Saiba o que rolou no Cafestivo: o encontro para festeiras

Um café da manhã delicioso e um monte de gente incrível para conhecer e conversar. Esse é o clima do Cafestivo. Essa é a primeira edição do evento, que tem como objetivo reunir (e unir) os decoradores e empreendedores de festas para ampliar a rede de contato desses profissionais, proporcionar parcerias, aumentar a gama de fornecedores e motivar a colaboração entre profissionais e empresas festeiras.

Festeiras atentas às palestras do Cafestivo!
Festeiras atentas às palestras do Cafestivo! (crédito da foto: Kika Rodrigues)

Lilian Ruas, autora de cursos da eduK e uma festeira de mão cheia, junto com os empresários Roseanny Lima e Fábio Silveira, da Balão Cultura, organizam o Cafestivo. E sabem que haverá uma segunda, terceira… muitas edições!

Empreendedoras do mundo das festas, uni-vos!
Empreendedoras do mundo das festas, uni-vos! (crédito da foto: Kika Rodrigues)

Cafestivo

O mais legal dessa primeira edição, que foi realizada no espaço Tragaluz, em São Paulo, foi sentir a energia das festeiras conversando, trocando ideias, fazendo negócios!

Momento de conhecer gente nova e fazer negócios. E não pode faltar a selfie, né? (crédito das fotos: Kika Rodrigues)
Momento de conhecer gente nova e fazer negócios. E não pode faltar a selfie, né? (crédito das fotos: Kika Rodrigues)

Chiara Marcelli, decoradora da empresa que leva seu nome, há 17 anos no mercado, acompanhou de perto a evolução e as mudanças no mundo das festas. Ela estava bem animada com o Cafestivo, uma grande oportunidade de negócios. Para ela, uma das principais mudanças no mercado, foi a busca pelo exclusivo e feito à mão. “Nos últimos tempos, houve necessidade de mudança. As pessoas começaram a procurar mais por produtos artesanais. Eu costumo usar nas minhas decorações bonecas de pano, bandejas forradas com tecido, lembrancinhas personalizadas, tudo feito à mão. Não é um produto que você encontra nas lojas”, diz Chiara.

Olha aí a oportunidade de negócio para quem trabalha com peças artesanais: aparecer também como um parceiro, um fornecedor para as decoradoras de festa. “É um mercado forte, mas tem que se diferenciar. Hoje, é possível encomendar até de outros estados do Brasil. Divulgue seu trabalho nas redes sociais e em lojas virtuais”, aconselha Chiara.

Decoração feita por Chiara Marcelli (crédito da foto: reprodução/Instagram)
Decoração feita por Chiara Marcelli (crédito da foto: reprodução/Instagram)

E mais, você artesã pode entregar uma solução completa, em que faz as peças e também decora a festa. Uau, já pensou que demais? A Erica Maeda, da Craft Works Papers, é uma dessas artesãs-decoradoras. “Saí de um emprego em uma agência de publicidade e fui desenvolvendo minhas peças e meu negócio está se desenvolvendo”, conta Erica, que agora vive do que ama e ainda tem mais tempo para ficar com os dois filhos.

Conexões

Alianças e parcerias são as palavras de ordem. Lilian contou em detalhes todas as mudanças que fez na Tribo da Festas Comemorações para que seu negócio continuasse crescendo e evoluindo. E confessou que, em momentos difíceis, pensou em fechar a empresa. Você também já se sentiu assim? Desmotivada, achando que não ia dar certo? Como se recuperou? Como superou essas dificuldades? Lilian contou como fez: “enxuguei o choro, olhei no espelho e fiz as mudanças necessárias. Cortei custos, renegociei taxas no banco, preços com fornecedores. Reorganizei meu negócio.”

Lilian inspirou todo mundo! (crédito da foto: Kika Rodrigues)
Lilian inspirou todo mundo! (crédito da foto: Kika Rodrigues)

Afinal, quem não sentiu os ajustes econômicos dos últimos tempos? Como você e seu negócio se adequaram ao novo cenário econômico do nosso país? E você, o que mudou no seu negócio para crescer e se desenvolver nesse mercado competitivo?

Lilian é a favor da concorrência colaborativa e estimulou isso a todo momento. “Sai da caixinha! Pira, se joga, vai com tudo. Seja corajoso!”, diz Lilian.

Reveja os principais pontos das palestras do Cafestivo

Cafestivo: de olho nas oportunidades e aprendizados. Essa foi a palestra de Eduardo Cincinato, da Cromus (crédito da foto: Kika Rodrigues)
Cafestivo: de olho nas oportunidades e aprendizados. Essa foi a palestra de Eduardo Cincinato, da Cromus (crédito da foto: Kika Rodrigues)

Lilian Ruas, autora da eduK, proprietária da Tribo da Festa Comemorações e idealizadora do Cafestivo. Palestra “Soluções delivery”

Lilian inspirou as festeiras a espalharem para o mundo o que fazem, para falarem de seu trabalho para todos!

Vai ter mais sucesso quem tiver mais informação e quem conhecer bem os parceiros

noun_10503_cc

 

Clique para baixar gratuitamente o arquivo da apresentação de Lilian Ruas

 

Wagner Viana, do Sebrae. Palestra “Formação de preço”

Diferenciou custo fixo de custo variável e como avaliar o preço de venda.

No setor de festas, 20% é um lucro bom

noun_401831_cc

Clique para baixar gratuitamente o arquivo da apresentação de Wagner Viana

 

Eduardo Cincinato, da Cromus. Palestra “Como podemos contribuir com você”

Para Eduardo, é importante aprender a conjugar o verbo ser e estar e, a partir disso, perceber mais oportunidades.

As palavras crise e crie são semelhantes. Como você vai criar durante a crise?

Kiki Pupo apresentou seu case de sucesso com a Kikid’s Party, um blog lindo sobre o universo das festas

Apesar das redes sociais serem uma ótima maneira de divulgar seu trabalho, invistam também em um site para o seu negócio. É como investir em uma casa própria

Kiki também alertou para, ao fazer parcerias, avaliar não somente o número de seguidores, mas o engajamento e o resultado esperado. Falou ainda das mudanças recentes no algoritmo do Instagram e de como usa o Snapchat.

noun_401961_cc

 

Clique para baixar gratuitamente o arquivo da apresentação de Kiki Pupo

 

E você que estava lá no Cafestivo, o que achou do evento? O que aprendeu? Conte pra gente nos comentários.

Nos vemos no próximo Cafestivo!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.