  • 50 ml de rum ou outra bebida neutra;
  • 50 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
  • 300 g de açúcar de confeiteiro;
  • 125 g de cream cheese.

Modo de preparo

Massa

Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura leve, clara e fofa. E seguida, adicione o corante, a manteiga derretida já com o cacau em pó e o chocolate em barra.

Depois, misture a farinha já incorporada com o fermento. Agora mexa o creme de leite e a bebida delicadamente e espalhe essa massa numa fôrma retangular ou de aro redondo. Leve para assar por 20 minutos a 180 ºC, deixe esfriar e coloque o recheio.

Recheio

Bata a manteiga na batedeira com um pouco do açúcar. Acrescente o cream cheese, alternando com o açúcar e coloque esse creme intercalando com a massa do bolo. Depois, é só decorar com as raspas de chocolate branco.

Quais são as dicas para fazer o bolo sem cobertura perfeito?

Para montar um naked cake que conquiste muitos olhares, há vários segredos que você deve conhecer. Seguir cada um deles fará com que a sua arte na confeitaria alcance o melhor resultado.

Deixe a massa no ponto certo

A massa do bolo sem cobertura não pode ser nem muito macia e nem quebradiça. O motivo é que tanto para você manipular os andares do bolo quanto para apresentar o doce pronto, ela deve ter consistência firme.

Para garantir a melhor massa, então, não exagere no leite e nem nos ovos, fazendo um preparo tipo pão de ló. Para ficar na medida certa e brilhar os olhos dos clientes.

Faça o recheio firme

O recheio é o destaque de um bom naked cake. Ele deve dar a liga certa para colar cada andar de massa e também aparecer nas bordas, sem escorrer.

Assim, a consistência dos seus recheios deve ser parecida com o creme do clássico doce sonho. Nem tão mole, mas, consistente o bastante para grudar e não sair da massa.

Capriche na decoração

A decoração do bolo sem cobertura abre muitas possibilidades. E você deve aproveitá-las ao máximo para dar a melhor cara ao seu doce.

Então, anote tudo o que pode ser usado para incrementar o seu “bolo nu”:

  • nozes, castanhas e amêndoas — para deixar crocante;
  • flores comestíveis — ideal para festas requintadas, como casamentos;
  • pasta americana — apenas para cima do último andar.

Monte o bolo com suportes

Para o seu naked cake não entortar durante o preparo, você deve usar alguns palitos de suporte para empilhar os andares de massa.

O apoio pode ser de plástico ou palitos de churrasco — 4 deles são mais do que perfeitos. Também é importante fazer a montagem no prato onde o bolo será servido.

naked cake, bolo sem cobertura

Coloque o naked cake na geladeira

O bolo sem cobertura tem uma textura que pode ser perder com o tempo e o calor se você não o colocar na geladeira. Então, assim que fizer a massa, pode levá-la direto para a temperatura mais baixa para preservar sua qualidade.

Use uma faca de lâmina fina para cortar cada camada

Não existe um padrão mínimo de espessura para os andares de massa do naked cake. Contudo, eles devem ser feitos de acordo com o tamanho do bolo e, na hora de cortá-los, sempre utilize uma faca de lâmina fina e bastante afiada, apoiada em uma tábua.

Utilize spray desmoldante para descolar o bolo da fôrma

Para não acontecer um desastre na hora de desenformar a massa do bolo sem cobertura, use uma técnica infalível. Compre spray desmoldante, feito com óleo de canola, e espirre-o nas bordas do bolo dentro da fôrma.

A massa vai se soltar com facilidade e você vai ter um belo preparo esperando um ótimo recheio e finalização.

Prepare o bolo um dia antes da entrega

Como dito, o naked cake é um bolo mais sensível em relação aos tipos cobertos, por causa de ser totalmente aberto nas bordas. Então, na hora em que pegar o pedido, faça a receita apenas um dia antes da entrega, mantendo o doce na geladeira.

O bolo sem cobertura pode parecer difícil de fazer, mas, quando você começar a fazê-lo, vai ver que é fácil. Encoraje-se e prepare diversos bolos para testar sabores e texturas, e entregar o melhor produto para seus clientes. Boas vendas.

Descobrir o universo do “bolo nu” vai abrir portas para você aprender mais técnicas de confeitaria refinada. Então, que tal se aprofundar mais nesse formato de doce, com o curso completo de naked cake para festas, com a expert no assunto, Carolina Sales!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    1 Comentário

      São realmente lindos , minha dúvida é se o creme não derrete em dias quentes enquanto estiver na mesa…

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.