Black Friday 2023

🔥 Descontão de 67% off!
Apenas 12x de R$ 9,90

Dias
Horas
Minutos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hoje tem circo? Tem sim, senhor! E o tema está com tudo. O circo invadiu o imaginário coletivo e ganhou lugar de destaque nas criações de peças artesanais, que reinventam, no design e nas cores, essa temática tão clássica. Você vai se surpreender com tantas possibilidades!

A tendência de circo permite a mistura de técnicas, como fizeram Hélvio Mendonça, considerado referência no mercado de scrap, pinturas e decoração de cenários (e o mais querido moderador da eduK) e Claudia Wada, nossa expert em cartonagem. Os dois trabalharam juntos para criar peças incríveis que unem o scrap e a cartonagem para uma festa em circo que pode ser usada tanto para meninos quanto para meninas, com peças que vão desde a decoração da mesa e lembrancinhas até o bolo. O resultado é fantástico.

Peça com tema circo feita em scrap e cartonagem, a perfeita mistura de técnicas
Peça com tema circo feita em scrap e cartonagem, a perfeita mistura de técnicas elaborada por Hélvio Mendonça e Claudia Wada
Hélvio acredita que o circo é um tema atemporal. “Sempre esteve em alta. O circo é um clássico capaz de se renovar”, explica. Hoje, mudam também os elementos e materiais. “Antigamente se fazia a decoração de festas com isopor e fibra. Agora estamos trazendo duas técnicas, o scrapfesta e a cartonagem, num mix para decoração de festas”, conta.
Mais detalhes das peças de Hélvio e Claudia: a alegria do circo contagia
Mais detalhes das peças de Hélvio e Claudia: a alegria do circo contagia

Circo em feltro

Fernanda Lacerda, é artesã e microempreendedora, e apostou no tema por acreditar que pode atender a meninos e meninas. “O tema ‘circo’ é um clássico total e sucesso garantido”, afirma. Entre suas lindas peças, que parecem vindas diretamente de um picadeiro, se destacam a foca e as palhacinhas.

A palhacinha de Fernanda Lacerda esbanja charme e carrega o circo com ares moderninhos
A palhacinha de Fernanda Lacerda esbanja charme e carrega o circo com ares moderninhos
A foca em feltro anima o circo. A criação é de Fernanda Lacerda
A foca em feltro anima o circo. A criação é de Fernanda Lacerda

Fernanda trabalha com feltro, um material superversátil e com um ótimo custo-benefício. Em sua entrevista aqui pro Artesanato e Ponto, Fernanda explicou que, para confeccionar peças em feltro, não é preciso um investimento financeiro inicial alto, pois trata-se de um material muito acessível. Também não é preciso investir em ferramentas caras e mirabolantes. O que se precisa mesmo para começar, além do feltro, é um aparato muito simples de materiais.

Para Fernanda, o grande segredo para trabalhar com o tema circo é trazer um novo olhar para as peças.

A palavra é repaginação. Trabalho com cores mais modernas, crio um circo moderninho, e faço com que as crianças se identifiquem

A artesã completa: “as pessoas ficam com medo de fazer um tema que seja antiquado, mas quando há um lado moderno, as pessoas acham lindo e compram a ideia.” Fernanda acredita que os temas clássicos, entre eles o de circo, sempre terá seu lugar.

Se a artesã conseguir ter um olhar diferenciado e criar algo que fuja do óbvio, sempre estará em alta. É importante imprimir características do atual.

Esteja à frente das tendências

Para Amanda Pin, especialista em produzir festas em E.V.A, o circo está voltando com tudo. Ela vê a tendência circense voltada mais ao público infantil e acredita que ainda existem nichos a explorar dentro do tema.

Decoração de festa feita pela Amanda Pin para a Casa Mega (crédito da foto: Karina Díaz)
Decoração de festa feita por Amanda Pin para a Casa Mega (crédito da foto: Karina Díaz)

Para a artesã, é possível sim ser bastante criativo em qualquer tema, o importante é pesquisar como outros artesãos apresentam seu trabalho e procurar fazer diferente. Criar personagens únicos e que sejam somente seus, e pensar em criar uma atmosfera.

Amanda está desenvolvendo uma linha completa de circo e pesquisando cada um dos seus personagens. O que será que vem por aí?

Palhacinhos de pano

Olha o palhaço! O trapezista! A bailarina! Os personagens em tecido foram feitos por Vanessa Alves, com muito carinho, para esse grande espetáculo. Os bonecos inspirados no circo foram uma das primeiras criações desenvolvidas pela empresária e criadora do ateliê Parece Gente. Vanessa cria seus próprios moldes e a Parece Gente tem uma característica bem marcante: não modifica o estilo das bonequinhas que produz.

A turminha do circo de Vanessa Alves, os bonecos da Parece Gente são encantadores
A turminha do circo de Vanessa Alves, os bonecos da Parece Gente são encantadores
A decoração da festa infantil com o tema circo fica mais especial com mágico de Vanessa Alves. O que será que tem naquela cartola?
A decoração da festa infantil com o tema circo fica mais especial com mágico de Vanessa Alves. O que será que tem naquela cartola?

Suas criações são inspiradas em clássicos do universo infantil, como Chapeuzinho Vermelho, Pequeno Príncipe, princesas, bailarinas, palhacinhos e o que as clientes pedirem. “Às vezes me ligam para fazer encomenda e me perguntam se eu tenho tal personagem. Respondo que não, mas que posso fazer mesmo assim. A pessoa fica meio desconfiada, mas eu garanto que vai ficar lindo, como as demais bonecas que fazemos”, conta. A partir do pedido, começa a busca por referências, a criação dos moldes e dos adornos do boneco.

O tema é muito pedido, por ser clássico, lindo e versátil. Além de ser usado para festas de aniversário, o circo também é tema para chá de bebê

Para adequar as criações com o tema de circo, Vanessa trabalha com variações das cores clássicas do circo e faz detalhes bem delicados.

Respostas de 7

  1. Sensacional mix! Parabens a Eduk e todos Experts
    Pensei em fazer exatamente Assim!
    Mesclar os cursos, fazendo uma linda e maravilhosa Decoraçao!
    Grata a todos!
    A Eduk esta nos criando para sermos Gente Grande! Bjo

    1. Oi Van! A eduK quer ajudar você e todo mundo a viver de suas paixões, a empreender e a se desenvolver pessoal e profissionalmente! Vamos que vamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Preencha os campos abaixo e não perca as nossas novidades!