Maquiador criando portfólio de maquiagem

Portfólio de maquiagem: saiba agora como montar um impecável

Antes de realizar uma compra ou contratar um serviço, é natural que a pessoa interessada pesquise em diversos lugares até encontrar o profissional ideal para atender a sua necessidade.

Quando o assunto é maquiagem, as mulheres são ainda mais criteriosas. Essa é uma das razões pelas quais um maquiador ou uma maquiadora não pode abrir mão de um portfólio de maquiagem. Mas no que ele consiste?

Um portfólio é a carta de apresentação de um profissional. Nele, é apresentado alguns de seus melhores trabalhos, com destaque para seus diferenciais e as técnicas que domina. Quer aprender a fazer um? Confira as dicas abaixo!

Como começar?

Em que fase está sua carreira? Se você é uma maquiadora iniciante e ainda não conta com material suficiente para criar um portfólio, não se preocupe. Há meios de obter as primeiras imagens, pondo em prática as ações a seguir:

  • converse com amigas que estejam dispostas a serem maquiadas e fotografadas por você;
  • caso tenha, converse também com colegas fotógrafos, com quem possa realizar uma parceria e oferecer seu trabalho em troca de imagens profissionais da maquiagem.

Quem contratar?

A última dica do tópico anterior é essencial devido à importância de suas fotos serem profissionais. O fotógrafo vai em busca do ângulo perfeito e sabe controlar a luz, destacando os pontos fortes da maquiagem. São justamente esses pontos que o seu próximo cliente precisa ver, concorda?

Se não tem condições de contratar um, pesquise técnicas de fotografia e de edição e estude as configurações da sua câmera ou mesmo técnicas para fazer um bom uso do seu celular, para ajustar tudo de acordo com suas necessidades. Faça fotos de diferentes ângulos, em ambientes variados, destacando distintos pontos da maquiagem para mostrar a versatilidade do seu trabalho. Tanto o conjunto da maquiagem quanto fotos de detalhes são importantes.

Powered by Rock Convert

O que colocar no portfólio de maquiagem?

A maquiagem segue o mesmo fluxo da moda. A cada temporada são lançadas novas tendências, seja nas cores, seja nos traços. Olho menos marcado, boca mais volumosa, pele mais natural: é importante acompanhar conteúdos desse meio não só pelo seu portfólio, mas para atualizar suas redes sociais e revelar suas habilidades.

Aliás, o portfólio de maquiagem deve englobar a diversidade do seu trabalho, portanto, é fundamental que contenha diferentes tipos de maquiagem, assim como imagens de clientes com diferentes tipos de pele.

Passando por noivas, debutantes e até uma maquiagem mais casual, para ir a uma festa. Invista na pluralidade. Assim, você terá condições de mostrar aos futuros clientes que está apto ou apta para atender qualquer demanda.

Como complementar o portfólio?

Redes sociais como o Instagram e Tik Tok devem ser um complemento do portfólio, afinal, geralmente é por elas que o cliente chega até você. Eles vão avaliar as fotos, a quantidade de seguidores, os comentários e por aí vai. Por isso, certifique-se de usar a criatividade lá também, deixando sua página atrativa.

Você pode seguir as mesmas diretrizes citadas acima, com a diferença de que as fotos nas redes sociais não precisam ser necessariamente profissionais. Mas não abra mão de imagens de boa qualidade para não comprometer o trabalho, combinado? Além disso, coloque todas as informações importantes: telefone, e-mail, WhatsApp, sua especialidade, há quanto tempo atua, entre outras.

Seja você um iniciante, seja um maquiador profissional, o portfólio de maquiagem faz toda a diferença para passar mais credibilidade ao seu trabalho e atrair mais clientes. Logo, não deixe de investir em um para divulgar seu trabalho e, consequentemente, ser mais visto pelas pessoas.

Este post foi útil para você? Se sim, que tal se aprofundar um pouco mais no tema? Aproveite a visita ao blog e descubra as 9 dicas para se tornar uma maquiadora profissional e arrasar na área!

Powered by Rock Convert

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!