Passo a passo completo para trabalhar com unhas de fibra de vidro

Oferecer novidades é fundamental para a manicure. Além de fidelizar as clientes mais antigas, ela atrai um novo público por sempre se atualizar sobre o universo das unhas. Quando falamos nas brasileiras, o alongamento é praticamente obrigatório em qualquer salão. Portanto, trabalhar com unhas de fibra de vidro pode fazer toda a diferença na sua carreira!

Durável, bonito e com resultado mais natural que o feito apenas em gel, o alongamento com fibra de vidro tem feito a cabeça das mulheres. Você ainda pode associá-lo a outros serviços, como pintura com esmalte em gel, para oferecer um serviço ainda mais completo. Já pensou o quanto trabalhar com unhas de fibra de vidro pode agregar ao seu portfólio de serviços?

Se você ainda não conhece esse tipo de alongamento, não se preocupe. Neste post, você vai ver todo o passo a passo para trabalhar com unhas de fibra de vidro, da colocação a dicas para divulgação. Confira!

alongamento-de-unhas-com-fibra-de-vidro

1. Saiba como fazer unhas de fibra de vidro

Antes de trabalhar com unhas de fibra de  vidro, você precisa entender como o procedimento é feito. Confira o passo a passo:

Faça a cutilagem

Agora é hora de retirar as cutículas. Aqui no blog, você encontra um post completo sobre cutilagem. Então, vamos dar uma resumida nesta etapa:

  • com movimentos leves, passe uma escovinha por cima das unhas e cutículas para retirar a pele morta;
  • use um bom amolecedor de cutículas e deixe o produto agir por 5 minutos. Você pode usar luvas de plástico ou chumaços de algodão para potencializar o efeito;
  • atenção: não use removedor de cutícula! Com o tempo, o produto tende a deixar as unhas amareladas e enfraquecidas;
  • atenção (2): não deixe as unhas de molho! Além de inchar os dedos da cliente, a dilatação pode prejudicar o resultado do seu trabalho. Se você não tiver um amolecedor, substitua-o por um bom hidratante;
  • empurre as cutículas com uma espátula;
  • comece a remover o excesso de pele que ficou após pressioná-la com o palito. O ideal é começar pela extremidade, parar no meio e passar para a outra extremidade. Assim, a pele sai de uma vez;
  • após a primeira remoção, pegue o palito, empurre novamente a cutícula e passe novamente o alicate para retirar o que ficou;
  • finalize hidratando novamente unhas e cutículas.

Quer ser uma super profissional? A eduK tem um curso específico para aperfeiçoamento de cutilagem.

Prepare a unha

Para receber a fibra de vidro, a unha precisa ser preparada.

  • comece usando o prep, produto que higieniza e retira a oleosidade da unha, na mão toda da cliente. Atenção: não o substitua por álcool 70, que não é feito para esse tipo de procedimento e pode causar o descolamento do produto;
  • empurre a cutícula para ter mais espaço de unha;
  • passe uma lixa banana ou motorzinho em velocidade lenta para retirar resquícios de oleosidade da unha e deixá-la mais porosa, aumentando a aderência do alongamento.  Não é recomendado que isso seja feito com frequência, já que a deixa enfraquecida;
  • deixe a unha da cliente bem curtinha;
  • use um broca para fazer a limpeza dos cantinhos;
  • passe uma escova (pode ser de dentes, contanto que nova) ou um espanador para tirar todos os resíduos;
  • passe um palito de unhas com algodão embebido em removedor de esmaltes. Ele vai tirar qualquer sobra de tintura que ainda tenha na unha;
  • agora é hora do regulador de PH ou nail prep, que desidrata a unha para receber o alongamento.

Separe o material

Para trabalhar com unhas de fibra de vidro, você vai precisar de:

  • gel para capa-base (opcional. Algumas manicures fazem a capa-base com o gel de alongamento);
  • primer para alongamento (com e sem ácido);
  • pincel língua de gato para unhas de gel;
  • molde para alongamentos;
  • gel para alongamento;
  • bloco para polimento;
  • fibras de vidro;
  • lixa banana;
  • cabine LED;
  • selante UV;
  • broca.

materiais-para--unhas-com-fibra-de-vidro

Comece a trabalhar com unhas de fibra de vidro

Agora é hora de partir para a técnica em si. Vamos conferir em detalhes como o procedimento acontece:

Primer

O primeiro passo é usar um primer para alongamentos. Existem dois tipos: com e sem ácido. O ideal é que você tenha os dois tipos; assim você consegue atender todo o seu público. Por exemplo: se a cliente tiver sudorese, oleosidade ou alta temperatura corporal, escolha o produto com ácido, que vai evitar que a unha fique molhada ou oleosa e, consequentemente, o alongamento caia. Mas lembre-se de não encostá-lo na cutícula, certo?

