Feltro: uma revolução criativa

A artesã e microempreendedora Fernanda Lacerda é tão encantadora quanto as peças em feltro que produz. Fernanda é formada em Serviço Social, com especialização em Políticas Públicas e Gestão Social, mas o amor pelo artesanato, a vontade de criar e ensinar, tomaram lugar como sua legítima profissão: artesã do feltro.

Fernanda cria peças incríveis em feltro
Fernanda cria peças incríveis em feltro

Para ela, o feltro é um material superversátil e com um ótimo custo-benefício.

O feltro foi o responsável pelo meu mergulho de vez neste mundo. O porquê disso? Em minha visão, o feltro é revolucionário

Fernanda explica que, para confeccionar peças em feltro, não é preciso um investimento financeiro inicial alto, pois trata-se de um material muito acessível. Também não é preciso investir em ferramentas caras e mirabolantes. O que se precisa mesmo para começar, além do feltro, é um aparato muito simples de materiais.

Entrevista com Fernanda Lacerda

Nessa entrevista, Fernanda fala de sonhos, de amor e dedicação ao trabalho e, claro, de feltro!

Como começou no artesanato?

Trabalho há 7 anos com artesanato em feltro. Meus sonhos, aos 21 anos de idade, giravam em torno de me formar na faculdade de Serviço Social. No entanto, ironia do destino ou não, foi dentro do estágio de Serviço Social em 2007 que conheci aquilo que se tornaria minha real profissão, o artesanato em feltro! Uma colega de trabalho levou um lindo chaveiro de feltro em formato de coração que ela havia feito, me encantei e pensei: “quero fazer também!” E não parei mais. À noite, quando chegava em casa depois de um dia inteiro de afazeres intensos da faculdade e do estágio, corria para a minha sacolinha dos sonhos que ficava guardada dentro do meu guarda-roupas. Nela, havia: algumas cores de feltro, linhas do ponto cruz que fazia, tesoura, uma agulha de costura já meio tortinha e velha… e um pouquinho de enchimento. Ah! Foi o bastante para fazer minhas primeiras peças.

Peça em feltro desenvolvida por Fernanda. Mistura de técnica e amor!
Peça em feltro desenvolvida por Fernanda. Mistura de técnica e amor!

E a escolha por trabalhar com feltro, de onde vem?

Costumo dizer que quem ama artesanato, ama desde sempre! Mas, foi o feltro o responsável pelo meu mergulho de vez neste mundo. O porquê disso? Em minha visão, o feltro é revolucionário. Contei a vocês que me bastava uma sacolinha com alguns materiais para fazer minhas pecinhas. Uma sacolinha com algumas coisas que eu já tinha em casa, e os feltros que na época não gastei mais de R$15,00 para comprar. Isso foi revolucionário na minha vida! Só me bastava essa sacolinha e o trabalho leve de minhas mãos para criar peças, e me orgulhar de ver algo feito por mim mesma. É muito pouco o que se precisa para trabalhar com feltro. E pensar nas peças que este material pode se transformar?! Não tem como não amar!

Esperava que o feltro fosse se tornar um material tão valorizado como é hoje? Fale um pouco sobre a evolução desse material dentro do artesanato.

Esse material esteve por muito tempo direcionado a fazer o papel de complemento de outros artesanatos. Por exemplo: com feltro se fazia as folhas de uma rosa em tecido, era utilizado em pequenos detalhes. Isso ouvi da avó do meu marido. Mas, quando conheci o feltro já se fazia peças e lembrancinhas inteiramente com este material, e a maioria dos trabalhos traziam em si um caráter e design muito rústicos. No entanto, foram as peças feitas a partir de uma abordagem menos rústica, e sim, mais delicada, que caíram nas graças de todos. Me lembro que se podia contar nos dedos os artesãos que seguiam essa linha mais delicada, pelo menos do que eu tinha conhecimento. Mas foi essa delicadeza que tornou o feltro o que é hoje.

O feltro vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de artesanato. Essa linda bonequinha foi feita pela Fernanda
O feltro vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de artesanato. Essa linda bonequinha foi feita pela Fernanda

Como criar valor agregado a peças de feltro?

O que mais me inquietava no artesanato em feltro era a falta de uma sistematização de técnicas para se trabalhar com este material, pois, outras áreas do artesanato possuem suas técnicas e algumas regrinhas básicas a seguir. Mas, no feltro, era tudo muito livre e intuitivo. Em certo ponto isso é bom, mas não era o bastante pra mim. Eu precisava ter em mente técnicas que direcionassem meu trabalho. Precisava que minhas peças tivessem uma lógica de execução. E foi a partir desta necessidade que aos poucos fui aperfeiçoando técnicas e desenvolvendo minhas próprias. E acredito estar aí o segredo do valor agregado.

