Saiba o que é o método montessoriano

Decorar o quarto dos pequenos com a caminha no chão, um cabaninha para leitura e brincadeiras, deixar tudo ao alcance daquelas pequenas mãozinhas virou tendência. Mas você sabia que esse estilo de decoração, na verdade é um modelo educacional? Sim, é o método montessoriano.

Conversamos com a Aninha Haddad, autora de cursos na eduK e de quadros que são verdadeiras esculturas em papel. Ela atuou por 26 anos como professora de educação infantil montessoriana, antes de se tornar designer do papel. Ela respondeu a algumas dúvidas sobre o que é a pedagogia montessori, que serviu de inspiração para a artesã Débora Radtke na criação de peças para decorar um quarto infantil.

A professora montessoriana e designer do papel Aninha Haddad fala sobre método montessoriano e posa ao lado de uma mesa com decoração navy, com peças desenvolvidas por ela em papel
A professora montessoriana e designer do papel Aninha Haddad: papo sobre o método montessoriano

Entrevista com Aninha Haddad sobre o método montessoriano

1) O que é a pedagogia Montessori? De onde surgiu, quem a criou?

Segundo pesquisas, o Método Montessori é um modelo educacional desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori. É caracterizado por uma ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

2) Quais os principais preceitos desse estilo de educação?

Eu acredito que a característica principal do método é o sensorial. E a independência da criança em desenvolver suas habilidades e assimilar os conceitos através do concreto.

3) Por que o método montessoriano propõe que os objetos — no quarto, na casa, na escola — estejam ao alcance das crianças?

Nas salas de aula de escolas montessorianas, as crianças têm acesso aos materiais e brinquedos que ficam dispostos em prateleiras ao seu alcance. Dessa maneira, ela poderá se experimentar e desenvolver sua independência com segurança, trabalhando ainda a orientação temporal, espacial e organização, como propunha Maria Montessori.

Ênfase na independência é um dos princípios do método montessoriano. No quartinho, tudo deve estar à mão da criança (crédito da foto: Apartment Therapy)
Ênfase na independência é um dos princípios do método montessoriano. No quartinho, tudo deve estar à mão da criança (crédito da foto: Apartment Therapy)

4) Quais as vantagens para a criança criada de acordo com os ensinamentos montessorianos?

Acredito que a inclusão do método em seu dia a dia, faz com que a criança se desenvolva de maneira natural, aprendendo e evoluindo através de brincadeiras.

De forma lúdica, elas irão aprender, brincando!

5) O que os pais buscam quando escolhem a educação montessoriana para os filhos?

Com os dias atuais e a vida corrida, os pais buscam um aprendizado mais humanizado, escolas especializadas em educação infantil, onde seu filho não será apenas mais um número. Sou suspeita, pois trabalhei 26 anos nessa área, mas sem sombra de dúvida, acredito que seja o melhor método de ensino…

6) Por que acredita que a pedagogia montessoriana vem ganhando mais espaço e tem se tornando mais e mais conhecida nos dias de hoje?

O resgate das atividades simples e espaços onde a criança possa brincar e se experimentar livremente pode ser um motivo. Contudo, o mais importante é estimular e promover o desenvolvimento infantil, valorizando o bom amadurecimento emocional da criança e visando formar adultos realizados.

Menina brinca em seu quarto: objetos à mão estimulam desenvolvimento natural da criança (crédito da foto: Coastal Kids Clothing)
Menina brinca em seu quarto: objetos à mão estimulam desenvolvimento natural da criança (crédito da foto: Coastal Kids Clothing)

Muito legal, não é? Curtiram as explicações da Aninha? E as peças inspiradas no quartinho montessoriano, gostaram? Você experimentaria os princípios do método montessoriano com seus filhos, colocando, por exemplo, a caminha no chão? Conte pra gente nos comentários!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

4 Comentários

    Quais são as desvantagens?

    Adorei a ideia! Farei para a minha filha!

    Adorei a idéia, gostaria de fazer sim para minha filha. Aonde encontro dicas de decoração?

    eu adoraria criar um ambiente desses usando a criatividade….vou amar o curso…e vou criar com o material que tiver em mãos….ansiosa!!!!!!!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.