trabalhar com enxoval para bebê

Tudo o que você precisa saber para trabalhar com enxoval para bebê

Trabalhar no mercado de bebê e maternidade exige do profissional a busca constante por capacitação, por inovação e também por oferecer um atendimento personalizado e que se destaque de outros concorrentes. Existem milhares de possibilidades nesse segmento, e trabalhar com enxoval para bebê é uma delas.

Assim que a mamãe descobre o sexo da criança, a vontade de deixar tudo prontinho para a chegada do neném cresce. Naturalmente, é preciso buscar por profissionais capacitados que vão deixar o quarto do jeito sempre sonhou, desde a pintura até os itens que compõem o kit berço

É nesse contexto que você pode se destacar, trazendo produtos de qualidade, de acordo com as expectativas do cliente, além de tornar esse momento ainda mais especial para o seu público.

Pensando nisso, elaboramos este texto para que você confira as principais informações sobre o tema. Boa leitura!

Entenda sobre o mercado de produtos para bebês

O mercado de produtos para bebês vem se destacando cada vez mais. Nos últimos quinze anos, a taxa média de fecundidade reduziu de 2,39% para 1,72%. Para quem vende produtos infantis, isso é vantajoso. Com famílias menores, os pais consequentemente têm mais possibilidades de investir em itens com mais qualidade, mais sofisticados e também gastam mais quando um bebê está para chegar.

Não é à toa que encontramos com muito mais frequência espaços de recreação para comemorar os aniversários e até mesmo os locais destinados especialmente para os pequenos nos mais diversos tipos de estabelecimentos. Hoje, os pais desejam proporcionar uma experiência mais enriquecedora aos seus filhos, da mesma forma que desejam aproveitar ao máximo todas as etapas de crescimento.

Assim, é comum encontrarmos também sites e lojas cujo principal objetivo é fornecer produtos para os papais, além de trazer novidades para o segmento, dicas de decoração de quarto de bebê, entre outros pontos. Nos primeiros anos de vida, os gastos que compreendem o período pré-natal até o aniversário de 1 ano são os que mais movimentam a área, comprovando a importância de se investir nesse tipo de mercado.

Conheça as tendências de produtos para bebês

Que esse é um mercado vantajoso já sabemos, mas quais são as principais tendências de produtos para bebês? A seguir, selecionamos os principais.

Kit de cuidados no puerpério

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o período que compreende os dias logo após o parto. Além disso, são dias que exigem cuidados específicos, além de ser um período mais complicado para toda a família, em especial para aqueles que têm o primeiro filho.

Pensando nisso, há empresas que desenvolvem produtos cujos objetivos é cuidar da saúde da mulher durante essa fase, facilitando a amamentação e elaborando conjuntos que contribuem para a praticidade de todas as atividades feitas no período.

Há, por exemplo, protetores de seios e cremes que diminuem o incômodo dessa parte do corpo devido à amamentação. Todas as soluções pensadas para a qualidade de vida e também para o bem-estar no pós-parto.

Delivery de comida para mamães e bebês

Os aplicativos já fazem parte de nossas vidas! Por meio deles, temos a oportunidade de nos deslocarmos, pedir o nosso alimento e até mesmo fazer transações bancárias que até pouco tempo eram inimagináveis realizar sem ir até alguma instituição.

Tendo em vista esse ponto, os mais diversos mercados vem se destacando dentro dos seus nichos. Hoje, há alternativas até mesmo de delivery de comidas para mamães e bebês, nos quais empresas oferecem cardápios elaborados especialmente para crianças de variadas idades.

Além disso, esses negócios contam com suportes de profissionais, como nutricionistas e pediatras, visando garantir a saúde dos bebês e trazer comodidade para papais e mamães.

