Panela de pressão

Perca o medo da panela de pressão e crie deliciosas receitas

Panela de pressão ainda pode ser vista como um tabu na vida de cozinheiros. No entanto, apesar de ainda poder gerar medo, pode ser uma excelente forma de criar receitas deliciosas e que podem ser incluídas em seu cardápio.

Primeiro, é preciso entender que são necessários alguns cuidados especiais com sua panela. Não guarde ela junto com seus outros utensílios ou destampada. Deixe de preferência com a tampa ou guardada sozinha em um armário.

Fique também atento a borracha de sua panela de pressão. É comum o hábito de lavá-la direto com água e sabão e deixar no escorredor. Na verdade, o mais indicado é que se retire a borracha, opte pelo sabão neutro e enxugue, sem deixar secar no sol. Depois de seca, recoloque no lugar.

Panela de pressão

Outro ponto importante é a questão da válvula de escape de vapor. Preste sempre bastante atenção para que ela não entupa com a gordura das comidas que você faz. Então depois de lavá-la, enfie um palito de dente em seus buracos para desentupir.

Evitando o mau uso da sua panela de pressão, não há motivos para ter medo dessa útil e versátil ajudante em sua cozinha. Como última dica, os tempos das receitas utilizando a panela só devem ser cronometrados a partir do momento em que ela começa a apitar. Deste ponto em diante você pode baixar o fogo, pois ela já estará com o ar comprimido dentro.

Agora que já sabe como utilizá-la da melhor maneira, que tal coloca-la para trabalhar? Confira duas deliciosas receitas para tentar em sua casa.

Caldo de mocotó

Ingredientes
1 kg de mocotó de boi;
1 fio de óleo;
2 dentes de alho
1 cebola média;
2 tomates;
2 colheres (sopa) de colorau;
2 litros de água;
1 cenoura pequena;
1 pedaço de salsão;
Sal e pimenta-do-reino (Q.B.);
Cebolinha (Q.B.);

Modo de Preparo
Corte em pedaços o mocotó e lave bem, esfregando um pouco de limão. Deixe de molho com um pouco de água por uns 20 minutos;
Na panela de pressão, aqueça o óleo e, em seguida, doure um pouco os pedaços do mocotó, junte o alho, a cebola, os tomates, o sal, a pimenta-do-reino e o colorau, misture bem. Coloque água e por último a cenoura e o salsão;
Tampe a panela e ligue o fogo. Lembre-se: a contagem do cozimento começa após a panela apitar. Deixe cozinhar por 50 minutos, em fogo baixo;
Desligue o fogo, retire o ar da pressão, com cuidado. Acerte o sal, que é sempre bom verificar após o cozimento;
Coe para utilizar o caldo;
Sirva como uma boa entradinha em festas, em canecas ou copos americanos, salpicando com cebolinha;

Panela de pressão

Carne seca na pressão

Ingredientes
Água para o dessalgue;
1 kg de carne seca cortada em cubos;

Modo de Preparo
Dessalgue a carne seca, deixando mergulhada em água, de um dia para o outro troque pelo menos 3 águas;
No dia seguinte, coloque os pedaços de carne seca na panela de pressão. Cubra as carnes com água suficiente pelo menos 4 dedos acima da carne. Leve ao fogo por 50 minutos, sempre lembrando que o tempo de cozimento só começa após a panela apitar;
Desligue o fogo e retire com cuidado a pressão.  Escorra a água do cozimento e coloque as carnes para esfriar;
Com um garfo, desfie sua carne seca;

Dica: Pode ser dividida em porções e até congelar, se preferir.

Dica: Embale em potinhos próprios para congelar e vender.

Panela de pressão

 

Panela de pressão Panela de pressão Panela de pressão

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.