Uma peça bem elaborada e bem executada, com técnicas de acabamento perfeito, traz muito valor ao trabalho. Não há limites para este artesanato!

Fale sobre o custo-benefício do feltro. Isso é um ponto importante para quem deseja começar no artesanato?

Custo-benefício do feltro, melhor impossível! Para confeccionar peças em feltro não é preciso investimento financeiro inicial alto, pois trata-se de um material muito acessível. Também não é preciso investir em ferramentas caras e mirabolantes. O que se precisa mesmo para começar, além do feltro, é um aparato muito simples de materiais: caneta esferográfica (todo mundo tem em casa), tesoura (afiada), agulha de costura (é bem provável que você tenha em casa também para pregar aquele botão na camisa quando precisar… rsrs), enchimento de fibra siliconada, e uma pistolinha de cola quente. Vai precisar também de seu esforço e determinação de aprender as técnicas que te ajudarão a confeccionar peças que verdadeiramente arrancarão suspiros de admiração dos outros.

No artesanato em feltro, você pode começar já! Aí, no seu sofá!

Como desenvolve seus bonecos e seus moldes?

Desde pequena gostava de desenhar. Acredito que essa inclinação me ajudou muito em minha trajetória neste artesanato. Mas tudo foi uma evolução gradual. Meus primeiros moldes não foram lá tão bons… Não utilizo nenhum programa de computador para criá-los, é tudo desenhado em folha sulfite e à base de testes, tentativas, erros e acertos, até chegar ao que desejo. É tudo um exercício de esforço!

O feltro é um ótimo material para desenvolver peças para bebê, como esse móbile feito por Fernanda
O feltro é um ótimo material para desenvolver peças para bebê, como esse móbile feito por Fernanda

Como faz as combinações de cores?

Gosto de observar as combinações que já estão ao nosso redor. E também ponho a mão na massa, gosto de pegar meus feltros e colocar um ao lado do outro, testando, fotografando, montando combinações que primeiramente me agradam aos olhos. Se você está em dúvida sobre qual combinação fazer, observe nas estampas de tecidos que você tem, pesquise o que já foi feito, e tenho certeza que alguma referência você encontrará.

E os temas, como elege qual será a próxima tendência? Já pode adiantar o que vamos ver por aí nos próximos meses?

Particularmente gosto de resgatar temas que são clássicos mas que por vezes estão um pouco de lado. Exemplo disso foi meu curso “Festa em Feltro: a magia do circo” na eduk. Foi um sucesso! Quantas foram as festas lindas feitas nesse tema clássico e cheio de possibilidades. Para o resto deste ano, acredito que o que toma a cena são os contos de fadas, os filmes infantis, e os super-heróis. No meu próximo curso na eduk, “Feltro em contos de fadas“, levarei contos de fadas clássicos, e aposto fielmente na aceitação das crianças.

Fernanda mostra uma de suas criações, a Branca de Neve em feltro
Fernanda mostra uma de suas criações, a Branca de Neve em feltro

Qual conselho você dá a quem está começando?

Dar espaço ao novo em nossa vida requer coragem

Porém, mais do que coragem, requer dedicação e amor ao que faz, que é o que te perdura no caminho. Algumas alunas minhas querem alcançar a prática rapidamente, mas calma… você vai atingir, com seu esforço e treino a cada peça que fizer. Confie! Não deixe que o medo te paralise, o medo te dá precaução, não paralisia. Ninguém está pronto, por completo, estamos sempre à procura de melhorar e de nos superar a cada dia. É assim com quem já trabalha há muito ou há pouco tempo. Por isso, acredite no seu potencial e que o artesanato é o dom que você precisa potencializar.

E tenha orgulho sempre do que você fizer, seja simples ou seja extraordinário. Tenha orgulho de cada peça que sair de suas mãos. Tenha orgulho de ser artesã!

Quem são os compradores de bonecos e decoração de feltro? Ou seja, quais mercado uma artesã deve mirar para vender os produtos que cria?

As áreas que lideram dentro do artesanato em feltro são: festas e peças para bebês e público infantil em geral. Decoradores de festas e pais corujas são os clientes mais fortes. Focar nestas áreas é sucesso na certa!

Você tem um alcance invejável nas redes sociais, como faz para ter êxito nesse sentido? Quais seriam as dicas para divulgar seu trabalho na internet?

