papel de açúcar

Guia geral sobre o uso e os benefícios do papel de açúcar

Na confeitaria, a apresentação é algo fundamental. Afinal, quem consegue resistir a bolos e doces bem-decorados? Se antes ficávamos presos a glacês e pasta americana, hoje temos uma infinidade de técnicas que dão efeitos incríveis tornando as sobremesas verdadeiras obras de arte. Pensando nisso, você conhece o papel de açúcar?

Com a mesma proposta do papel de arroz, mas em uma versão infinitamente mais eficiente, esse recurso está ganhando cada vez mais o coração dos confeiteiros e, claro, dos clientes. Quer entender exatamente o que é e como usar o papel de açúcar?

Então, continue a leitura, pois, neste post, a confeiteira Gigi Louzada, expert do curso “Bolo estampado com papel de açúcar”, da eduK, conta tudo. Vamos lá?

Como o papel de açúcar é feito e quais as suas diferenças em relação ao papel de arroz?

papel de açúcar

O papel de açúcar, como o próprio nome já diz, é feito de açúcar e, portanto, é totalmente comestível. Com ele dá para imprimir estampas, desenhos ou qualquer outro tipo de imagem, até mesmo, fotos! Como tem uma resolução superior, a qualidade da figura é melhor que a do já bem conhecido papel de arroz. Está aí a primeira diferença entre eles.

Embora tenham a mesma função — a de decorar bolos e doces — os dois tipos de papel decorativo comestível são bastante diferentes em termos de vantagens. Veja quais são, a seguir.

Flexibilidade

O papel de açúcar é bem mais maleável para trabalhar. Dessa maneira, ele apresenta uma aplicação mais fácil. Já o papel de arroz é seco e sem elasticidade, o que pode tornar o trabalho um pouco mais complicado a afetar a qualidade da decoração.

Estabilidade

O papel de arroz pode sofrer alterações importantes depois de aplicado e que comprometem a beleza da decoração, como rachaduras e ressecamento, dependendo do acondicionamento. Já o papel de açúcar se mantém estável tanto em temperatura ambiente quanto em refrigeração.

Dessa forma, ele garante a qualidade do trabalho e é mais versátil. Afinal, a cliente tem mais opções quanto à maneira armazenar a sobremesa até a hora de servir.

Acabamento

O acabamento da decoração feita em papel de açúcar é impecável em vários tipos de cobertura, o que abre um leque maior de possibilidades de finalização. Já o papel de arroz não é tão versátil precisando de algum tipo de trabalho complementar, como o bico de confeitar ou outro material para finalizar quinas e emendas.

Resistência

O papel de açúcar permite que seja retirado e recolocado, caso a aplicação não tenha ficado como o esperado. Isso é uma grande vantagem, já que você não precisa desperdiçar o produto, se errar na aplicação. Já o papel de arroz, quando retirado, enruga e perde a qualidade. Por isso, muitas vezes, tem que ser descartado se a finalização estiver errada.

Quais os principais usos do papel de açúcar?

Como vimos, por ter uma maior qualidade de imagem, flexibilidade, estabilidade e ir bem em diversos tipos de coberturas, o papel de açúcar é extremamente versátil. Não é apenas em bolos que você pode usá-lo. Biscoitos, cupcakes e outras tantas sobremesas podem ficar ainda mais lindas decoradas com essa técnica!

Quais os benefícios de usar papel de açúcar nas receitas?

papel de açúcar
Aplicação do papel de açúcar.

Só de entender a diferença do papel de açúcar para o papel de arroz, deu para ver que o primeiro tem mais vantagens que o segundo. Entretanto, os benefícios não param por aí! Gigi Louzada explica mais para gente:

Em termos de benefício, a garantia que a decoração do bolo permanecerá estável por muito tempo, acabamento impecável e superior, e que permite que o bolo seja personalizado da maneira que o cliente quiser, conforme o tema da festa.

Como aplicar corretamente o papel de açúcar?

Agora que você já sabe todos os benefícios do papel de açúcar, chegou a hora de saber como aplicar essa decoração tão versátil. Para uma aplicação perfeita é necessário que a superfície do bolo ou sobremesa em que o papel entrará em contato esteja bem nivelada e sem qualquer imperfeição.

Isso é muito importante para garantir um acabamento perfeito! Além disso, ao retirar o papel de açúcar da embalagem, tenha bastante cuidado para não rasgá-lo. Par aplicar, conte com ajuda de uma espátula para retirar o ar e evitar as bolhas.

Entretanto, se ficar alguma bolha, não se preocupe. Basta fazer um furinho no papel com um alfinete e passar a espátula novamente. Assim, o ar sai e a finalização ficará perfeita!

Como é o curso “Bolo estampado com papel de açúcar”, da eduK, e o que será ensinado?

Embora usar o papel de açúcar seja bem fácil, é importante fazer um curso de especialização no tema. Isso porque, assim, você consegue ter uma noção maior de como utilizar a técnica de maneira perfeita. Afinal, sempre existem truques que somente um especialista pode nos ensinar, não é mesmo?

No curso “Bolo Estampado com papel de açúcar”, da eduK, confeiteiros profissionais, amadores e iniciantes aprendem a executar a aplicação de maneira impecável. Além disso, no curso, o aluno aprende outras tendências de decoração, como esferas, e técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia, como estabilizar e montar bolos altos.

A Gigi Louzada, conhecida como “Aeroconfeiteira”, pois também é comissária de bordo, é a expert que ensina tudo no curso, com muita didática e simpatia. Olha o que ela tem a falar sobre as aulas:

No curso o aluno aprende massas, recheios, montagem, estruturação, nivelamento, quinas perfeitas em cobertura creme, aplicação do papel de arroz e dicas de decorações incríveis e atuais.

Qual é a importância de se especializar na profissão?

Como em qualquer profissão, o segredo do sucesso é estar atendo às novidades do mercado e ficar por dentro das tendências. Para isso, o confeiteiro precisa buscar se especializar e investir em novas técnicas. O mundo globalizado, as novidades chegam rapidamente e os clientes estão cada dia mais interessados nela.

Dessa maneira, o confeiteiro deve estar atualizado para oferecer as melhores técnicas a fim de ganhar a concorrência e garantir o seu lugar de destaque no mercado.

O papel de açúcar é uma técnica que garante melhor qualidade, versatilidade e facilidade na hora de decorar. Por ter um acabamento perfeito e permitir que o cliente escolha o tema que desejar para estampar seus bolos e doces, é uma das técnicas preferidas atualmente.

Quer saber como fazer o curso “Bolo Estampado com papel de açúcar”, da eduK? Então entre em contato conosco e assine agora mesmo!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!