rosto em boneco

Como fazer rosto em boneco com expressões? Veja aqui!

Quem trabalha com artesanato sabe que o rosto em boneco é muito mais do que um mero detalhe. Afinal, quanto mais expressivo ele for, mais as pessoas vão se identificar. Com isso, fica mais simples vendê-lo, conquistar mais clientes e ganhar reconhecimento.

As expressões faciais sempre foram uma forma de comunicação eficiente. Quantas vezes não demos o recado a alguém só com o olhar — ainda mais quando se trata daquelas pessoas com quem temos intimidade?

Não é à toa que, hoje em dia, usamos tantos emojis no lugar de palavras ao mandar mensagens ou e-mails. De fato, uma expressão vale muito. Logo, aperfeiçoar a técnica de desenho é uma necessidade urgente.

Até porque o rosto em boneco, quando bem-feito e expressivo, fica marcado na nossa memória. Expressões que transmitem sentimentos mexem com o público — e esse pode ser seu grande diferencial no artesanato. Já parou para pensar nisso? Então, vamos às dicas!

Pense na emoção que você quer transmitir

Quanto mais variedade de rosto em boneco você tiver — seja a peça para bebês ou não —, melhor. Por isso, é interessante pensar sobre quais expressões quer retratar, tais como:

  • sorridente, com um toque mais tímido de olhos mais fechados, ou sorrisos rasgados, com a boca e os olhos abertos;
  • apaixonada, que pode ganhar corações no lugar dos olhos;
  • espantada, com os olhos arregalados;
  • triste, com a curva da boca para baixo, podendo até ter uma lágrima caindo;
  • tímida, com as bochechas mais vermelhas;
  • impaciente, com os olhos revirados.

Busque inspirações variadas

Depois que ficamos mais velhos, a gente deixa de ver desenho animado, que é uma ótima referência para desenhar rosto em boneco. Então, dê uma olhada em desenhos, folheie quadrinhos e faça uma busca nos emojis do seu WhatsApp — eles vão trazer uma infinidade de inspirações.

Faça um esboço do rosto em boneco antes

rostos em bonecos

Para evitar perdas e ganhar no acabamento, é claro que você não vai fazer o desenho direto no boneco. Um bom caminho é ter um caderno de rascunhos ou uma pasta com todos eles. Dessa forma, você pode observar sua evolução e guardar com carinho os melhores rostos já feitos.

Acerte a colocação dos olhos

Evite colocar os olhos logo no topo da cabeça — isso faz com que o desenho perca em proporção. O ideal é que eles fiquem abaixo da testa, em direção à parte inferior do rosto do boneco.

Acrescente as orelhas e o nariz

Para manter a proporção, as orelhas devem ser colocadas saindo da linha dos olhos, para baixo. Já o nariz, é mais difícil de errar e deve sair da parte inferior dos olhos e para acima da boca. Apenas tome cuidado para evitar grudar o nariz à boca!

Desenhe a boca

A boca fica a uma distância menor do nariz e maior do queixo. O meio da boca está alinhado ao nariz e se estende para as pupilas dos olhos, caso você queira ter proporções mais exatas no rosto do boneco.

Coloque o cabelo

Evite colocar o cabelo bem no topo da cabeça. A dica é deixar uma linha fina separando o topo para trazer mais naturalidade.

Pense nos detalhes que vão diferenciar a expressão

A confecção de bonecas de pano, por exemplo, ganha mais graça quando você atenta para os detalhes. Você pode trazer mais meiguice à peça colocando cílios longos e fartos ou criar personagens ao acrescentar uma pinta ou óculos.

Desenhos japoneses têm detalhes bem marcantes por colocarem olhos bem maiores que a boca e o nariz. Por isso, a dica é pensar nessas características que podem se transformar em sua marca registrada.

Use caneta permanente

Com o rascunho pronto, chega o momento de traçar o rosto em boneco com caneta permanente. Assim, você tem mais segurança do resultado final.

Fazer rosto em boneco pede treino. Quanto mais rascunhos, mais você vai se aproximar do que resultado ideal, além de ir construindo sua marca registrada nos artesanatos. Bom trabalho!

Gostou desse passo a passo prático? Então, compartilhe as dicas em suas redes sociais para ajudar outros artesãos!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!