sapatos verdes confeccionados para bonecas de pano

Aprenda como fazer sapatos para bonecas de pano criativos

Os sapatos para bonecas de pano não são apenas um detalhe nas bonequinhas. Eles arrematam o trabalho, dando o acabamento necessário para que o cliente não fique com a sensação de estar faltando alguma coisa.

Afinal de contas, uma boneca com cabelos, traços faciais e lindas roupinhas não pode terminar com duas pernas de pano cuja ponta é sem cor e completamente sem graça, concorda?

Neste post, vamos mostrar quais são os tipos de sapatos para bonecas de pano e o passo a passo para confeccioná-los. Assim, seu artesanato ficará completo e agradará a todos os clientes, já que os sapatinhos são um diferencial muito apreciado. Vamos lá?

Tipos de sapatos para bonecas de pano

sapatos vermelhos confeccionados para bonecas de pano

Para finalizar as bonequinhas, muitas pessoas optam por deixar as pontas das pernas com uma cor diferente — em geral, vermelha, azul ou preta. O propósito é formar falsos sapatos para bonecas de pano.

No entanto, para um melhor acabamento, você pode oferecer às suas clientes bonecas com sapatos de verdade. Ou seja, vale muito a pena aprender a fazê-los para encantar e conquistar compradores. Já parou para pensar nisso?

Os tipos de sapatinhos para bonecas de pano existentes são:

  • sapatinhos com apliques (laços, mini pérolas, florzinhas, rendas, falsas fivelas etc.);
  • sapatinhos de laço;
  • sapatilhas;
  • botinhas;
  • tênis, entre outros.

Passo a passo para fazer sapatos para bonecas 

Quer aprender a fazer sapatos para bonecas de pano? Confira, agora mesmo, o que levar em conta e o passo a passo!

Escolha do material

Primeiramente, você deve escolher o tamanho do sapatinho (P, M e G). Os tecidos podem ser malha, algodão, camurça entretelada, EVA, feltro, entre outros. Para a confecção, é preciso tesoura, cola quente e moldes. Já para a decoração e o acabamento, a dica é usar a criatividade. Opções como cadarço, botões, laços, flores, pérolas, elástico e pelúcias são bastante apreciadas.

Modo de fazer uma sapatilha com aplique de laço

Material:

  • gabarito (molde) no tamanho G;
  • camurça entrelaçada;
  • 2 EVAs de 4 mm de espessura ou 1 de 8 mm;
  • elástico rosa;
  • fita de pelúcia branca, parecida com uma pluma;
  • feltro.

Passo a passo

  1. Primeiramente, molde as solas dos sapatos no EVA (contornando o molde). Serão quatro moldes de sola para fazer dois sapatos;
  2. Recorte as solas;
  3. Faça o mesmo com os corpos das sapatilhas, os laços e as correias dos sapatos. Importante! Ao fazer o contorno com a caneta, os centros do gabarito precisam ser bem demarcados;
  4. Comece a montar as solas separando as quatro solas de EVA e colando-as duas a duas;
  5. Cole o tecido ao redor da sola de EVA, formando o sapatinho;
  6. Depois, cole o laço, a pelúcia e a correia do sapato de boneca;
  7. Por fim, cole o velcro, sendo que cada parte deve ser colada de um lado, para que possa ser fechado no pé da bonequinha.

Dica: para ajudar a boneca a ficar em pé, faça a sola do sapatinho colocando um molde de papelão de caixa de sapato (mais firme) entre as solas de EVA.

Bônus: passo a passo de sapatinhos de feltro

Os sapatos para bonecas de pano de feltro são ideais para quem está começando. Afinal, eles são mais fáceis de fazer. Veja o passo a passo a seguir!

Modo de fazer um sapato para boneca de pano de feltro

Material

  • molde;
  • feltro;
  • enchimento;
  • caixa de sapato ou papelão firme;
  • linha de costura na cor do feltro;
  • agulha, cola quente, tesoura e caneta;
  • botão ou pérola e lacinhos de pano ou feltro (para a decoração do sapato).

Passo a passo

  1. Molde as quatro solas dos sapatos diretamente no feltro. Molde também uma sola no papelão (faça-a um pouco menor do que o molde da sola, para não aparecer) e recorte-as;
  2. Molde o corpo do sapatinho;
  3. Cole o molde de papelão na sola de feltro;
  4. Costure a sola no corpo caseando ao redor (um chumaço de algodão ou o próprio enchimento sobre a sola pode ajudar nessa tarefa para dar o formato de sapato);
  5. Cole um retângulo de feltro cor da pele no interior do sapato para imitar o dorso do pé;
  6. Coloque o enchimento dentro do sapatinho, na parte da frente. Posicione as pernas da boneca dentro do sapato, colando com cola quente (esses sapatos ficarão fixos nas pernas, o que ajudará a boneca a ficar em pé);
  7. Cole uma tira de feltro sobre o pé da boneca, encaixando-a no sapato. Depois, cole um botão ou uma bolinha na lateral dessa tira (onde ela encontra com o sapato);
  8. Por fim, cole um lacinho de feltro para enfeitar o sapatinho.

E então, gostou de aprender como fazer sapatos para bonecas de pano? Com eles, suas bonequinhas ficarão muito mais bonitas e chamarão ainda mais a atenção da sua clientela. Você poderá até mesmo vender os sapatinhos avulsos para os clientes que desejarem. Fica a dica.

Agora que você já sabe como confeccionar os sapatinhos para bonecas de pano, conta pra gente o que achou dessa ideia!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!