Nada é conquistado de uma hora pra outra. Esse reconhecimento foi um processo gradual. Acredito que chegar a um grande alcance é por vezes mais fácil do que mantê-lo. Por isso, me esforço ao máximo para atender de forma mais próxima as pessoas que me seguem nas redes sociais, respondendo sempre com atenção, e mostrando que o contato de cada um interessa pra mim, que é importante pra mim. Claro que não é fácil, mas faço com amor. Por outro ângulo, de forma mais prática, acredito que o alcance também tem a ver com o “visual”, com a estética do que compartilho. Uma boa foto chama a atenção das pessoas. Ao invés de passar batido na “Linha do Tempo” das pessoas, uma foto bonita e bem feita valoriza meu produto e atrai o olhar de quem a vê. Por isso, faça de suas redes sociais uma vitrine agradável aos olhos de quem vê, como um lugar que as pessoas vão para apreciar coisas boas e bonitas.

O feltro é muito utilizado para decoração de festas infantis. Lá vem a foca, toda animada!
O feltro é muito utilizado para decoração de festas infantis. Lá vem a foca, toda animada!

Viver de artesanato é…..

Desafio! Mas desafio bom, porque amo o que faço. Desafio em vários sentidos, muitas vezes relacionado ao preconceito dos outros. Ainda hoje recebo olhares “ressabiados” e por vezes de “dó” quando falo que sou artesã. Mas tem também aqueles que me devolvem um olhar de admiração, e são nestes que me foco. Viver de artesanato traz as mesmas dificuldades e desafios de qualquer profissão, mas buscando conhecimentos, sejam técnicos ou de gestão de seu negócio, é mais do que possível, é maravilhoso!

E você, é fã da Fernanda Lacerda? Trabalha com peças em feltro? Conta pra gente nos comentários.

feltro

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

73 Comentários

    O trabalho da Fernanda e simplesmente perfeito… sou apaixonada por cada peça que ela faz. Amo artesanato e ao descobrir o feltro, posso dizer que minha vida teve mais cor, ainda não vivo do artesanato, mais a cada dia procuro me aperfeiçoar e acompanhando o trabalho da Fernanda posso dizer que melhoro a cada dia. Sucesso Fernanda!

    Fernanda sou sua fâ sou iniciante e comecei,com o feltro minhas primeiras peças,eram bem rusticas mais mesmo assim não desisti,hoje já consigo atrai suspiros,amo o que faço,ainda nao fiz nenhum curso seu mais ja estou aguardando anciosa,sou muito grata por sua dedicaçao.America

    Olá Fernanda eu amo o seu jeito de ensinar fico encantada com cada técnica e detalhes que vc ensina. Eu fiz o curso de feltro Magia do Circo e confeccionou para festa de 2 anos do meu bebê todos amaram. Obrigada! Amo a Eduk foi meu melhor investimento. Bjs

    Ola fernanda meu nome é elisabete sou de recife pernambuco.
    Comecei a fazer pecas em feltro a dois meses comecei por almofadas personalizadas. Que vi na internet e falei pra mainha : vamos fazer eu comsigo fazer igual !
    Depois pesquisando na internet vi seus vidios e mim apaixonei fiz uma pra tentar ver se conseguia .,e consegui kkkkkk nao esta perfeito pois comecei agora mas mim apaixonei pelo feltro passo tardes e tardes fazendo as pecas é uma terapia kkkkkk obg por colocar seus vidios para nos ajudar .estou orando pelo seu sucesso.
    Deus te abencoe

    Eu conheci a Fernanda faz pouquíssimo tempo através do youtube, ela postou um vídeo ensinando como arrematar os pontos e como continuar a costura e isso tem me ajudado muito, porque o acabamento das peças é primordial pra agregar valor ao produto e encher os olhos de quem vê 😀
    Desejo muito sucesso pra você Fe, to começando nos feltros e amo desde sempre, mas cada dia mais desde que comecei a fazer as pecinhas. Vou colar em você pra aprender mais e mais rsrs. Minha página se chama Feltro Amigo e depois das dicas das fotos, vou cuidar mais com isso, como você disse: é uma vitrine 😀 Beijão, Deus te abençoe. ♥

    como faço para adiqueri o material complementar

    Acho lindo o trabalho da Fernanda e faço todos os cursos dela na Eduk. Também já fiz algumas peças que ela ensinou. Acho que o trabalho que ela faz é tão lindo que retrata a dimensão do coração dela com tanta delicadeza.

