Visitamos a Mega Artesanal 2016 e antecipamos tudo para você!
Finalmente chegou o dia: o Artesanato e Ponto acaba de visitar a Mega Artesanal 2016 e antecipa tudo pra vocês, nossas queridas leitoras e artesãs. Você vai conhecer as principais tendências que vão ser lançadas no mercado a partir de agora, os produtos mais incríveis e, claro, vai encontrar muita inspiração para desenvolver os seus próximos trabalhos! Para começar, é preciso dizer que percorrer os 26 mil metros quadrados e os 300 stands do maior evento de produtos e técnicas de artes e artesanato da América Latina poderia até ser uma modalidade olímpica. Portanto, se você estiver se preparando para partir rumo à São Paulo Expo antes de ler esse texto, separe já seu tênis mais confortável, alongue a panturrilha e prepare-se: essa edição dos 10 anos da Mega está, no mínimo, in-crí-vel!
Abertas as portas da felicidade para os artesãosOs corredores vão ficando cada dia mais lotados a cada novo dia de Mega
Como por lá tudo é mega, vale dizer que são esperados mais de 100 mil visitantes, entre os dias 12 (aberto só para os expositores) e 17 de julho. É como se a população inteira de Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, estivesse por lá! Bom, curiosidades à parte, vamos às novidades…
Artesanal Confeitaria & Festa
Uma novidade dessa edição é a abertura da Artesanal Confeitaria & Festa que chega ocupando 500 m² da Mega. No espaço estão artigos para decoração de festas temáticas e infantis. É possível que o espaço cresça nos próximos anos, mas, se você trabalha nesse segmento, vale dar um pulo nessa área especialmente para fazer contatos. E olha aí: as garrafinhas decoradas seguem com tudo nas festas.
Já era de se esperar. Mais uma vez o artista plástico Peter Paiva causou furor com seu mega espaço. O artista já participa da feira há dez anos e é impressionante como ele segue surpreendendo a cada nova edição. Desta vez, o tema do stand foi inspirado no clássico Moulin Rouge, cabaré francês e filme de sucesso. E não é que o Peter recebeu a nossa equipe devidamente caracterizado como Harold Zidler, um dos personagens mais importantes da história?
No ambiente que reproduz um cabaré, Peter nos contou que sua intenção é mostrar às artesãs e alunas que a paixão pelo artesanato tem que vir à tona e, para se destacar no setor, é preciso sair da zona de conforto, ousar e “pensar fora da caixa”. Durante o tempo que passamos com ele, ficou claro que o sucesso desse artista especializado em transformar sabonetes em arte não é sorte e, sim, resultado de muito trabalho e dedicação. Apesar de ter 53 pessoas em sua equipe, e faturar milhões, ele se envolve diretamente em cada etapa do processo.
Participar de uma feira precisa de dedicação total para o resultado ser exatamente o planejado” – Peter Paiva
Entre os lançamentos, Peter Paiva traz a essa edição da Mega novidades como notas e essências diferenciadas. Etiquetas e frascos que dão um toque especial ao acabamento dos produtos também são destaque. Aliás, esse é um ponto para o qual ele chama atenção especial por considerar um ponto fraco em comum no trabalho das artesãs em geral. Portanto, meninas, fiquem de olho nas opções que ele apresenta!
Stand Lu Gastal
De Porto Alegre direto para São Paulo, esse ano Lu Gastal escolheu exatamente a Mega Artesanal para lançar oficialmente sua tão aguardada coleção de pulseiras. É um momento especial porque vem acompanhado de uma reestruturação no estúdio da artesã. A intenção dessa tão querida artista é ter tempo para fazer um mergulho e lançar um novo olhar para tudo, para o outro e para si mesma. Entram nesse processo o desenvolvimento de produtos com identidade impressa, construção e desconstrução de conceitos. A paixão de Lu pelos tecidos com sustentabilidade aparece com tudo nas pulseiras e levanta a bandeira do consumo consciente.
