Confeitaria funcional, tortinha de limão

Confeitaria funcional: tudo sobre essa opção de negócio!

Imagine um doce com sabor muito mais apurado, que leva ingredientes selecionados para trazer os melhores benefícios à sua saúde. Esse é o charme por trás da confeitaria funcional, um mercado que está crescendo demais de uns anos para cá. E que tem bastante espaço para você abrir um negócio.

A comida funcional é um mundo à parte dentro da alimentação saudável. Então, se você já entende sobre este negócio, deve aproveitar a ótima oportunidade e abraçar o nicho novo. E o melhor é que a concorrência ainda é baixa.

Neste post, você vai aprender tudo sobre a confeitaria funcional. Desde o que é esse universo ao mercado, às receitinhas para começar e dicas para faturar bem!

confeitaria-funcional

O que é a confeitaria funcional?

Antes mesmo de mergulhar na confeitaria funcional, é preciso entender o que é uma alimentação do tipo.

Alimentos funcionais são todos aqueles manipulados e preparados com o respeito máximo aos seus nutrientes e propriedades benéficas ao organismo. Assim, as receitas funcionais aproveitam o melhor de cada ingrediente, potencializando seus benefícios.

A confeitaria funcional é, assim, um segmento dentro do mundo de alimentos saudáveis, que levam o melhor em saúde, com cores, aromas e texturas incríveis. Logo, comer doces funcionais, não é aquela tentação proibida, já que não tem os mesmos ingredientes que os doces tradicionais.

E essa confeitaria vai além, com receitas que levam ingredientes inusitados e muitas vezes deixados de lado em um cardápio doce convencional. Assim, todo alimento funcional prioriza levar mais saúde, com ainda mais sabor.

Confeitaria funcional, cookies de chocolate

Como é o mercado de confeitaria funcional?

A área da confeitaria funcional vem ganhando muita força de alguns anos para cá. Um dos motivos é a mudança de estilo de vida de centenas de pessoas, que buscam na alimentação, mais saúde.

O mercado de alimentação funcional está bem favorável para abrir um negócio. O setor de saudáveis cresceu 98% de 2009 a 2014 no país. A informação é da pesquisa do Sebrae.

E uma notícia ainda melhor é que as novas gerações se preocupam mais com saúde. Portanto, isso faz com que a cada ano que passe, a procura por docinhos funcionais em geral, seja maior.

Outro motivo forte para abrir um negócio de confeitaria funcional é a baixa concorrência. Isso abre a chance de ser referência e fazer seu nome rapidinho, se começar o quanto antes.

Quais são os principais ingredientes da confeitaria funcional?

Na confeitaria funcional, assim como a alimentação vegana, é de lei substituir vários ingredientes. Muitos dos clássicos alimentos são proibidos nessa cozinha, que dá espaço só para o que é saudável.

Veja quais são os principais ingredientes proibidos na confeitaria funcional e suas substituições:

  • farinha integral entra no lugar da farinha branca;
  • açúcares e adoçantes naturais, como o xylitol e a stevia são usados ao invés do açúcar refinado;
  • nenhum produto industrializado ou processado é usado nas receitas;
  • corantes artificiais, conservantes e gorduras são totalmente eliminados;
  • ovos costumam ser substituídos por biomassa de banana verde, farinhas de liga, pasta de amendoim etc;
  • fermento é substituído pela fermentação natural.

Descubra todos os demais ingredientes e suas substituições, com a expert Janaína Suconic, neste curso de confeitaria funcional da eduK.

Confeitaria funcional, biscoitos

Qual é a diferença entre os doces funcionais e os doces fit?

Entre funcional e fit há uma grande diferença. Por isso é legal saber o que é o que, para evitar qualquer dúvida, ou até mesmo fazer uma receita fitness e colocar o nome de funcional, sem saber.

Alimentação fit é toda aquela que é voltada para melhorar a estética. Então, aquelas marmitas e doces permitidos em dietas de emagrecimento, são exemplos do tipo.

Também, uma grande diferença entre o fit e o funcional, é que a primeira pode levar açúcar refinado, em menor quantidade, enquanto a segunda abomina o uso dele.