    Amo seu trabalho, sou sua fã

    TUDO PERFEITO MINHA INSPIRAÇÃO … SEMPRE VEJO O TRABALHO, E MIM ENCANTO COM CADA UM DELES… FERNANDA LACERDA… É FERA UM DIA CHEGO LÁ..RSRSRS PARABÉNS Fê PELO SEU LINDO TRABALHO!!! <3

    O trabalho da Fernanda é perfeito em todos os seus detalhes!!! Realmente nos faz querer aprender a realizar peças maravilhosas. Iniciei o trabalho com o feltro na minha gravidez, só lembrancinhas de chá de bebe. Deixei de lado por um tempo mas não tem jeito adoro artesanato e o feltro trás muitas possibilidades! Parabéns Fernanda vc é uma pessoa iluminada, de uma natureza ímpar.

    Sou a Con Oliveira, artesã do feltro. Conheci a Fernanda antes de sua primeira apresentação na Eduk. Conversávamos por e-mail quando eu solicitava alguma apostila. Fiquei completamente encantada por ela e por seu trabalho maravilhoso ainda mais, depois de sua apresentação na Eduk lembrancinhas e decoração para bebes…observei em seu modo de apresentar um profissionalismo de altíssimo nível e uma pessoa altruísta. Hoje somos amigas e sou imensamente feliz por ter aperfeiçoado meu trabalho graças ao profissionalismo da Fernanda e à oportunidade de conhecer a Eduk e ter acesso aos cursos que ela apresentou. Fernanda você é encantadora!!! Seu trabalho é fascinante!!!

    Se eu sou fã da Fernanda Lacerda ??? Pode acreditar que sim, rsrs. Trabalho com feltro há +/- 1 ano e 3meses e me sinto tão feliz. Cada peça é uma realização. Sou formada em Psicologia, atuei por um tempo, mas por conta da maternidade parei tudo. E com os filhos mais crescidinhos, mergulhei no mundo do feltro. Sempre gostei de artesanato, desde pequenininha quando andava atrás da vovó, pedindo para aprender a bordar, rsrs.
    A Fernanda Lacerda tem papel importante na minha vida, pq aprendo tanto com ela. Minha profi Top, rsrs. Desejo sucesso sempre para vc Fernanda.

    Sou fã. um trabalho mais lindo que o outro.

      Muito obrigada Brenda!!! Fico feliz pelo seu carinho em deixar seu recadinho! Bom demais! Beijos!

    Conheci o trabalho em feltro em 2008 mas como já passei por inumeras técnicas de artesanato não queria mais uma para “gastar dinheiro a toa” . Em 2013 entrei em um trabalho voluntário e lá fizemos algums peças em feltro para vender e reverter para crianças da creche da igreja. Bom quando a Eduk deu o primeiro curso em feltro eu já olhava ele com outros olhos e confesso que com a Fernanda Lacerda fui me apaixonando dia a dia. Hoje penso em largar todas as outras técnicas para me dedicar exclusivamente ao feltro graças a Fernandinha que põe tanto amor no que faz que me contagiou. Fernanda vc está sendo meu anjo e o que tenho a dizer é: Obrigada Fe e obrigada Eduk vocês mudaram minha vida hoje sou uma viciada…viciada em cursos, feltros e linhas kkkkkkkkkkk Obrigada do fundo de minha alma. Bjs

      Denise, que lindo depoimento! Olha, desejo que o artesanato continue abrindo caminho em seu coração, que tenho certeza você saberá o que fazer.
      Alegria no coração em ler que tenho levado a você através dos cursos coisas boas e o amor e respeito ao artesanato! Um beijo enorme!

    Oi Fernanda, amei o seu trabalho, faz tudo tao , e perfeito, comecei com o feltro agora e gostaria de me aprofundar, VC pode me ajudar, como faço VC pode me indicar algo ?

      Oi! Muito obrigada, fico muito feliz por ter gostado do meu trabalho!!!
      Além dos meus cursos na Eduk, que atendem desde a pessoa iniciante como você, visite também o meu site, lá dou várias dicas: http://www.boutiquedofeltro.com
      Beijo grande!

    Trabalho somente à 1 ano com artesanato, comecei com a necessidade de fazer algo por mim, pois precisava fazer algo que eu realmente gostasse de trabalhar e depois veio a necessidade financeira. O artesanato veio como a forma ideal de trabalhar em casa e cuidar dos meus 3 filhos pequenos, está sendo muito difícil. Mas quando comecei à ver os cursos da Fernanda, que cativam e me dá vontade de aprender cada vez mais, estou conseguindo seguir. Estou aprendendo muito com suas aulas, e agradeço por ela ser atenciosa e por passar os ensinamentos com tanto carinho. Amo muito e tenho muito orgulho do que faço. E adoro quando meus filhos falam: “Tenho orgulho da minha mãe, ela é artesã, ela é uma artista.”
    Obrigada por me inspirar, admiro muito seus lindos trabalhos, e estou crescendo e aprendendo com sua ajuda.
    Parabéns, muito sucesso e grandes conquistas Fernanda! Beijos!

