Texto por: Vitória Souza
Pelo nome, a palha italiana parece ter origem na Itália, mas o que poucas pessoas sabem é que esse doce é brasileiro, originário da região sul do país. Mas então resta a dúvida: por que esse nome? O quitute é assim chamado porque é parecido com um doce típico da Itália, que se chama “salame di ciocolato”, ou seja, “salame de chocolate”. Os dois doces incluem como ingredientes o biscoito e o chocolate. A produção da palha italiana não exige um alto investimento e nem técnicas avançadas, pelo contrário, por ser feito com ingredientes fáceis de serem encontrados, o confeito pode ser produzido de forma simples e sem muitos gastos.
Além de ser um doce muito atrativo, a palha italiana também pode ser incorporada em outras receitas, por exemplo, é possível incluir a palha italiana como recheio em receitas de bolos e ovos de Páscoa, com variações de sabores e combinações, como paçoca, limão siciliano, cappuccino e creme de avelã e muito mais. A palha pode ser montada no pote, no palito e pode, inclusive, fazer parte da decoração da mesa de festas e eventos.
Na internet existem inúmeras receitas e também cursos que ensinam técnicas e combinações incríveis, por isso, pode ser uma boa opção para inovar no seu negócio e ter sucesso nas vendas.
Confira a receita de Palha Italiana de Nozes e se inspire para criar novos sabores:
Ingredientes
- 1,185 kg de leite condensado
- 200 ml de creme de leite
- 50 g de chocolate em pó 50% cacau
- 15 g de manteiga culinária
- 120 g de nozes em pedaços
- 300 g de bolacha de maisena triturada
Preparo
- Leve ao fogo o leite, o creme de leite, o chocolate e a manteiga até soltar do fundo da panela
- Por último, acrescente as nozes e a bolacha e mexa bem
- Coloque em uma forma retangular e deixe gelar
- Corte em quadrados de 3 x 3 cm e passe em açúcar refinado
- Decore a gosto
Vai fazer? Não esquece de tirar foto e marcar a gente no Instagram ou postar no nosso grupo no Facebook. ?