Aproveito até o último centímetro dos tecidos!”, reforça ela
E são muito mais que pulseiras! Cada peça foi produzida com tecidos garimpados ao longo dos últimos anos. São pedacinhos guardados com carinho para “o momento certo”. Têm florais, geométricos, neutros, com motivos de costura, importados e nacionais. Já as estampas trazem assinaturas de Círculo S/A, Fernando Maluhy, Renata Blanco, Ana Morelli, Sereníssima Ateliê, Robert Kaufman, Amy Buttler, entre outros tão especiais que carregam memórias de viagens e momentos únicos. Já deu pra sacar que esse acessório vai virar objeto de desejo!
Pulseiras lugastal: design, criatividade e memórias em tecido
Stand Millyta
Parece que estamos entrando em uma verdadeira casa de boneca! E pena que post não tem cheirinho… tudo ali tem um delicioso aroma de morango. Aliás, já fica a dica: se você tem uma loja, criar uma essência exclusiva é um ótimo complemento para identificar sua marca e seus produtos. A artesã chilena Millyta Vergara Chapa é atração na Mega com suas conhecidas bonecas mas, nessa quarta participação na feira, ela inovou ao lançar tecido próprio em trabalho desenvolvido com Fernando Maluhy. A coleção “La Vie en Rose” tem 40 estampas diferentes entre lisos e florais e algumas trazem citações da escritora inglesa Jane Austen.
Millyta revive sua primeira participação na Mega, quando também usou branco e coroa de floresTecidos exclusivos lançados por MillytaFesta de estampas e motivos florais
O mais legal é que Millyta expõe diferentes formas de utilização dos tecidos. O conceito de reciclagem e sustentabilidade também está super em alta no trabalho dela. Quer ver algumas ideias que podem ser inspiração para você também?
A bicicleta de 1949 foi reciclada e ficou um charme!Essa cadeira foi encontrada no lixo e ficou linda depois de recuperadaO detalhe aqui é a utilização do tecido no jogo americanoDelicadas carteiras feitas de tecidoA deliciosa essência Millyta de morango
Katia “Audrey Hepburn” Callaça nos recebeu em seu espaço devidamente caracterizada. Afinal, não é todo dia que se tem a chance de vestir como a personagem Bonequinha de Luxo, um dos filmes mais famosos de todos os tempos. Formada em Belas Artes, com especialização em Arteterapia, Kátia é apaixonada por bonecas tanto quanto ama dividir seus conhecimentos e ensinar sua arte.
Na primeira vez expondo na Mega com espaço próprio, Katia traz novos personagens à coleção Estrelinhas e disponibiliza seus projetos para quem quiser fazer e vender também. “Ai que lindos! Queria todos…”, ouvimos das visitantes que passavam por ali.
Já ouvi vários relatos aqui na feira de pessoas que vieram agradecer pelos projetos porque já venderam bastante e, por isso, vieram buscar outros”, Kátia Callaça
Nos próximos dias, Katia ainda vai se caracterizar como a pintora mexicana Frida Kahlo, o artista Charles Chaplin, a personagem Marry Poppins e a cantora Carmen Miranda. Porque não basta fazer bonecas: tem que dar alma aos personagens!
Kátia como Audrey
Batendo perna pelas ruas da Mega, o Artesanato e Ponto encontrou uma super máquina que é lançamento da Janome. Essa, com certeza, vai virar sonho de consumo para quem trabalha com a técnica do quilting. A MC 500E é uma bordadeira e os complementos fazem toda a diferença: o bastidor e o software que estão chegando ao mercado possibilitam criar os próprios projetos de quilting (de até 3,30 cm x 3.30 cm), imprimir o gabarito referência e fazer os trabalhos otimizando o tempo. Uma facilidade só!
Ficamos apaixonadas pelo projeto “Mãos que Bordam” que, desde 2014, já recebeu mais de 300 mãos bordadas por artistas de 16 estados brasileiros e também de outros países como Paraguai, Costa Rica, Alemanha, Grécia e Estados Unidos. Em cada mão, uma história! E mais uma vez, a arte é expressão da vida de quem a realiza.