      Lilian, saber que seus filhos têm orgulho por você ser artesã me traz uma felicidade imensurável. Mais feliz ainda fico em saber que minhas aulas te ajudaram e despertam em você cada vez a vontade de fazer artesanato!
      Obrigada pelo carinho em ler a minha entrevista e ainda deixar um comentário tão lindo e dividindo comigo a sua história. Muito sucesso é um beijo carinhoso!

    Fer, minha querida! To mega Feliz…
    Conservamos sobre eu fazer o Circo p a Festinha de 1 aninho do meu sobrinho e agora com esse Curso do Helvio e da Claudia…
    Mesclar… E a Eduk leu meus ensamentos!
    O post dessa semana sobre o Circo ta Espeacular! Bjo

      Oi Van… legal, adorei sua mensagem. Fiquei rindo aqui pois você diz que a eduK está lendo seus pensamentos… Obrigada pelos elogios.

    Fernanda é uma pessoa que quanto mais a gente assiste mais a gente se encanta e também melhora no nosso trabalho. Ela é um presente no mundo do artesanato, uma generosidade além da nossa compreensão. É um prazer acompanha- la.

      Linda mensagem, Marileide!

    ameiiiii suas respostass, eu sou superrr fã estou iniciando nesse ramo de artesã agora, e me apaixonei por ver seus trabalhos, sempre gostei de mexer com folhas reciclagens mas nunca parava, enfim no feltro achei meu lugar e vc fernandinha é grande responsável por isso, eu vi seus trabalhos e realmente me apaixonei.. via suas aulas e sentia vontade de fazer tudinhooo hahaha acompanhando suas aulas na eduk está sendo sensacional cada vez amo mais.. obg pela pessoa maravilhosa e por compartilhar sua experiência conosco.. lindona *.* super encantada bjoo

      Obrigada pela mensagem! A Fernanda é demais mesmo, um trabalho impecável. Beijo grande pra você!

    fernanda como fasso para adquirir uma apostila do curso da eduk tema feltro contos de fada e a turma branca de neve a rainha prispe e 7 anais e a primeira vez que assisto seu curso na eduk sandra de mesquita rj

      Olá Sandra, tudo bem? Você pode assinar a eduK e terá acesso a centenas de cursos e aos moldes e material. Entra no site da eduK e conheça os planos!

    A Fernanda é demais, um amor de pessoa, carinhosa , dedicada. Uma profissional excelente. Amooooooooooooooo de Paixão. Sucesso sempre Fernandinha

      Muito obrigada Ingrid!!!
      Quantas palavras lindas pra mim, fico radiante! ❤️

    Estou apaixonada pela Fernanda e pelo carinho e dedicação que ela tem pelo seu trabalho. Também pela sua generosidade de transmitir seu conhecimento. Fiz a nova assinatura da Eduk nos primeiros dias e estou assistindo os cursos dela em primeiro lugar com muito encantamento que parece estar sendo transmitido por ela mesma. Parabéns Fernanda! Deus te ilumine e te guarde! Te desejo sempre muito sucesso! <3

      Wanda, que legal saber que vc está assistindo aos cursos!!!
      Espero estar sendo uma boa companhia … Rsrsrs…
      Obrigada por todo carinho e pelas lindas palavras!
      ❤️❤️❤️

    A Fernanda é uma pessoa muito querida. E pra mim, ela é um divisor de águas na minha vida de artesã. Depois que fiz os cursos dela e comprei as apostilas, meu trabalho mudou drasticamente. Hoje digo com orgulho que sou artesã, porque foi assim que a Fernanda me ensinou. E graças a ela, hoje já estou conquistando minhas clientes!!! Parabéns sempre Fê, to sempre te acompanhando em tudo o que você faz!!! Até dia 30 na Eduk, não vejo a hora!!!!

