Bolsas em tecido conquistam as ruas e as passarelas

As bolsas em tecido vêm conquistando espaço nas ruas e nas passarelas, pela praticidade e por serem feitas à mão. O design diferenciado, com bolsos e compartimentos para acomodar tudo o que você precisa, e o acabamento perfeito faz com que a procura por bolsas em tecido siga aumentando ano a ano. E quem não quer desfilar por aí com uma peça única e exclusiva, para se diferenciar da multidão? Você quer e seus clientes também. Acredite no poder de um bom acessório!

Bolsas em tecido: mercado em potencial
Bolsas em tecido: praticidade sem deixar a beleza de lado

Bolsas em tecido

A grande vantagem das bolsas em tecido vai além de seu processo artesanal e da exclusividade e cuidado em cada peça. Essa vida corrida, com rotina agitada na cidade grande, faz com que as pessoas procurem facilidade, tudo em um só lugar. Com a bolsa funciona da mesma forma. Onde guardar a carteira? E a nécessaire com produtos essenciais para o dia a dia? E o computador, tablet, celular, onde ficam? E se precisar levar uma roupa para ir à academia depois do trabalho, cabe?

Combinação de tecidos e estampas embelza ainda mais uma bolsa em tecido
Combinação de tecidos e estampas embelza ainda mais uma bolsa

As bolsas em tecido entregam funcionalidade com estilo. Por isso, vêm conquistando um mercado amplo e lucrativo, que vale a pena ser explorado. Você pode confeccioná-las a partir de um modelo padrão ou de acordo com necessidades específicas de seus clientes.

Quer saber como?

Se você optar por produzir bolsas em tecido a partir de um modelo padrão, invista em funcionalidade e em diferenciar as peças a partir das combinações de cores e de estampas. Se quiser partir para algo muito mais exclusivo, vale fazer uma pequena entrevista com seus clientes: como é o dia a dia? O que costuma carregar? Homem ou mulher? Estilo clássico ou mais moderninho e descolado? Prefere que estilo de bolsa em tecido: mochila, bolsa carteiro, bolsa com alças curtas ou compridas? A partir dessas informações, você já pode começar a desenvolver a peça. A necessidade será seu ponto de partida e vai nortear a quantidade de compartimentos criados.

Detalhes fazem toda a diferença nas bolsas em tecido
Detalhes fazem toda a diferença nas bolsas em tecido

O universo de bolsas em tecido é bem amplo. São bolsas femininas, masculinas, mochilas, malas, bolsas de mão, carteiras, bolsas para maternidade, para bebê, peças organizadoras, necessaires e utilitários em geral. Dá para variar também nos estilos, desde os clássicos, passando por retrô e vintage, até os modernos. Bolsas em tecido com patchwork também estão com tudo!

Estilo na rua, visto em Florença na Italia (crédito da foto: The sartorialist)
Estilo na rua, visto em Florença na Italia (crédito da foto: The sartorialist)

O mercado de bolsas em tecido artesanais vem crescendo bastante, na opinião da artesã Renàtá Viál, autora de cursos na eduK.

Renata, como toda boa artesã, interpreta o espírito das ruas e imprime esse olhar nas peças. “Pesquiso muito na internet e me inspiro nas ruas, no shopping, estou sempre olhando. Se vejo algo que gosto, presto atenção. A minha necessidade me inspira”, explica Renàtá.

Valor agregado

Na cidade de São Paulo, as bolsas em tecido, como por exemplo, uma mala de viagem e um modelo carteiro com detalhes em couro, chegam a ser vendidas por até R$ 400. Quer dizer, produzir bolsas em tecido é lucrativo. Para calcular o preço de suas bolsas em tecido, além de levar em consideração o tempo de produção, mão de obra, lucro e o custo com os materiais, que, dependendo do que você escolher, pode encarecer a peça.

Novidade: bolsas masculinas

Yuji Sato, Renàtá Viál e Simone Aguiar prepararam um curso de bolsas e acessórios para os homens. Serão peças primorosas para incrementar seu negócio, tudo voltado para esse público que adora novidades e que merece mais atenção, né?

Essas peças serão ensinadas no curso de Bolsas e acessórios masculinos
Essas peças serão ensinadas no curso de Bolsas e acessórios masculinos

Yuji Sato, é designer e desenvolve peças incríveis. Ele vai ensinar a fazer uma mochila superlegal e ajustável, uma boina jeans e uma carteira prática. Tudo com muita técnica: alça estruturada e ergonômica, alça de mão, bolso interno acolchoado, bolso externo com pences, ajustes laterais e dobra na boca, especial para acomodar um notebook. Yuji explica:

O artesão pode trazer e produzir peças que ainda não estão disponíveis no mercado local. A tendência vai ficar. O homem está se preocupando mais com o look. É um público conhecedor e consumidor em potencial

Simone Aguiar, expert em diferentes técnicas de costura a cartonagem, vai ensinar a fazer uma bolsa executiva muito versátil, um kit de pastas e uma necessaire. Esses produtos são muito úteis para o dia-a-dia. 

The sartorialist
Estilo na rua: Nova Iorque (crédito da foto: The Sartorialist)

E a artesã Renàtá Viál, uma farmacêutica que se apaixonou pelo mundo craft, vai ensinar a clássica bolsa carteiro, um porta-ferramentas e um avental. Peças que o público masculino vai gostar muito. “A concorrência no mercao de bolsas aumentou, até por causa dos cursos da eduK! Para se diferenciar no mercado, invista nos acabamentos, nos detalhes e desenhos. O mercado está concorrido, mas o de bolsas masculinas, não. Hoje tem que ser mais funcional do que por estética”, explica Renàtá. Mas, Renàtá, será que a moda de bolsa masculina pega?

Acho que vem pra ficar. Os homens querem ter uma bolsa bonita e bem feita, para levar o note para o trabalho.

Marca famosa também faz à mão

A Hermés investe em bolsas masculinas
Bolsa masculina da Hermés

A Hermés, reconhecida mundialmente por seus artigos de luxo — de lenços de seda a bolsas e perfumes — também é adepta do processo artesanal. As bolsas da marca francesa são todas feitas à mão, por habilidosos artesãos.

O cuidado de serem feitas uma a uma, o acabamento impecável e o controle de qualidade feito pela Hermés garante às peças um valor altíssimo de venda. No Brasil, o modelo mais básico custa a partir de R$ 20 mil. Ah! E a Hermés também faz bolsas para os homens.

E aí, pronta para começar a fazer bolsas em tecido? Vai investir no mercado de bolsas femininas ou masculinas? Conta pra gente nos comentários.

Você tem orgulho de ser artesã? Então nos ajude a compartilhar essa ideia na FanPage do blog!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

3 Comentários

    lindo adoro os trabalhos da eduk parabéns .um leque de oportunidades .

    Eu já faço bolsas e venho aprendendo mais e mais com a Eduk, faço de tecidos e também em outros materiais, mas tecido é sempre chique e lindo. Parabéns pela matéria.

    Olá, Bem legal! Vou explorar bem nos próximos dias.
    Recomendo.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.