E atenção pessoal que ama feltro: a Feltros Santa Fé é parada obrigatória para vocês e lá descobrimos essas novas opções que vêm com uma textura super bacana que traz sensibilidade ao toque e confere uma expressão de realidade aos produtos confeccionados, ideal para trabalhar com motivos animais. Outra inovação é uma fita que identifica e garante a procedência do material. Ou seja, se tem a fitinha, o produto é original!
Apaixonado por feltro, Luciano Amado, diretor da empresa, começou a trabalhar como artesão aos 18 anos. Chegou até a dar aulas sobre o assunto. Hoje, à frente dos negócios, se emociona ao dizer que o feltro materializa os sonhos de quem cria as peças.
Feltro é alma!”, alguém duvida?
Luciano é apaixonado pela arte em feltro desde a adolescência
Explorando o mundo do papel, vale conhecer os lançamentos da Tok e Crie. Entre os novos produtos, essas mini bases criativas são uma verdadeira mão na roda para criar flores artesanais lindinhas, caixas de doces, de presentes e caixa estilo travesseiro. Tudo com medidas e acabamento perfeitos! Assim fica fácil, fácil…
A nossa querida expert Thaís Kato estava por lá e se encantou com esses adesivos reposicionáveis. “É legal porque depois de usar você pode tirar e reaproveitar”, comentou ela. Ser sustentável é ou não a nova ordem mundial, gente?
Já para a enérgica e sempre alerta às novidades Nanda Sellan essa edição da Mega está surpreendendo pela gama de produtos e tecidos exclusivos como os trazidos por Afonso Franco, da Sereníssima, e por Marcelo Dutra, da Panno Bom. Ela também reparou que muitos artesãos estão expondo e vendendo peças que são ensinadas em cursos da eduK. Fomos conferir essa dica da Nanda e acabamos conhecendo o trabalho de Valeska Fraga, da Studio Tissu, de Niterói. Olha essas bonecas, que graça!
Encontramos Andrea Onishi e Cláudia Fajkars, dupla à frente do Super Ziper, lançando e divulgando o Manual para uma vida craft. O livro já virou um clássico entre o público que se dedica à arte em papel!
Felicidade e craft!
E olha quem estava de um lado para o outro garimpando novos materiais? Esperta que só nossa professora Aninha Haddad já garantiu papéis, ferramentas manuais e até patchwork que ela contou não saber fazer, ainda! Só para você, Aninha, a gente tem uma dica especial: na eduK tem cursos incríveis sobre o assunto 😉
Esse ano estou me surpreendendo com as novidades e me inspirando bastante com a Mega. Acho que o pessoal está saindo da caixinha!” – Aninha Haddad
Na área de patchwork, o Artesanato e Ponto amou os trabalhos apresentados na Art & Borda de Curitiba, uma das maiores lojas do Brasil nesse segmento. Ana Andretta, expositora que trabalha há 20 anos na área, garante que o mercado de patchwork no país não enfrenta crise, principalmente para quem trabalha com dedicação e criatividade. No espaço, ela mostra trabalhos que mesclam tecidos importados e nacionais. A gente simplesmente caiu de amores por esse avental feito com tecidos que estão chegando agora ao mercado brasileiro.
Crise? Que crise?
É isso mesmo! Nada pode atrapalhar quem está cheio de energia boa para fazer e acontecer nos negócios. O que ouvimos de alguns especialistas, devia ser mantras para quem anda encontrando na tal da crise uma desculpa para não crescer.