      Oi Márcia!
      Nossa, que alegria ao ler sua frase, em que te inspirei a se reconhecer como artesã. Agradeço a Deus o presente que é isso!
      Sem palavras para agradecer todas vocês em minha vida ❤️

    Comecei com o feltro elaborando umas corujinhas para serem utilizadas como chaveiro, os quais e distribui na minha formatura. Trabalho fora de seg a sexta. Minhas atividades diárias em nada tem a ver com artesanato, mas depois daquelas corujinhas não consegui pensar em outra coisa. E assim vou tentando administrar as duas atividades. Ao começar a pesquisar sobre esse material maravilhoso e o q eu poderia fazer maos com ele, eis que me deparo com essa menina meiga, educada e super talentosa, Fernanda Lacerda. Conheci a eduK !!! Uhuuuuuu tudo ficou mais bonito e colorido.
    Desde então, não parei mais.
    Estou há pouco mais de um ano… estou engatinhando ainda rsrsrsrs tenho muito o que aprender. Parabéns, Fernanda, pelo lindo dom que possui e obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento! Adorei a entrevista!! Amo artesanato e adoro a eduK!! Bjs :*

      Oi Cida! Ah, que alegria saber que vc gostou da entrevista! É como agradecer o carinho em ler tudo e ainda deixar seu comentário?! Muito obrigada!
      Obrigada também pelas lindas palavras de elogio que me fez, chega a emocionar ❤️

    Nossa Fernanda como sua história se parece com a minha. Ainda não sou tão perfeita quanto você e nem tenho esse sucesso, mas pretendo alcançar.
    O artesanato em feltro se transformou numa paixão incontrolável dentro de mim, há quatro anos que me dedico a ele. Tenho muito orgulho de tudo que faço, e faço com muito amor e dedicação.
    Parabéns pelas mão de fada que tens. E muito, muito sucesso na sua carreira de artesã!!!
    Aguardo ansiosa por mais um curso!!!!
    beijos
    Gabriela Resende

      Oi Gabriela! Isso mesmo, tenha sempre fé em seu futuro. Coisas maravilhosas vão acontecer!
      Mas, quer coisa mais linda e mais maravilhosa do que esse amor que vc sente pelo artesanato? Parabéns pela determinação! Obrigada por deixar seu comentário! ❤️

    Esse olhar de “dó” é pracabá! Não sei se tento explicar que estou feliz, realizada e com muitos planos em mente ou fico quieta e apenas com “dó” da pessoa, rsrsrs.
    Fernanda seu trabalho é exemplar e não me refiro só ao que vc consegue fazer com o feltro mas sim sua postura em tudo que faz.
    Bjs e sucesso!!!!

      Sou a Alice Moreira da Panos & Planos Ateliê, sei lá pq saiu Rodrigues, rsrsr.

      Oi Alice! Obrigada por suas palavras ❤️
      Eu ri aqui com vc, “pracabá” foi ótimo rsrs…
      Mas, é assim mesmo, temos que ser firmes no que queremos e amamos!
      Vamos juntas, sabendo que vivemos os mesmos desafios nos faz mais fortes ❤️

    Me he iniciado en el arte del fieltro gracias a Fernandiña, y cada día estoy más enamorado del “mundo del feltreo”. Sus piezas son auténticas y tienen su firma, dedicación y delicadeza, claro reflejo de su personalidad. Sus cursos son todo un acontecimiento del que todas estamos pendientes, ya que su didáctica es impecable. Yo, a Fernandiña la describiría como la “gran artesana”, pero la palabra que mejor la describe es “cercana” . Graciñas Fernandiña por ser así. Un bico moi grande.

      Elena! Você sempre me emovciona com suas palavras!
      Muito obrigada por ser tão presente em minha vida, mesmo estando tão distante fisicamente.
      Te adoro! Beijos! ❤️❤️❤️

    Fernanda seu coração é muito bom e nos toca lá no fundo. Continue sempre nos alegrando e inspirando com suas peças e tecnicas. Um beijo grande.????❤

      Oi Fernanda meu nome é Juliana Reynaga, meu irmão assinou pra mim o curso por isso saiu o nome dele “rodolfo” bjs

      Oi Juliana! Que carinho! Muito obrigada pela confiança em meu trabalho! Que eu possa sempre corresponder às expectativas de todas vocês!
      Beijo enorme ????

    Fernanda, perfeito seus trabalhos, sempre fico encantada a cada nova criação você nos envolve com seu jeito nessa magia do feltro é belíssimo. E quanto pessoa é uma graça, atenciosa, disposta a ajudar ela é um amor. (Olha que não a conheço pessoalmente somente por contato email e em suas apresentações virtuais é isso que nos passa, sempre muito solicita). Adoro e admiro seus trabalhos e você também. Abraço sucesso sempre um caminho florido a você.

