Hoje tem circo? Tem sim, senhor! E o tema está com tudo. O circo invadiu o imaginário coletivo e ganhou lugar de destaque nas criações de peças artesanais, que reinventam, no design e nas cores, essa temática tão clássica. Você vai se surpreender com tantas possibilidades!
A tendência de circo permite a mistura de técnicas, como fizeram Hélvio Mendonça, considerado referência no mercado de scrap, pinturas e decoração de cenários (e o mais querido moderador da eduK) e Claudia Wada, nossa expert em cartonagem. Os dois trabalharam juntos para criar peças incríveis que unem o scrap e a cartonagem para uma festa em circo que pode ser usada tanto para meninos quanto para meninas, com peças que vão desde a decoração da mesa e lembrancinhas até o bolo. O resultado é fantástico.


Circo em feltro
Fernanda Lacerda, é artesã e microempreendedora, e apostou no tema por acreditar que pode atender a meninos e meninas. “O tema ‘circo’ é um clássico total e sucesso garantido”, afirma. Entre suas lindas peças, que parecem vindas diretamente de um picadeiro, se destacam a foca e as palhacinhas.


Fernanda trabalha com feltro, um material superversátil e com um ótimo custo-benefício. Em sua entrevista aqui pro Artesanato e Ponto, Fernanda explicou que, para confeccionar peças em feltro, não é preciso um investimento financeiro inicial alto, pois trata-se de um material muito acessível. Também não é preciso investir em ferramentas caras e mirabolantes. O que se precisa mesmo para começar, além do feltro, é um aparato muito simples de materiais.
Para Fernanda, o grande segredo para trabalhar com o tema circo é trazer um novo olhar para as peças.
A palavra é repaginação. Trabalho com cores mais modernas, crio um circo moderninho, e faço com que as crianças se identifiquem
A artesã completa: “as pessoas ficam com medo de fazer um tema que seja antiquado, mas quando há um lado moderno, as pessoas acham lindo e compram a ideia.” Fernanda acredita que os temas clássicos, entre eles o de circo, sempre terá seu lugar.
Se a artesã conseguir ter um olhar diferenciado e criar algo que fuja do óbvio, sempre estará em alta. É importante imprimir características do atual.
Esteja à frente das tendências
Para Amanda Pin, especialista em produzir festas em E.V.A, o circo está voltando com tudo. Ela vê a tendência circense voltada mais ao público infantil e acredita que ainda existem nichos a explorar dentro do tema.

Para a artesã, é possível sim ser bastante criativo em qualquer tema, o importante é pesquisar como outros artesãos apresentam seu trabalho e procurar fazer diferente. Criar personagens únicos e que sejam somente seus, e pensar em criar uma atmosfera.
Amanda está desenvolvendo uma linha completa de circo e pesquisando cada um dos seus personagens. O que será que vem por aí?
Palhacinhos de pano
Olha o palhaço! O trapezista! A bailarina! Os personagens em tecido foram feitos por Vanessa Alves, com muito carinho, para esse grande espetáculo. Os bonecos inspirados no circo foram uma das primeiras criações desenvolvidas pela empresária e criadora do ateliê Parece Gente. Vanessa cria seus próprios moldes e a Parece Gente tem uma característica bem marcante: não modifica o estilo das bonequinhas que produz.


Suas criações são inspiradas em clássicos do universo infantil, como Chapeuzinho Vermelho, Pequeno Príncipe, princesas, bailarinas, palhacinhos e o que as clientes pedirem. “Às vezes me ligam para fazer encomenda e me perguntam se eu tenho tal personagem. Respondo que não, mas que posso fazer mesmo assim. A pessoa fica meio desconfiada, mas eu garanto que vai ficar lindo, como as demais bonecas que fazemos”, conta. A partir do pedido, começa a busca por referências, a criação dos moldes e dos adornos do boneco.
O tema é muito pedido, por ser clássico, lindo e versátil. Além de ser usado para festas de aniversário, o circo também é tema para chá de bebê
Para adequar as criações com o tema de circo, Vanessa trabalha com variações das cores clássicas do circo e faz detalhes bem delicados.
Amei as peças produzidas em feltro. Vcs disponibilizam curso e apostila?
Adorando, tudo ligado ao circo. Bonecos de pano, feltro, eva, scrap, cartonagem, forração. tudo tudo ligado
Oi Olinda, que bom que você gostou! Viva o circo!
Sensacional mix! Parabens a Eduk e todos Experts
Pensei em fazer exatamente Assim!
Mesclar os cursos, fazendo uma linda e maravilhosa Decoraçao!
Grata a todos!
A Eduk esta nos criando para sermos Gente Grande! Bjo
Oi Van! A eduK quer ajudar você e todo mundo a viver de suas paixões, a empreender e a se desenvolver pessoal e profissionalmente! Vamos que vamos!
tudo lindo!!!!
Obrigada, Ana!