Bata na porta dos fornecedores, faça parcerias! Quem não pede, não ganha. E assim é possível vender seu produto a um preço mais acessível e driblar as dificuldades do momento” – Millyta
“É hora de se reinventar! Junho costuma ser o pior mês para o meu negócio, mesmo assim, fechei o balanço a 90%. E como isso foi possível? É preciso antever o comportamento do mercado, ativar parcerias e olhar o trabalho de outros não como concorrência e, sim, como alianças a fazer” – Peter Paiva
“Acredito que estamos na contramão da crise. Particularmente, me sinto com combustível extra ao alimentar ideias para os alunos desenvolveram, pensarem em coisas bacanas e, principlamente, ganhar dinheiro. E sei que eles estão fazendo e vendendo muito!” – Katia Callaça
Hora de pesquisar e fazer contatosPerfeição em biscuitLinhas dão forma à mensagem <3A repórter que vos escreve AMOU essa bolsa em patchwork
Espaço eduK
E é claro que não iríamos terminar esse guia pra lá de especial sem antes registrar o que os nossos amados experts da eduK preparam para os visitantes da Mega, mostrando trabalhos em crochê, feltro, tecido, papel, scrapbook, cartonagem e muitos outras técnicas e materiais. Uma peça mais especial que a outra. Obrigada queridos! E lembre-se que você também pode aprender a fazer e viver de artesanato com eles no site da eduK.
Alice no País das Maravilhas, por Kátia CallaçaMinigaveteiro, de Cláudia WadaAlmofada decorativa, por Nanda SellanAssunta, por Débora RadtkeGuirlanda Alice, de Ane Souza e Dani SchickColeção Pets, de Aninha HaddadClutch Berê, de Gianini PereiraPequeno Colibri, de Márcia BaraldiBolsa pequena transversal – Coleção Flora, por Agnes MartinsPorta-esmalte, de Lu JaberCarteira Sanfonada, por Yuji Sato e Emy KuramotoCriative-se, por Lu GastalPorta-joias clássico, por Hélvio MendonçaColcha Solteiro e Almofada, por Marcia SatikoChloe: Às Margens do Rio Sena, de Elá CamarenaManequim Slim Cair da Noite, por Ângela FerrazContos de Fadas: Branca de Neve e os Sete Anões, por Fernanda LacerdaBoneca Glamour, de Juliana CwiklaO Astronauta Morto, por Tio.FasoReleitura de “O Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci, por Andréia KusabaPorta Bijoux Rotatório, por Hugo Marsiglia e Alice Yozhiyoka
E então, gostou das nossas dicas? Se você também vai à Mega Artesanal escreva para gente aqui no blog contando os seus achados por lá!
tudo maravilhoso.Quero dicas de como consequir comprar esse cherinho para meu brecho(sou fã da eduk e comprei varios cursos e gostaqria de um curso que falasse de brechos
Eu acompanhei a criação e confecção do Astronauta Morto do tio Faso pelo twitter e foi uma experiência incrível. Eu fico na expectativa dele liberar outra peça como foi o caso do boneco voodu aqui no blog, que fiz e foi sucesso! Com Carinho ♥ Elis
8 respostas
Onde encontro o molde do porta bijoux giratório?
tudo maravilhoso.Quero dicas de como consequir comprar esse cherinho para meu brecho(sou fã da eduk e comprei varios cursos e gostaqria de um curso que falasse de brechos
obrigado por vcs existirem EDUK pois estão dando oportunidade de se ver as novidades da Mega através do blog obrigado adorei
Eu acompanhei a criação e confecção do Astronauta Morto do tio Faso pelo twitter e foi uma experiência incrível. Eu fico na expectativa dele liberar outra peça como foi o caso do boneco voodu aqui no blog, que fiz e foi sucesso! Com Carinho ♥ Elis
Maravilhoso, tudo belo…amo tudo isso…é na alma…é no sangue! Parabéns a todos os artesãos!
Que sonho!! Tudo que eu queria era estar aí!! Ia ficar igual a pinto no lixo. rsrs…
Que vontade de ir à Mega!
Parabéns pelo post <3
todo bello en especial el booth de Millyta… mucho éxito amiga! y Eduk esperamos curso de Myllita pronto!