Já a comida funcional preza por todas as etapas de preparo do alimento. Pensando sempre no impacto que ele terá na sua saúde, metabolismo e fisiologia. Ou seja, como o seu organismo vai absorver e aproveitar as substâncias.

Assim, a confeitaria funcional leva ingredientes que vão garantir muita qualidade de vida, sem o risco de prejudicar o corpo com o tempo.

Quais são as receitas básicas de doces funcionais?

A confeitaria funcional é repleta de receitas que levam frutas, aveia, farinha integral, açúcares naturais e muitos outros alimentos bem saudáveis. E a especialidade desse tipo de cozinha fica com tortas e bolos irresistíveis: perfeitos para vender.

Algumas das principais receitas da confeitaria do tipo funcional, são:

  • cuca de banana: leva ingredientes mais leves e saudáveis, como a farinha integral;
  • bolo de banana: tradicional doce que ganha sua versão mais saudável;
  • doce de abóbora: leva mel no lugar do açúcar;
  • bolo de batata doce: esse alimento é explorado do melhor jeito, fazendo seus benefícios serem potencializados;
  • brigadeiro funcional: a receita substitui o leite condensado altamente calórico e coloca a biomassa de banana verde no lugar — muito saborosa e fresquinha;
  • torta de limão: na receita funcional, o prato leva óleos vegetais, farinha integral e amêndoas.

Qual é o perfil do público de alimentos funcionais?

O público que consome alimentos funcionais tem suas exigências específicas, assim como no mercado de alimentos vegetarianos e veganos.

Por isso, é preciso conhecer as pessoas e suas preferências aos poucos, na hora de abrir um negócio de confeitaria funcional. Começar pelas receitas mais tradicionais e fáceis é um bom caminho para aumentar as suas chances de acertar e agradar.

Uma boa dica para cativar os seus clientes em pouco tempo, é expor os ingredientes que são usados. Mostrar, em redes sociais e no WhatsApp, que a origem é 100% funcional, prova que a sua doceria funcional é séria e segue o conceito.

Confeitaria funcional, panetone

Quais são os cuidados nas embalagens?

As embalagens são essenciais na confeitaria funcional e na venda de qualquer produto do tipo. São elas que dão a cara dos produtos e a garantia para os seus clientes confirmarem que eles são mesmo funcionais.

Há toda uma regra para colocar na embalagem, que o alimento é funcional. E as normas são feitas pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Então, veja as regras que os seus alimentos devem seguir, para serem vendidos como 100% funcionais. Isso vai te garantir mais confiança para trabalhar sabendo de cada detalhe que os produtos devem ter.

Por que usar os doces funcionais como um diferencial de seu negócio de confeitaria tradicional?

Se você já trabalha com a confeitaria clássica, esse mercado de alimentos funcionais está de braços abertos para te receber. O melhor é aproveitar suas habilidades em fazer doces e embarcar nesse nicho que tem poucos concorrentes.

Claro que é necessário que você vá fundo para aprender a preparar os doces funcionais. Mas, quem disse que a confeitaria convencional também era fácil? Do mesmo jeito, pesquise mais sobre o tema, conheça especialistas e aprimore-se sempre.

Fazer doces funcionais é perfeito para trazer ao seu negócio, mais opções de venda. Além de funcionar muito bem para trabalhar com um público maior e mostrar aos seus clientes habituais, que há opções saborosas e cheias de benefícios à saúde. Garantia de se destacar na sua região e no mercado.

Quais cursos fazer para se especializar na confeitaria funcional?

Fazer quitutes deliciosos da confeitaria funcional exige aprimoramento. Então, nada mais certo do que fazer cursos na área, com experts que trazem de receitas simples às mais elaboradas, o melhor desse mercado.

Na eduK, você encontra uma grade de cursos especialmente voltados para quem quer se aventurar e lucrar com o mercado de confeitaria funcional.

Não perca tempo esperando que a concorrência saia à sua frente com especializações na área. Vá em busca dos melhores cursos desse meio e conquiste o seu espaço no meio.

Aqui na plataforma, você confere, por exemplo, aulas de confeitaria funcional, com a especialista Janaína Suconic. Ela ensina diversas receitas de bolos caseirinhos saudáveis, facílimos!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    pascoa