Conheça as vantagens de trabalhar com enxoval para bebês

Apesar de todas as tendências mencionadas, não devemos esquecer do enxoval para os bebês. Afinal, é nessa etapa que há o maior entusiasmo dos clientes, justamente pela expectativa da chegada das crianças e também pela necessidade de estar com o quarto todo prontinho para a espera. A seguir, selecionamos as principais vantagens de trabalhar com esse segmento. Veja!

Possibilidade de trabalhar de casa

Hoje, para pessoas que trabalham fora de casa, o dia a dia é corrido, o que ocasiona em curtos espaços de tempo para passar em família. Quem trabalha com artesanato para bebês, no entanto, tem a possibilidade de exercer as suas tarefas próximo da família, sem a necessidade de deslocamento diário. Além disso, há a alternativa de fazer o seu próprio horário, podendo alinhar com outras atividades de seu dia a dia.

Mercado promissor

Deve-se destacar o quanto esse mercado é promissor. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, hoje, cerca de 5 crianças nascem a cada minuto. Conforme abordado, há um gasto médio de cerca de 5 mil reais logo no primeiro ano de vida, o que comprova que esse é um ramo a ser investido, justamente porque está em constante ascensão.

Com o objetivo de que você seja inserido de forma positiva nessa área, é preciso que haja um estudo detalhado sobre os principais tópicos de vendas de enxovais. O ideal é conhecer quais são as principais exigências de seus clientes, buscar avaliar como o mercado se comporta nas mais diversas situações, entender as particularidades de sua região com quem já vende produtos como esses, além de analisar como é a concorrência desses itens.

Possibilidade de uma renda extra

Vender enxovais para bebês é, portanto, uma possibilidade de adquirir renda extra. Seus projetos que estão deixados de lado por falta de recursos poderão ser retomados, seja o de comprar a casa própria, seja o de viajar para algum local muito desejado. É possível, inclusive, que esse tipo de demanda cresça tanto que seja a sua fonte financeira principal.

Basta conhecer bem os seus clientes e entender sobre as principais necessidades, que certamente vai atrair um número maior de interessados e conquistar novos públicos para o negócio.

É possível garantir a personalização de itens

Hoje, mais do que nunca as pessoas buscam por itens que sejam personalizados de acordo com as suas expectativas. Há muitos produtos no mercado, desde os mais simples até os mais sofisticados. Caso você ofereça o diferencial de produzir um item que tenha sido elaborado especialmente para aquele cliente, certamente vai sair na frente de seus concorrentes.

O enxoval de bebê é pensado com muito carinho pelos pais para que tudo esteja prontinho no dia que a criança chegar. Como a escolha dos nomes é uma etapa prolongada nessa fase da maternidade/paternidade, há o desejo de que ele esteja estampado em diversas partes do quarto: na porta, na colcha, no travesseiro, nas peças de decoração para quarto de bebê, entre outros.

Sendo assim, nada mais vantajoso do que oferecer esse tipo de solução aos seus clientes, contribuindo para que tudo esteja de acordo com o que o seu cliente espera.

Veja quais são os itens para enxoval de bebês

Agora que você já conhece as principais vantagens de investir nesse mercado, vamos analisar os principais itens buscados pelas mamães para o enxoval de bebês. Confira!

Roupas

Ao mencionarmos sobre enxoval, muitas pessoas têm a impressão errada de que se trata apenas de roupas de cama. No entanto, existe a possibilidade também de investir na confecção de roupinhas, especialmente porque há muita demanda por parte do público.

As roupinhas e sapatinhos são produtos com muita saída no mercado, permitindo ao artesão utilizar a criatividade na confecção desses materiais. Em produtos sob encomenda, entenda como é o estilo da mamãe, busque analisar o que ela espera do enxoval como um todo e surpreenda oferecendo itens de extrema necessidade no dia a dia com um toque único de seu trabalho.

Nesse quesito, pode-se oferecer aos seus clientes:

  • bodies;
  • culotes;
  • meias;
  • macacões.

