Que o biscuit nos permite criar as mais variadas peças com a modelagem, a gente já sabe, mas você sabia que é possível tornar suas produções ainda mais bonitas e realistas com o uso da pintura? Existem diferentes técnicas e materiais para desenvolver a pintura em biscuit, como canetas, tintas em gel, tintas acrílicas e até tintas comestíveis. Neste post, você encontra algumas dicas para começar ou aperfeiçoar o seu trabalho nessa área e inspirações para as suas peças.
1. Tenha atenção ao estado dos seus pincéis. Como se trata de um trabalho muito delicado, é essencial utilizar pincéis finos que não apresentem cerdas danificadas. Assim, você garante a precisão do seu traço.
2. Sempre aguarde o tempo de secagem da peça para não desestruturá-la e para evitar que a tinta seja absorvida pela massa ou borre. Não se esqueça: pintura em biscuit apenas quando a peça estiver completamente seca.
3. Em partes muito detalhadas, dê preferência por desenhar primeiro com o lápis grafite para, depois, fazer a pintura.
4. Tenha sempre água à sua disposição no momento da pintura. Ela te ajuda a fazer correções, dar diferentes efeitos à peça e facilita o acabamento.
5. Faça detalhes e sombreados com giz pastel. Esse material dá mais precisão à pintura, além da delicadeza necessária para imagens como rostos de bonecas ou mesmo flores e arbustos.
6. Para diferentes efeitos, utilize diferentes materiais. Se você deseja um brilho diferente, por exemplo, é possível até mesmo apostar em uma base de esmalte. Se você quer dar um efeito de textura com alto-relevo, uma boa aposta é a tinta puff. Pesquise as variadas opções de tintas do mercado e encontre a que mais se encaixa no seu projeto.
Já trabalha com biscuit, mas ainda não faz pinturas? Aposte em cursos que vão te ajudar a profissionalizar o seu trabalho e tornar as suas peças ainda mais ricas e interessantes.