Black Friday 2023

🔥 Descontão de 67% off!
Apenas 12x de R$ 9,90

Dias
Horas
Minutos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nesse vídeo aqui do Passa o PAP, você vai aprender como para fazer um porta-retrato com origami em tecido. Essa técnica é muito inovadora e uma super novidade no mercado de artesanato. Thaís Kato ensina de forma muito fácil e rápida a transformar um pedaço de tecido em uma peça incrível, versátil e que pode ser sua primeira criação.

https://youtu.be/hiBpLt_w-iU

Esse porta-retrato exige um pedaço de tecido de algodão que deve ser engomado. A receita de Thaís para engomar o tecido é: uma parte de água, uma parte de cola branca em medidas iguais. Mergulhe o tecido nessa mistura. Retire e deixe secar na horizontal sobre um pano absorvente. Quando estiver seco, é só cortar e começar a dobrar. A lista de materiais e a descrição do passo a passo para fazer o porta-retrato com origami em tecido estão logo abaixo do vídeo.

Thais Kato, artesã expert em origami
Thais Kato, artesã expert em origami

Esse porta-retrato pode ser feito para ser vendido ou presenteado separadamente. Também pode ser uma peça para incrementar um kit de maternidade, chá de bebê e outros, uma força na construção do seu catálogo de produtos. Quanto mais criativo e completo for, mais valor agregado terá diante dos olhos dos seus clientes.

Origami em tecido

A arte milenar do origami faz parte cultura japonesa. “Ori” significa dobrar e “gami”, papel. Essa tradição é passada às crianças, pela família ou pela escola, que aprendem a fazer as dobraduras. Sem cortes ou emendas — apenas dobras — o papel vai ganhando vida e, aos poucos, suas formas geométricas se transformam em seres ou objetos.

Thaís Kato é sansei (neta de japoneses) e apaixonada por origami. Essas dobraduras, tão simples e tão complexas, mudaram sua vida. Tudo começou quando Thaís resolveu experimentar outros materiais e descobriu no tecido uma nova maneira de fazer origami. A técnica muda de nome, passa a se chamar Orinuno (“nuno” = tecido), e ressalta ainda mais a sutileza e a perfeição oriental.

Thais executando uma de suas peças
Thais executando uma de suas peças

Quem sabe o origami em tecido também não muda a sua vida?

A descoberta

Ao tirar uma licença do trabalho para cuidar da mãe adoentada, Thaís ocupava o pouco tempo livre praticando as dobraduras em papel. Em conversas com a mãe, surgiu a ideia de utilizar tecido no lugar de papel. Na época, essa londrinense trabalhava como jornalista e não imaginava que acabara de descobrir sua verdadeira vocação.

Resolveu então criar algumas peças para vender e participou de seu primeiro evento como empreendedora curiosa. Vendeu tudo e saiu dali com encomendas. O marido, administrador de empresas, logo viu o potencial dos produtos, que são uma inovação no mercado. Ele a apoiou e estruturou um pequeno plano para que Thaís começasse um negócio. Como a maioria das pessoas prestes a se arriscar em algo totalmente incerto, Thaís sentiu medo.

Mas era como se a vida estivesse me dizendo: ‘vai lá’!

E durante seis meses, ela se dividiu entre as palavras e o origami em tecido.

Em um domingo de 2008, Thaís montou um stand em uma feira bem conhecida dos paulistanos, a feirinha do Center 3, um shopping localizado na avenida Paulista. “As pessoas fizeram fila, havia 20, 30 pessoas tentando chegar próximo do stand para ver o que era aquilo que estávamos vendendo”, conta. Havia carteiras, porta-lenços e porta-moedas feitos com origami em tecido. Thaís diz que a ficha demorou a cair. “Só fui perceber a força desse trabalho uns dois anos depois”, conta.

Com esse empurrão inicial, o que era incerto, virou certo. Mais do que certo. Thaís se tornava oficialmente uma artista do origami em tecido. Foi buscar cursos de vendas e negócios e consolidou sua empresa.

Para viver de artesanato, Thaís precisou inovar e se deixar transformar por sua arte. A inovação veio com o uso do material e na forma de comunicar seus produtos. “Você precisa me ver vendendo, eu realmente explico e apresento minhas peças.” A dica é valorizar seu material, fazer com que o cliente entenda e reconheça o acabamento perfeito da peça, e, claro, falar com muita paixão sobre o que faz. O resultado foi positivo e Thaís comemora o sucesso: “conseguimos passar a fase mais difícil, que são os dois primeiros anos de um negócio, e hoje já são sete anos. Tivemos nossos desafios, mas conseguimos nos estabelecer”, conta.

Peças feitas pela Thais
Peças feitas pela Thais

A redescoberta

Um desses momentos desafiadores pelos quais a artista passou foi há um ano. “Perdi meu filho, de cinco meses, por morte súbita. É algo raro, mas aconteceu.” Thaís se viu sem vontade para fazer absolutamente nada. “Saía para passear com o cachorro e levava alguns pedaços de papel no bolso. Eu dobrava e dobrava. Era uma terapia”, lembra. Ah, as dobraduras, tão simples e tão complexas, sempre mudando o rumo da vida da Thaís.

Desde então, aprendeu a celebrar o fato de estar viva e de ter de continuar — criando, dobrando, tocando seu negócio. Começou a dar cursos sobre o tema, como Origami em tecido, Origami em tecido: design para interiores, Preparando a chegada do bebê com origami em tecido e Lembrancinhas para maternidade com origami em tecido.  Já teve seu trabalho exibido em programas de TV, jornais e revistas. Além disso, apresenta seminários sobre criatividade, design e para futuros administradores. Atua ainda em eventos motivacionais, associando as qualidades exigidas para o origami com a vida profissional de colaboradores de grandes empresas.

A história da Thaís é uma demonstração de força, transformação e dedicação. Isso é muito inspirador! Inspire para criar sua primeira peça com origami em tecido. Depois volta aqui nos comentários para nos contar sua experiência!


 

Lista de materiais:

Como fazer:

  1. Separe os 4 pedaços de tecido que já estarão engomados
  2. Com um pedaço, dobre uma das pontas formando um triângulo e depois a outra ponta encaixando outro triângulo
  3. Faça mais 2 dobras no formato de triângulo até finalizar uma cantoneira. Encaixe um triângulo dentro do outro
  4. Faça isso com os outros três pedaços e agora é só encaixar as fotos e curtir suas memórias!

Achou esse passo a passo muito difícil? Teve mais alguma ideia para customizar? Então conta pra gente nos comentários!

15 respostas

    1. Li Craft, origami é uma técnica incrível, né? E concordo, a Thaís é ótima! Você fez o porta-retrato? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Preencha os campos abaixo e não perca as nossas novidades!