Aqui, o ideal é avaliar em qual estação do ano está, uma vez que isso vai influenciar na escolha das pessoas. Caso você ofereça produtos de pronta-entrega, considera o clima de sua região, uma vez que em locais muito quentes há certos tipos de roupas que não haverá muita saída, como as de lã e de linha.

Fraldas de tecido

As fraldas de tecido ainda são muito utilizadas pelas mamães. Esse item é uma ótima pedida para que você personalize de acordo com o desejo de seus clientes, uma vez que existe a possibilidade de incrementar personagens de desenho animado destaques entre o público ou também o nome do bebê.

Além disso, as fraldas ecológicas de tecido são muito mais do que uma simples tendência entre as mamães. Trata-se de um produto que não prejudica o meio ambiente e não gera resíduos a serem descartados continuamente. Entre os benefícios para o cliente, destaca-se ainda a possibilidade de personalização, criando diferentes itens que tragam a satisfação dos clientes.

Roupas de cama e de banho

Roupas de cama e de banho também são de muita serventia e com muita demanda no mercado. As toalhas, por exemplo, podem ser pequenas, cujo objetivo principal é servir aos recém-nascidos, como também as maiores, preferidas pelas famílias para que possa servir por um período de tempo maior. Aposte ainda em modelos com capuz, pois há uma preferência nesses produtos por proteger a cabeça da criança.

Outros itens que podem ser vendidos:

  • toalhas-fralda;
  • lençol para carrinho;
  • protetor de berço;
  • lençol para berço;
  • mantas;
  • guirlandas de bebês.

Esses produtos, elaborados de forma personalizada para as mamães, atraem de forma significativa os olhares dos clientes. Ao buscar por produtos industrializados, as chances de adquirir um item que seja de acordo com o que o público espera e que seja elaborado de acordo com as demanda diminuem consideravelmente, o que as leva buscar pelo artesanato.

Assim, há a possibilidade de ter temas específicos (que combinem com a decoração do quarto), além de ter a chance de personalizar com o nome do bebê.

Bolsas para maternidade

A bolsa para maternidade é um produto muito em alta, justamente pelas suas funcionalidades e também por ser bem prática para o grande dia. É nela que a mamãe colocará os principais itens do bebê e também para o seu conforto no pós-parto, o que torna um tipo de produto essencial para o enxoval.

Com ela, o artesão também pode oferecer outros produtos em alta que se encaixam perfeitamente com as necessidades das mamães. Entre eles, porta-lenços, porta-mamadeira e porta-documentos (que fará uma diferença significativa no momento da maternidade).

Confira quais são os melhores materiais de enxoval para bebê

Quais materiais são considerados os melhores para o enxoval de bebês?

Algodão

Muito procurado pelas famílias, esse tipo de material se destaca por ser confortável e poder proporcionar a saúde e o bem-estar da criança. Entre as vantagens desse tipo de produto que podem ser utilizadas para que as mamães sejam convencidas a comprá-lo, destaca-se:

  • produtos macios, o que proporciona a transpiração ideal da criança;
  • não provoca assaduras — desde que esteja no tamanho certo;
  • na maioria das vezes, não causa alergias;
  • fácil de lavar.

Lã, linho e cashmere

Conforme abordado, ao oferecer produtos feitos a partir desses materiais, existe a necessidade de avaliar qual é a estação do ano e o clima de sua região. Dependendo da temperatura, não haverá muita saída, uma vez que é bastante quente e pode trazer desconforto para o bebê.

No entanto, é uma aposta que deve ser feita em períodos mais frios, justamente por ser o produto que mais vai proteger o pequeno do frio, além de proporcionar peças elegantes e personalizadas para os seus clientes.

Um bom profissional é aquele que alerta o seu público sobre o que é vendido, certo? Portanto, saiba que esse tipo de material só deve ser colocado no bebê caso ele não tenha nenhum tipo de alergia e nem irritabilidade, pois o tecido solta alguns pelos que podem irritar o neném.