Capa-base

Quando o primer secar, passe uma camada fina de gel para a capa-base. Ela protege a unha natural e permanece na hora de trocar o alongamento (caso a cliente não queira removê-lo de vez). Você pode passar em todas as unhas ao mesmo tempo, já que é uma etapa rápida. Sempre tome cuidado para não encostar o produto na cutícula. Depois, leve para a cabine por 60 segundos.

Molde

Depois de seco, é hora de começar o alongamento. Para quem está começando a alongar, o ideal é encaixar um molde. Além de deixar a unha certinha e no tamanho que a cliente deseja, ele evita vestígios entre a pele e o alongamento.

O molde conta com uma linha vertical que deve ficar centralizada na unha da cliente. Suas pontas ficam exatamente na falange. A partir daí, você e a cliente podem escolher o tamanho do alongamento.

Primeira camada de gel

Pegue o gel para alongamento (costuma ser o nude) para fazer a primeira camada. Com um pincel, coloque o equivalente a uma pequena pérola no molde e o estique até a ponta da unha e na altura em que deseja que o alongamento fique. O ideal é que ela fique um pouco maior e, na hora do acabamento, você lixe até o tamanho desejado. Leve para a cabine e deixe por apenas 10 segundos.

Depois desse tempo, pince a unha nas laterais para deixar o formato mais arredondado e natural. Leve à cabine por mais 20 segundos. Se o seu aparelho tiver abertura atrás, mantenha a pinça na unha para que ela seque no formato côncavo.

Camada de fibra de vidro

Antes de colar a fibra de vidro, faça mais uma camada de gel — dessa vez, em toda a unha, mas parando antes da cutícula.

Um tufo de 4 mil filamentos pode ser cortado ao meio e usado em duas unhas. Depois de cortado, cole-o em toda a parte da unha que recebeu a segunda camada de gel. Concentre-o no centro da unha espalhe-o para as extremidades. Leve para a cabine e deixe por 20 segundos.

Segunda camada de gel

Nessa etapa, você praticamente empurra o gel para dentro da camada de fibra. Isso com leveza, é claro, para não tirá-la do lugar.

Construa um ponto de tensão

O ponto de tensão é a parte da unha que sofre maior pressão quando ocorre algum impacto. Ao trabalhar com unhas de fibra de vidro, você vai criar essa camada que vai aumentar a resistência do seu alongamento. Há manicures que preferem uma camada mais grossa, que deixa um efeito mais artificial; já outras preferem um ponto mais fino. Vai da profissional decidir o melhor.

Para criar esse ponto, coloque uma quantidade de gel na base da unha (sem encostar na cutícula, é claro) e vá puxando em direção ao topo até que tudo fique nivelado. Coloque na cabine por 30 segundos.

Acabamento

Agora é hora de tirar o molde e cortar as sobras de fibra de vidro da ponta. Passe mais uma camada de gel, que não pode ser nem muito grossa, nem muito fina. Coloque para secar por mais 30 segundos. Dê uma batidinha no alongamento para ter certeza de que ele está seco. Passe o prep para limpar qualquer resíduo.

Use a broca na velocidade mais forte para fazer o acabamento da ponta e laterais. Passe-o também na superfície do alongamento. Você pode usar também a lixa banana para detalhar.

Depois, passe a broca de ponta fina nos cantinhos próximos à cutícula para tirar qualquer sobra e desobstruir os cantos.

Polimento de bloco

Não tem segredo na hora de polir com bloco: todos os movimentos são bem rápidos e leves para não acabar com seu trabalho! Esfregue a escovinha para eliminar os resíduos de pó.

Selante

Passe o selante UV por todo o comprimento da unha e leve para a cabine por 60 segundos.

2. A cabine correta para trabalhar com unhas de fibra de vidro

Como você viu, ao trabalhar com unhas de fibra de vidro, você precisa fazer muitas camadas e, consequentemente, levá-las várias vezes à cabine para a secagem. Se antes tudo era feito com o modelo UV, hoje a tecnologia LED é praticamente obrigatória para a manicure.

Mas será que realmente é melhor escolher a LED? Sim! Veja as vantagens:

  • a lâmpada ultravioleta dura aproximadamente 100 horas, enquanto a LED aguenta até 50 mil;
  • não é todo modelo de lâmpada UV que vai se adaptar à sua cabine. Se você não encontrar a correta, vai perder o aparelho;
  • a cabine UV demora de 2 a 3 minutos para secar esmaltes ou camadas do alongamento. Já a LED, como você viu aí em cima, demora no máximo 60 segundos;
  • você pode cobrar um valor maior pelo trabalho com a cabine de LED;
  • você consegue atender mais clientes, já que o procedimento será bem mais rápido;
  • a cabine de LED é leve e tem diversos tamanhos e modelos. Você pode escolher uma portátil e levá-la aos seus atendimentos em domicílio;
  • a cabine de LED seca de dentro para fora. Isso significa que, quando você der uma batida no alongamento para ver se ele está realmente seco, não vai haver engano. Como a UV seca de fora por dentro, muitas vezes a camada superior está seca, enquanto a inferior não. Com isso, o alongamento cai antes da hora porque não secou como deveria;
  • existem cabines de LED que também são UV.

