Projeto de encadernação artística feito em parceria com Gabriela Irigoyen é premiado

A encadernação artística é a grande paixão de Gabriela Irigoyen. É neste ofício que ele coloca sua energia e trabalha a criatividade de forma sensível, única, criando peças que são obras de arte, inclusive, desejadas por colecionadores.

Força e Fé: Livro-objeto nascido pelas mãos da encadernadora (crédito da foto: reprodução Instagram @livrosgabrielairigoyen)
Força e Fé: Livro-objeto nascido pelas mãos da encadernadora (crédito da foto: reprodução Instagram @livrosgabrielairigoyen)
Gabriela trabalha ao lado da equipe de gravação da eduK
Gabriela trabalha ao lado da equipe de gravação da eduK

Não à toa, o trabalho de Gabriela é reconhecido no mercado nacional e internacional. Além do Brasil, seus livros e cadernos já foram expostos em Barcelona e Paris. Nascida em uma família de leitores, sua história de sucesso segue sendo escrita a cada novo livro que confecciona e seu mais recente projeto é o melhor exemplo disso. Gabriela fecha o ano de 2016 com chave de ouro – ou seria com páginas de ouro? – ao fazer parte do projeto  que  venceu o Prêmio Bornancini de Design*, na categoria Design Gráfico Profissional Editorial, pelo livro “A Flor da Pele”, de autoria de Martha Estima Scodro e Projeto Editorial e Gráfico de Tita Nigrí.

Costuras e dobraduras aparentes conversam com o tema central do livro (crédito da foto: Tita Nigrí)
Dobraduras e costuras aparentes conversam com o tema central do livro (crédito da foto: Tita Nigrí)

Gabriela costurou e dobrou todos os 500 exemplares de forma artesanal! Um projeto de pura inspiração para quem ama o fazer manual, arte que exige dedicação e paciência e, neste caso, que traz, acima de tudo, uma mensagem emocionante de Martha, autora dos textos e das fotos:

O livro A Flor da Pele é uma história de superação e transformação. Através das fotos de flores, das dobras e da costura – estas duas últimas desenvolvidas por mim – Martha transforma a sua dor e, com beleza, nos conta com este lindo livro-objeto como venceu a sua luta contra o câncer de mama. Todas as vendas do livro serão revertidas para instituições que tratam a doença. A autora Martha e a designer do projeto editorial, Tita Nigrí, me convidaram para desenvolver uma costura artesanal que fosse aparente, no qual o fechamento do livro se desse através dela. Também estudamos quais as dobraduras que poderíamos utilizar com pontos de costura e que pudessem ser encadernadas para formar as páginas a serem desdobradas”, explica Gabriela.

"A Flor da Pele", inspiração para quem ama encadernação artística e o fazer manual (crédito da foto: reprodução Instagram @livrosgabrielairigoyen)
“A Flor da Pele”, inspiração para quem ama encadernação artística e o fazer manual (crédito da foto: reprodução Instagram @livrosgabrielairigoyen)

Sem dúvida um projeto maravilhoso que nasceu com delicadeza e sensibilidade. No vídeo a seguir, feito por Paula Dager, é possível acompanhar os bastidores do trabalho de Gabriela Irigoyen e aprender com ela. Inspire-se e conte pra gente o que achou, aqui nos comentários!

*Realizado a cada dois anos, o Prêmio Bornancini tem como objetivo reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos!

 

 

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

5 Comentários

    Olá.
    Eu sou o Sr. Rahel um credor de empréstimo privado que dá tempo de vida oportunidade de empréstimo para indivíduos, empresas, seguros, etc Você está em qualquer dificuldade financeira ou na necessidade de empréstimo para investir ou você precisa de um empréstimo para pagar suas contas não procure mais como Estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros uma coisa do passado. Oferecemos todos os tipos de empréstimo em qualquer moeda denominação com taxa de 2% sem taxa inicial. Eu quero usar este grande meio para que você saiba que estamos prontos para ajudá-lo com qualquer tipo de empréstimo para resolver esse problema financeiro. Sim, em seguida, voltar agora via e-mail (rahelcohranloan@gmail.com) para obter mais detalhes, VOCÊ É ALTAMENTE BEM-VINDO.

    Eu amo de paixão o trabalho da Gabriela. É pura arte, não é!! Além disso, ela é um encanto de pessoa. Não a conheço pessoalmente, já demonstra isso através dos cursos que assisti na Eduk. Que bacana esse prêmio. Gabriela, vc merece… Muito sucesso!!
    E seu trabalho me inspira muito. A cada dia a encadernação se torna uma paixão gostosa de viver pra mim…
    Gabriela, obrigada por transmitir seu carinho e seus conhecimentos.

    Parabéns Grabriela pela arte e talento!

    Obrigada pela gentil matéria Carla Fiorito! Espero que seja uma inspiração para todas as pessoas que vivem da sua paixão! Um abraço grande e estou sempre acompanhando os posts! <3

      Querida Gabriela, o seu trabalho certamente vai tocar o coração dos nossos alunos e de todos aqueles que amam a arte da encadernação. Parabéns pelo reconhecimento e pela beleza desse projeto ao lado da Martha e da Tita. Grande beijo e sucesso!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.