Tecido misto

Há, ainda, o tecido misto, no qual é composto 20% de poliéster e 80% de algodão. Esse tipo de roupinha tem muita saída no mercado, especialmente pela sua principal vantagem de não amassar, o que facilita bastante a manutenção. Além disso, a secagem é mais rápida do que o normal, ideal para períodos mais frios que roupas mais pesadas tendem a demorar mais para estarem completamente enxutas.

É recomendável, ainda, que a família seja alertada quanto a dias quentes, justamente porque esquenta mais do que outros tipos de roupas, trazendo desconforto para o bebê.

Lycra com algodão

Por fim, há os tecidos compostos por lycra e algodão. Entre as principais vantagens de vender produtos com esse material, destacam-se:

  • alta demanda pelo conforto proporcionado pela roupa;
  • materiais elásticos, que adaptam-se bem aos movimentos.

Conheça algumas dicas de produção

trabalhar com enxoval para bebêPara que você atinja o sucesso esperado e os objetivos propostos, chegou o momento de avaliarmos algumas dicas de produção de enxoval para bebês. Confira!

Conheça as especificidades de sua região

Conforme explicamos, há especificidades de regiões que devem ser considerados no momento de produzir um enxoval para vendas. Analise como é o clima, quais são as preferências das pessoas que buscam por esses produtos e ofereça produtos que atenda às principais expectativas e ao mesmo sejam úteis para a sua rotina.

Entenda sobre o seu público

Conhecer bem o seu público é outra dica de produção que deve ser destacada. Não é porque determinado item é tendência em grande parte do mercado brasileiro que ele fará sucesso em seu negócio, uma vez que há muitas particularidades quando tratamos sobre enxoval para bebê.

Por essa razão, estude inicialmente o que é mais solicitado pelos seus clientes e quais são os produtos de maior demanda.

Saiba mais sobre a sua concorrência

Quais são as principais estratégias adotadas pela sua concorrência? Esse ponto é fundamental para que você ofereça materiais de qualidade e que ao mesmo tempo esteja alinhado com o que outras pessoas vêm propondo em seu negócio.

A concorrência é saudável tanto para os comerciantes quanto para os clientes, justamente por darem oportunidade de trazerem produtos com mais qualidade e ainda oferecer preços competitivos.

Confira 3 dicas para a divulgação de seu produto

Tudo certo para começar a vender enxoval para bebê e se destacar no mercado! Agora, é preciso conhecer algumas estratégias eficazes de divulgação dos seus produtos. A seguir, selecionamos as principais para que você esteja próximo de seus clientes e consiga ampliar continuamente as vendas. Veja!

1. Vendas por WhatsApp

Hoje, o WhatsApp faz parte da vida da maioria das pessoas. Por essa razão, adotar a ferramenta para as suas vendas é a primeira dica para que a divulgação de seus produtos seja positiva e consiga alcançar as pessoas desejadas.

Para que essa estratégia traga os resultados almejados, algumas dicas devem ser seguidas. A primeira delas é adotar pelo WhatsApp Business em vez do aplicativo pessoal. Essa solução é oferecida para pessoas que tenham negócios individuais e de pequeno porte, cujo principal objetivo é trazer mais profissionalismo para as suas vendas e ainda trazer mensagens personalizadas.

Não se esqueça, ainda, de pedir autorização para seus clientes para divulgar as suas principais novidades, além de segmentar a sua lista. Exemplo: recentemente, uma mamãe comprou um enxoval completo para o bebê que nascerá daqui 2 meses. Para ela, você ainda pode apresentar tendências de um recém-nascido que talvez vá interessar na compra, algo que não seria útil para uma família em que a criança já está com quase um ano de idade.

Por fim, crie um cronograma de mensagens e estabeleça períodos pontuais. Caso você insistentemente envie novas ofertas para os seus clientes, há o risco de incomodá-los, o que trará um retorno negativo ao seu negócio.

