teste de mercado

Teste de mercado: entenda a importância para o lançamento de produtos comerciais

O lançamento de produto é uma ação cara e que nem sempre traz o retorno esperado. Você pode ter feito pesquisas sobre o item e saber que ele está super na moda, mas os consumidores podem não oferecer a aceitação necessária. Para evitar problemas, é recomendado fazer um teste de mercado.

Mas, afinal, o que é teste de mercado e como ele funciona? Neste post vamos dar todas as diretrizes sobre o assunto, para que você consiga avaliar o nível de aprovação das suas ideias e realmente lançar algo que vai ser um sucesso ou evitar um grande prejuízo. Confira!

O que é um teste de mercado?

O teste de mercado é uma amostra controlada da aceitação do produto no mundo real. A situação escolhida deve trazer características que possam ser reproduzidas no mercado, identificando a reação dos consumidores diante do produto, assim como da mídia e dos distribuidores.

É uma maneira de avaliar o retorno que o produto é capaz de trazer, antes de apostar em um grande lançamento com investimentos altos.

Por que o teste de mercado é tão importante?

Por meio do teste de mercado, é possível avaliar a aceitação do produto a preços muito mais acessíveis, diminuindo o prejuízo da empresa.

Além disso, a impressão das pessoas que participam da avaliação ajuda a adequar o produto às necessidades dos consumidores, trazendo mudanças em comparação com a concorrência.

Outro ponto que pode ser analisado com a realização do teste é a eficiência da comunicação e dos pontos de venda. A linguagem está atingindo seu público-alvo? Os pontos de venda são de fácil acesso aos consumidores?

Depois da realização do teste, a empresa consegue fazer o lançamento com mais segurança, aumentando a possibilidade de retorno do valor investido e a da obtenção de lucros.

Como fazer o lançamento de um produto?

Vale lembrar que o teste de mercado é apenas uma etapa em uma estratégia de lançamento de produto. Ao pensar em uma nova solução para os seus clientes, é importante seguir todos os passos para que esse lançamento seja um sucesso. Conheça a seguir quais são eles.

1. Criação da persona

É a representação do seu cliente, com as preferências e necessidades. Com base no estudo e na criação dessa persona, você vai entender melhor o seu consumidor e como atingi-lo.

2. Definições sobre o produto

Estude o nome, o logo, as embalagens e cores do seu produto. Esses elementos devem chamar a atenção da persona, ao mesmo tempo que identificam a sua marca.

3. Estudo de mercado

É nessa fase que são feitos os testes de mercado, para entender se tudo o que foi pensado para o produto realmente vai funcionar, chamar a atenção do público e vender.

4. Lançamento

Quando toda a proposta do produto já está bem acertada, após os teste e ajustes necessários, é hora de lançar no mercado, juntamente com campanhas de divulgação. Esse marketing deve ser pensado com base na persona criada na primeira etapa, para que traga resultados consistentes.

Como funcionam os principais testes de mercado?

Apresentamos aqui 4 modelos de testes, para que você entenda como esse processo é conduzido e como os resultados impactam o lançamento final. São modelos geralmente adotados pelas grandes empresas e que vão ajudar a compreender melhor como os testes são conduzidos e de que maneira eles ajudam a obter novas impressões e ideias.

Mercado-teste simulado

Nesse modelo, um grupo com 30 a 40 consumidores qualificados assiste a uma apresentação de mídias relacionadas ao produto, como filmes e anúncios impressos.

Depois dessa primeira fase, esse mesmo grupo recebe uma verba em dinheiro e são convidados a visitar uma loja que já possua o lote dos novos produtos, junto com os da concorrência. Nesse local, eles podem comprar os itens que mais despertaram o seu interesse.

Após essa visita, eles passam por uma nova entrevista para contar os motivos de terem comprado ou não o produto, e os que não fizeram nenhuma compra recebem amostras grátis dos itens produzidos. Assim, a empresa consegue identificar exatamente o comportamento do consumidor diante do seu lançamento e o que deve ser ajustado para melhorar a aceitação.

Teste de marketing padrão

O teste de marketing padrão é mais simples, porém menos específico do que o mercado-teste simulado. Nessa avaliação, são considerados fatores importantes para um lançamento de sucesso e posicionamento do produto, como: canais de distribuição e vendas, observação de área geográfica, entre outros fatores.

Também são veiculados campanhas de marketing e comunicação nesses locais, para identificar o grau de aceitação do público.

Com o teste padrão, a empresa pode pensar em campanhas alternativas para diferentes regiões, visando uma maior identificação com os moradores e oferecendo produtos que realmente despertem o interesse das pessoas daquele local.

Mercado-teste controlado

No mercado-teste controlado, algumas cidades estratégicas são selecionadas para teste, com a escolha de lojas específicas para a venda dos produtos. Esse teste conta com a ajuda dos promotores de venda, que organizam os itens para que realmente chamem a atenção do consumidor, já testando algumas ações de merchandising.

Ao final, um grupo de consumidores é entrevistado para que a empresa saiba das suas impressões sobre o produto.

Pesquisa de onda de vendas

Na pesquisa de onda de vendas, um produto é oferecido a um grupo de consumidores gratuitamente. Depois de um período, esse mesmo produto é oferecido por um preço um pouco abaixo do mercado, com itens similares concorrentes.

A intenção do teste é entender se os clientes escolhem novamente a marca da empresa e quantas vezes recompram o item. A pesquisa de onda é geralmente repetida por 4 ou 5 vezes.

Neste post, apresentamos o que é o teste de mercado, qual a sua importância e mostramos como ele é feito pelas grandes empresas. Você pode adaptar essas ideias e aplicar os mesmos conceitos em escala menor, para testar a aceitação do seu produto e entender melhor a necessidade do consumidor, aumentando suas chances de sucesso.

Quer receber mais informações que podem ajudar na estruturação do seu negócio e na venda dos produtos? Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail uma notificação sobre todos os nossos novos conteúdos!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.