Para melhorar a precificação de seus serviços, a eduK tem um curso de organização financeira para profissionais de beleza.

cabine-led

3. Tipos de unhas de fibra de vidro que você pode trabalhar

Veja algumas técnicas que você pode agregar ao trabalhar com unhas de fibra de vidro!

Esmaltação com esmalte em gel

Você pode trabalhar com unhas de fibra de vidro e finalizar com esmalte comum, mas o alongamento é propício para receber esmalte em gel, já que o produto não pode ser aplicado diretamente na unha.

Duradouro, o esmalte em gel pode ficar até 3 semanas nas unhas da cliente. Além disso, não precisa ser retocado com top coat o tempo inteiro, tem um acabamento muito mais profissional e seca bem mais rápido. Por oferecer tantos benefícios, é um serviço no qual você pode cobrar mais.

Ah, lembre-se apenas de que a esmaltação em gel só seca na cabine, certo? Sem ela, a pintura fica eternamente mole. Com as lâmpadas LED, você seca as unhas da cliente em, no máximo, 30 segundos.  Além disso, por ser muito resistente, ele só pode ser removido no salão.

Sua cliente vai sair do seu salão com unhas novas e esmalte com o melhor acabamento que já viu!

Unha encapsulada

É quando a unha recebe a decoração entre as camadas de gel. Além de um visual diferente, ela vai ficar com a nail art por muito mais tempo. O mais interessante é que você pode fazer de tudo em nail art: de pintura com esmalte em gel a adesivo e glitter, por exemplo.

Para fazer a técnica, o ideal é inseri-la ao trabalhar com unhas de fibra de vidro. Se você fizer o alongamento e depois vir com a nail art, a espessura da unha vai ficar muito grossa.

Vamos às dicas:

  • você vai começar após a primeira camada de gel por cima da fibra de vidro. Quando ela estiver seca, passe uma camada fininha de gel da cor rosa ou nude.  Coloque na cabine por 10 segundos, dê uma acentuada na curvatura e deixe secar por mais 30 na cabine;
  • higienize com o prep e passe a lixa banana (de leve) por cima do alongamento;
  • se a fibra se desgastar na base da unha e ficar esbranquiçada, passe um pouco de prep e, depois, de primer apenas na região;
  • agora é hora de fazer a sua arte! Não se esqueça de usar pincéis finos, que vão dar muito mais precisão;
  • coloque para secar por 10 ou 15 segundos;
  • chegou o momento de encapsular! Para isso, você vai precisar de uma quantidade generosa de gel, já que a camada terá que ser grossa. Coloque o produto na base da unha (já vai servir como um ponto de tensão) e vá puxando para cima da nail art até o fim do alongamento. Coloque para secar por 10 segundos, use uma presilha para curvar a unha e seque novamente por mais 30;
  • para uma segunda camada de decoração, passe o prep para limpar o gel e use a broca e a lixa para desgastar a camada e acertar as laterais. O produto deve ser usado também debaixo do alongamento (que também deve ser lixado). Depois, faça a decoração;
  • passe um selante e leve e para a cabine por 60 a 120 segundos.

unhas-encapsuladas-alongamento-com-fibra-de-vidro

4. Entenda como remover a fibra de vidro

A unha de fibra de vidro só pode ser removida no salão.

5. Veja qual o preço ideal para trabalhar com unhas de fibra de vidro

Além de saber como trabalhar com unhas de fibra de vidro, você precisa aprender a cobrar o serviço, não é verdade?  No entanto, não existe um preço específico: as manicures costumam variar entre R$180 e R$300, já a manutenção custa de R$50 a R$80.

O que levar em consideração ao formular o preço para trabalhar com unhas de fibra de vidro? Veja:

  • qualidade e quantidade de materiais: trabalhar com unhas de fibra de vidro requer uma boa quantidade de produtos. No entanto, você deve trabalhar com marcas que ofereçam um excelente custo-benefício. Quanto mais qualidade tiver, maior será o valor;
  • região e concorrência: não adianta colocar um preço muito alto se as pessoas na região de atendimento não tiverem condições financeiras para pagar. Além disso, veja quais salões já começaram a trabalhar com unhas de fibra de vidro e faça um preço competitivo (levando em consideração que você está iniciando nessa técnica);
  • local de atendimento: você vai trabalhar com unhas de fibra de vidro em casa, em um salão ou na residência da cliente? O atendimento em casa costuma ser mais em conta que o do salão, que leva em conta os custos de manutenção do local. Mas o valor mais alto é o do atendimento na casa da cliente, que é um serviço “vip” e deve contar também com o valor da passagem;
  • cabine: a de LED diminui consideravelmente o tempo gasto ao trabalhar com unhas de fibra de vidro, portanto também é um recurso que aumenta o valor;
  • serviços associados: esmaltação comum, em gel ou encapsulada também agrega valor ao trabalho.