2. Redes sociais

Da mesma forma que o uso do WhatsApp está na rotina, as redes sociais também! Aqui, quem conhece os seus clientes sairão na frente, uma vez que esse entendimento é essencial para entender em quais canais eles estão mais presentes.

No Instagram, por exemplo, você pode divulgar os principais produtos, solicitar para as famílias que adquiriram seus itens para tirar fotos do quarto do bebê prontinho, além de interagir com os seus clientes de forma mais eficaz.

Use essas ferramentas também para produzir conteúdo. Hoje, as pessoas não buscam apenas por produtos, como também por dicas sobre o seu dia a dia. O que uma família que está começando a comprar os itens para bebês deseja saber? Ofereça dicas sobre o que comprar (sem mencionar os seus produtos em específico), quais são os materiais mais indicados, além de apresentar sugestões sobre o que toda mamãe e papai devem saber em cada etapa da gravidez.

Há ferramentas dessas próprias redes sociais que ainda permitem um melhor relacionamento do negócio com o público. Nos stories, por exemplo, você tem a oportunidade de pedir sugestões de produtos que as pessoas mais desejam, além de fazer enquetes e divulgar as principais tendências do mercado!

3. Forneça um bom atendimento

As estratégias apresentadas serão muito úteis para a divulgação de seus produtos. No entanto, quem fornece um bom atendimento, deixa as famílias à vontade para apresentarem suas expectativas e ainda apresenta produtos de qualidade, certamente vai colher bons frutos de todas as estratégias.

O marketing boca a boca é um dos pontos que merece atenção por qualquer profissional, uma vez que muitos clientes ainda levam a indicação em consideração no momento de definir onde vai comprar os seus produtos.

Entre as vantagens dessa estratégia, destaca-se:

  • prospecção de novos clientes;
  • fidelização de clientes;
  • redução de custos, uma vez que é uma divulgação gratuita.

Faça um curso para garantir o seu dinheiro

Conforme percebemos, há alguns passos a serem seguidos para que você comece a vender enxoval para bebê. Por essa razão, quem busca por profissionalização certamente sairá na frente — e por que fazer esse curso online? Confira as vantagens!

Flexibilidade de horário

Se você utiliza como argumento de que não se capacita por falta de tempo, o curso online permite uma completa flexibilidade de horário. Ao adquirir os conteúdos, você tem a possibilidade de assistir às aulas de onde quiser e no momento que mais for pertinente.

Ideal para aqueles momentos livres nos quais você passa um tempinho navegando pelas redes sociais, uma vez que estará se profissionalizando continuamente para aplicar novos conhecimentos aos seus produtos, o que permite ainda mais qualidade nas vendas dos itens.

Dúvidas respondidas

É natural que, ao começarmos a investir em determinada carreira, surjam algumas dúvidas sobre produtos, os melhores materiais, quais são os itens que podemos vender e que têm alta demanda de mercado. Por essa razão, assim que iniciar na venda de enxoval para bebê, o ideal é buscar por um apoio profissional, que vá responder todas as suas pontuações e ainda dar dicas das melhores práticas para obter sucesso.

Isso se torna até mesmo um diferencial competitivo, justamente porque terá o apoio de pessoas que já tenham expertise de mercado e que conhecem a área de atuação.

Neste material, você pôde conferir um guia completo sobre enxoval para bebê, quais são os produtos a serem investidos, além de dicas práticas de divulgação. O ideal é que você tenha um bom planejamento, entenda quais são as principais necessidades de seus clientes e ainda possa adquirir itens de qualidade para fornecer produtos que atendam às expectativas e ainda sejam funcionais.

Gostou do que foi apresentado? Compartilhe este material em suas redes sociais e faça com que outras pessoas também descubram as melhores práticas desse mercado! Afinal, conhecimento nunca é demais.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!