pasta de modelar easy paste

Conheça os benefícios da pasta de modelar Easy Paste

O que faz o diferencial de uma confeiteira? Além de dominar as técnicas mais básicas da confeitaria, é preciso buscar cada vez mais conhecimento e ficar por dentro de tudo o que há de moderno no ramo. Pensando nisso, você conhece a pasta de modelar Easy Paste?

Quem faz ou quer aprender a confeccionar lindas flores de açúcar, necessita conhecer essa receita que é simples e econômica, mas muito eficiente. Com poucos ingredientes, você faz uma pasta capaz de se transformar em modelagens incríveis e muito resistentes. Quer saber mais sobre a Easy Paste?

Continue a leitura, pois, neste post, a especialista em flores artesanais de açúcar, Luciana Gonzalez, conta tudo o que você precisa saber. Vamos lá?

Entenda o que é a pasta de modelar Easy Paste

A Easy Paste é um tipo de pasta de modelar que serve tanto para as modelagens comuns quanto para fazer as famosas flores de açúcar. O nome dela significa“pasta fácil” e não poderia ser chamada de outra maneira. Ela é, realmente, muito fácil de fazer e de trabalhar.

Sua textura é macia e não gruda nas mãos, tornando a atividade da confeitaria ainda mais prazerosa. Quanto ao custo, ela apresenta um valor baixo e todos os ingredientes podem ser encontrados facilmente em lojas de artigos para doces ou na cozinha de uma confeiteira.

Conheça quais são os seus benefícios

Só de ser uma receita com poucos ingredientes e bem fáceis de achar, podemos dizer que a Easy Paste sai na frente de outros tipos de pasta de modelar. No entanto, as suas vantagens não param por aí. Enquanto outras pastas podem ser um pouco mais complicadas de preparar, ela é de preparo bem simples. Seguindo o passo a passo, não há erro.

Resistência

Além de se preocupar com a beleza das modelagens e o sabor dos doces, a confeiteira deve ficar atenta a todos os detalhes, incluindo a manutenção das condições da sua obra-prima. Como assim? Saber qual tipo de técnica utilizar para confeitar uma sobremesa que vai ser consumida no calor, por exemplo, para as modelagens não derreterem.

Uma das vantagens da Easy Paste é que você não precisa se preocupar com isso. Ela se adapta muito bem a diversos climas, desde os quentes aos frios, comenta Luciana, que também é professora, expositora e autora do livro “Flores de Açúcar”. Fora isso, a umidade não a afeta, ou seja, ela pode ir à geladeira e ter contato com cremes, chantillys e outros tipos de coberturas.

Isso é ótimo, caso precise manter um bolo já decorado no refrigerador. Aliás, ela é impermeável, portanto, pode ser molhada que não vai estragar com facilidade. Por exemplo, se ocorrer um acidente no qual respingue água em sua flor artesanal comestível, quando feita de Easy Paste, ela não vai se desfazer.

Consistência e Agilidade

Outro grande benefício em usar a Easy Paste é a consistência. Nada é pior que, depois do trabalho pronto, ele se quebrar em algum momento do transporte ou da arrumação da mesa. As flores e outras modelagens também feitas com a essa pasta são bem resistentes. O cliente pode precisar apenas das modelagens; e você, mandá-las em uma caixa adequada e ficar tranquila, pois dificilmente quebrarão.

O mundo das confeiteiras precisa de agilidade. Quanto mais produzir com eficiência, maior será o faturamento. Sendo assim, é preciso técnicas que ofereçam praticidade e rapidez. A Easy Paste tem uma secagem mais rápida, facilitando muito a produção.

Saiba a diferença entre Easy Paste e pasta de açúcar

A pasta de açúcar é a mais tradicional na produção das flores de açúcar. Entretanto, a Easy Paste veio para melhorar a técnica e deixar as modelagens ainda mais realistas, pois permite criar pétalas ultrafinas e, até mesmo, translúcidas, o que não é possível com a tradicional.

Além do que, a pasta de açúcar é bem sensível ao calor e à umidade, derretendo facilmente quando nessas condições. Outra desvantagem dela é a fragilidade. As modelagens e flores podem se quebrar na hora de montar o arranjo ou transportá-las. Por isso a Easy Paste é tão querida pelas confeiteiras que já a utilizam, porque não tem esses problemas encontrados na versão convencional.

Fique por dentro do como utilizá-la

Engana-se quem ache que a Easy Paste só serve para ser usada nas flores artesanais comestíveis. Ela pode ser aplicada também em qualquer outro tipo de modelagem. Na confeitaria, tudo pode levar decorações incríveis feitas com essa pasta, pois elas não têm risco de quebrarem ou derreterem.

Olha só as sugestões da Luciana Gonzalez sobre doces que podem levar as aplicações com Easy Paste:

  • doces finos;
  • cupcakes;
  • coberturas de chantilly;
  • buttercream;
  • ganache;
  • pasta americana;
  • merengues;
  • entremet;
  • cookies;
  • macarons;
  • cones trufados;
  • onde sua criatividade permitir.

Outro ponto muito interessante das flores feitas com Easy Paste é que dá para usá-las fora da confeitaria mesmo. Sim! Por não estragarem depois de pronta, dá para montar arranjos de mesa ou, até mesmo, buquês de noivas. É uma ótima alternativa para quando a noiva quer uma flor específica, mas está fora de época.

Aprenda a trabalhar com a Easy Paste

Você pode pensar: nossa, para ser tão boa assim em outros quesitos, ela deve ser complicada de trabalhar ou ter muitos truques a serem seguidos. Nada disso! Como a Luciana explica, a Easy Paste é muito simples de trabalhar e bem maleável.

É tão fácil que nem precisa passar nada na mesa ou no rolo para abri-la, porque não gruda na mão, nem na mesa ou utensílios. Ela tem apenas um cuidado especial com o tempo de vida útil. “Por não conter conservantes, ela dura uns 3 dias em temperatura ambiente”, ressalta.

O ideal, segundo ela, é focar apenas na quantidade necessária para aquele momento, para não precisar guardá-la. “Como é bem rápida e fácil de fazer, não precisa preparar grandes porções para armazenar no congelador”. Dá para fazer sempre que precisar.

Siga as dicas de uma expert no assunto

Para se dar bem na confeitaria, e em qualquer ramo de atividade, é preciso seguir os caminhos de quem entende do assunto. E quem já chegou ao sucesso é a melhor pessoa para nos contar as melhores dicas, não é? Luciana explica que “para trabalhar com pasta é importante buscar conhecimento e se especializar”.

Para isso, ela afirma que é preciso procurar cursos ministrados por profissionais que tenham aptidão técnica com a Easy Paste para explicar com propriedade, a reação e a importância de cada ingrediente dentro da receita. Dessa maneira, o aluno consegue adaptar a pasta, caso seja necessário.

Como vimos, a pasta de modelar Easy Paste é realmente ótima! Além de fácil de preparar e de trabalhar, tem baixo custo e ingredientes superacessíveis. Ela também oferece resistência, durabilidade e agilidade na produção. Tudo isso a torna incrível para confeccionar flores comestíveis artesanais e outras tantas modelagens.

Por falar em aperfeiçoamento de técnica, que tal aproveitar sua visita no blog e inscrever-se em nossos cursos? Temos diversos temas dentro da confeitaria e da gastronomia. Entre em contato e saiba mais!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!