6. Divulgue que você sabe trabalhar com unhas de fibra de vidro

Você  separou os materiais, treinou bastante, definiu preço e está pronta para trabalhar com unhas de fibra de vidro. Mas como as pessoas vão saber da sua técnica se você não divulgá-las? Confira nossas dicas:

Cartão de visitas

Um cartão de visitas é fundamental para quem quer trabalhar por conta própria. Ele mostra seu nome, profissão e informações de contato em um pequeno pedaço de papel. O bom é que você pode levá-lo na bolsa e deixar alguns nos estabelecimentos da sua região. Feiras e workshops também são locais excelentes para distribuir seus cartões.

WhatsApp

Ao trabalhar com unhas de vidro, esmaltação ou qualquer outro serviço, dê seu WhatsApp para a cliente. Aliás, faça um cartão de visitas e coloque o número. Será uma ótima oportunidade de fazer marketing e mostrar seus serviços para quem está próximo. Mas tudo, é claro, deve ser feito com estratégia.

  • use o WhatsApp Business: é a versão comercial do aplicativo. Com ele, você pode colocar horário de atendimento, mensagens automáticas e enviar mensagens para um grande grupo. Dá também para classificar os contatos em diferentes grupos: clientes fiéis, potenciais clientes ou que visitaram seu salão uma vez, por exemplo;
  • use o status: é uma excelente ferramenta para mostrar seus serviços. O bom é que você pode mostrar todos os trabalhos que fez no dia, mas o ideal é que você selecione os melhores. Use também para divulgar promoções-relâmpago ou algum cupom de desconto exclusivo para quem tem seu número;
  • mande uma mensagem: de vez em quando, avise de alguma novidade no seu atendimento e divulgue para seus contatos. O ideal é que tenha alguma vantagem envolvida. Por exemplo: você vai começar a trabalhar com unhas de fibra de vidro e as primeiras 20 clientes que marcarem com você vão ganhar 10% de desconto;
  • aproveite o perfil: coloque serviços oferecidos, endereço, horários de atendimento, links e tudo o que for importante para seu trabalho.

Instagram

O Instagram também é uma ótima ferramenta para você que quer trabalhar com unhas de fibra de vidro. Por ser uma rede estritamente visual, é perfeita para divulgar serviços de manicure.

Veja algumas dicas:

  • invista na qualidade das fotos: pense no Instagram como seu portfólio. Ele deve exibir seus melhores trabalhos, portanto poste as melhores fotos que puder. Tenha atenção à luz local, foque apenas nas mãos e use ferramentas de edição para corrigir a iluminação e cor (mas não para modificar seu trabalho). A eduK tem um curso excelente para fotografar unhas com o celular;
  • tenha um perfil comercial: da mesma forma que o WhatsApp, o Instagram também permite que você faça uma conta comercial — e não precisa baixar um aplicativo específico para isso. Para tanto, clique nos 3 tracinhos do canto direito superior >  Configurações > Contas > Mudar para conta profissional;
  • não misture pessoal com profissional: sua conta deve ter apenas seus trabalhos como manicure. Deixe fotos de família, memes e selfies para o perfil pessoal;
  • use as hashtags: elas são um ótimo recurso para mostrar que você sabe trabalhar com unhas de fibra de vidro. O Instagram tem diversas voltadas à manicure, como #manicure, #manicureporamor, #manicure_ideias e #unhasdefibradevidro;
  • explore os recursos: o Instagram tem o reels, stories, o IGTV, enquetes e diversos filtros para deixar seu conteúdo mais dinâmico. Então, explore-os! Faça challenges, graves tutoriais simples e faça perguntas às seguidoras. Quanto mais engajamento seu Instagram tiver, mais o aplicativo vai divulgá-lo;
  • faça conteúdo:  além de divulgar seu trabalho de maneira direta, use a plataforma para mostrar que você entende sobre o universo das unhas. Dê dicas para manutenção das unhas, explique por que a cliente deve ir ao salão para cuidar do alongamento, faça reviews de esmalte e mostre um pouco sobre o dia a dia de trabalho.

Viu como é possível trabalhar com unhas de fibra de vidro? E para ver o passo a passo de colocação, assepsia, manutenção, remoção e nail art encapsulada, confira o curso da eduK Alongamento de unhas com fibra de vidro!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!