      Daniela, que alegria saber que transmito a você tantas coisas boas!
      Muito obrigada pelo carinho e atenção imensos em deixa aqui o seu comentário!
      Um beijo enorme, e que eu possa sempre ajudá-la no que me solicitar ❤️❤️❤️

    Comecei no artesanato por acaso, nunca tinha me aventurado nesse mundo lindo, uma amiga da minha irmã q eu nem conhecia levou umas peças para fazer e pediu ajuda de alguém q soubesse fazer caseado, não me recordo como aprendi a fazer, mais sei que fiz e a ensinei a fazer, naquele momento, como a Fernanda diz, fui picada pelo bichinho do Feltro.
    Comecei a ir atrás de vídeos, imagens e finalmente conheci o trabalho da Fernanda Lacerda, com seu jeito meigo e essa pessoa generosa e especial q passa seus conhecimentos para TDs, através dos cursos e apostilas fui aperfeiçoando minhas peças.
    Então quero agradecer de coração a VC Fernanda por fazer esse lindo trabalho e cada vez mais trazer pessoas para esse mundo maravilhoso do Feltro.
    Amo e tenho mto orgulho do q faço.
    Bjs no coração

      Lizabetti, como é maravilhoso ler de outra artesã que tem orgulho de seu ofício!
      Muito obrigada por todas as palavras de carinho, alegra profundamente meu coração!
      Um beijo enorme e carinhoso ❤️

    Fernanda, já falei e repito: você é maravilhosa, única, quando “eu crescer” quero ser se não igual, parecida com você rsrsrsrs. Obrigada por tudo!

      Ah… Suélen! Muito obrigada!
      Com certeza você ainda alcançará no artesanato coisas que nem imagina. A cada trabalho que fazemos surpreendemos a nós mesmas!
      Muito obrigada por passar aqui, ler a entrevista, dedicando um pouquinho de seu tempo❤️
      Feliz!

        ????????????

    O trabalho dela é simplesmente maravilhoso, desde que inicie neste mundo mágico e encantador, Fernanda é meu ponto de referencia procuro estar atenta a todas as dicas, e posso dizer sem medo de errar que evolui muito, e cada dia mais encantada com esse material simples que nos proporciona uma infinidade de peças que realmente enche os nossos olhos! Obrigada Fernanda por tudo! Beijos

      Eu que agradeço Rose! A cada peça nós evoluímos mais!
      Isso que é maravilhoso! Obrigada por expressar aqui seu carinho, fiquei muito feliz! ❤️

    Adoro seus trabalhos, Fernanda! Adquiri seu curso A magia do Circo, mas ainda não fiz nenhuma boneca. Estou fazendo as Feltdolls, outro curso que comprei e que você fez em conjunto com a Gigi. Estou encantada com modelos tão diferenciados. Realmente trabalhar com feltro é maravilhoso!

      Hellen, que legal saber que se apaixonou pelas feltdolls! Fiz com tanto carinho!
      E ver que gostaram e que estão fazendo também, meu Deus, é a melhor recompensa! ❤️

    Mestra Fernanda, perfeita como sempre! E uma inspiração para todas nós… A gente se torna fã só de olhar pra você, aí quando você fala… a gente se apaixona! Obrigada por tanto carinho!

      Ah… Dória, quanto carinho! Muito obrigada pelas palavras ❤️
      Receber carinho assim é bom demais!
      Ser inspiração para alguém é tudo de bom!

    Tive o privilégio de conhecer o feltro e suas técnicas através dos ensinamentos da Fernanda. E logo pude ver a diferença, com suas técnicas minhas peças já nasceram lindas, só foi preciso aperfeiçoar. É realmente preciso coragem e perseverança para atuar no artesanato. Obrigado Fernanda, você é um referencial. Abraços <3

      Raquel seu comentário bateu fundo em meu coração!
      Ao ouvir alguém elogiar e dizer que vale a pena seguir técnicas e cada vez mais se aperfeiçoar, isso valoriza cada vez mais o artesanato em Feltro. Parabéns!
      Muito obrigada pelo carinho ❤️

    Fernanda Lacerda! Minha musa inspirada, e por vezes, mesmo sem ela saber, minha psicóloga, por todo respeito e admiração que tenho por sua pessoa e seu trabalho. Tornou-se exemplo para o meu dia-a-dia, quando, por acaso, descobri a Boutique do Feltro e me aventurei em suas apostilas. A primeira delas, Nossa Senhora de Fátima. Comecei pensando somente em presentes para os amigos e parentes, afinal, sou contadora, meu mundo “era” outro totalmente diferente. Hoje, uno as duas profissões, pois ser artesã já se transformou em uma segunda profissão pra mim, e graças a Deus, aos pouquinhos, passo a passo, os pedidos vão surgindo, novos sonhos vão nascendo! Parabéns e obrigada Fernanda! – Bjks, Vivi (Ateliê Art & Afetto By Vi e Na)

      Que legal Viviane! Com certeza com sua dedicação e amor, cada vez mais seu trabalho crescerá e conquistará muitos clientes e admiradores!
      É sempre bom ver que inspirei alguém para este mundo tão maravilhoso!
      Muito obrigada por suas palavras! ❤️

    Amei o trabalho da Fernanda é maravilhoso!!!

      Obrigada Fabiana!!!
      Mil beijos pra você!
      ❤️❤️❤️

    Sou aquele tipo de artesã autodidata! Muito do que aprendi, foi vendo os outros fazerem, e com a entrada massificada da internet, tudo ficou muito mais fácil pra mim. Trabalho o dia inteiro. Formada em Letras, atuo como revisora de textos. Um dia, não sei bem como, encontrei a Fernanda Lacerda em algum lugar na internet, no ano passado. Sinceramente, não sei em que site! Na época, eu estava muito insatisfeita com a minha vida profissional e cansada da rotina. Vi o tutorial dela no youtube, conheci sua página na internet, e de lá pra cá, ela se tornou uma referência na minha vida! Parece que Deus a preparou para nos ajudar, sabe? Eu a sinto assim, como ela descreveu acima, próxima de mim. Ainda estou no meu trabalho, só que estou enxergando outras possibilidades para a minha vida, coisa que eu não tinha há anos. Sinto que coisas boas estão vindo, e por isso, estou buscando conhecimento, me capacitando. Adoro artesanato e nasci com essa veia bem desenvolvida, mas negligenciada. Um dia, certamente, encontrarei com a Fernanda para agradecer por tudo. Muito iluminada essa pessoa, faltando mais dela no mundo. Adoro a eduk! Fã de tudo que tem lá! Feliz!

      Ana Carla, eu que agradeço por ter o carinho em reservar seu tempo e escrever todas essas coisas. Obrigada por partilhar com todos sua experiência com o artesanato. Que ele possa cada vez mais preencher sua vida, com muita alegria e amor!
      Obrigada! ❤️

    O que falar da Fernanda Lacerda?
    Ela é única em muitas coisas por isso é especial.
    Ela responde cada mensagem de suas publicações com muito carinho e atenção, ela tem doçura e graça, ela ensina com amor e paciência, ela faz tudo com detalhes e perfeição.
    Basta olhar para a mesa dela qdo ela dá seus cursos na Eduk, organizado e limpo.
    Ela é…
    Eu recebi um desafio de fazer coisas pra aniversário para uma amiga, e pensei: trabalhar com feltro? É muito feio. Fui pesquisar na net, qdo encontrei o site da Fernanda Lacerda, as fotos, a delicadeza e perfeição em cada peça. Eu disse: “é isso! Quero trabalhar com isso, desse jeito.”
    Obrigada Fernanda,obrigada a Eduk pelos cursos.

      Valeriana, quantas palavras fofas!!!
      Ah, quer matar a artesã aqui de amor e alegria!
      Muito obrigada!!!
      Que você continue seu lindo trabalho, e muito sucesso!
      Bom demais ver gente talentosa como vc trabalhando com feltro! ❤️

    Bom, como não admirar esta pessoa maravilhosa que é a Fernanda!!
    Em meio a tanto sucesso, percebo que ela não deixa que isso separe ou afaste ela do contato bem pessoal com cada cliente. Gostaria muito de ser sua amiga de pertinho, mas por enquanto me contento (e muito.. rsrs) em ser sua amiga virtual.
    Também trabalho com feltro e também me encantei de cara, na hora. É um mundo de possibilidades e ideias enriquecedoras. Cresci muito em vários sentidos, depois que comecei com artesanato em feltro.
    Obrigada Fernanda por me ajudar a crescer e me apaixonar cada dia mais por este artesanato maravilhoso. Beijos.

      Rosana, é muito amor não é mesmo?! O feltro faz isso com a gente rsrsrs…
      Obrigada pelo carinho, saiba que cresço com vocês também, é muito! Não podem nem imaginar!
      Beijos no seu coração, sempre!

    O trabalho da Fê é sensacional! Ela nos encanta com as peças, seu jeitim de explicar as técnicas nos cursos. Não tem como não se apaixonar pela técnica depois de suas aulas. Para mim pensar nela é sinal de crescimento e aprendizado. Evolui muito no modo de executar as peças depois de seus cursos e ensinamentos. Sucesso e muita conquistas para você Fernanda!

      Kelle, muito obrigada pelo carinho! É muita felicidade saber que ajudei alguém a melhorar e se aperfeiçoar. Obrigada por sempre me acompanhar, sua cia, mesmo que virtual, é maravilhosa! Beijos!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.