divulgar doces caseiros digitalmente

Dicas para divulgar seus doces caseiros digitalmente

Divulgar doces caseiros é importante para que os negócios fluam e os lucros cheguem ao empreendedor. E, assim como qualquer outro produto ou serviço, a internet é o melhor meio para isso.

Antigamente, quem possuía um pequeno negócio de doces caseiros em casa não tinha como recorrer a campanhas de marketing e publicidade tradicionais, por meio da TV ou do rádio.

Essas mídias eram – e ainda são – muito caras, inviáveis para quem está começando agora, mas, com o crescimento da internet, surgiu o Marketing Digital e as diversas possibilidades oferecidas por ele.

Hoje, um pequeno negócio tem as mesmas chances de uma grande empresa de impactar as pessoas interessadas no que ele vende. Para isso, basta conhecer o marketing digital, suas estratégias e aplicá-las.

Ou seja, alguém que trabalhe fazendo doces em casa vai usar o principal meio de comunicação existente hoje (a internet) para divulgar sua marca e seus produtos e conquistar um bom espaço no mercado.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre como o marketing digital influencia nos hábitos de consumo, a importância da presença nessas mídias, dar algumas dicas para divulgar doces caseiros e explicar a importância de criar uma marca.

Como o marketing digital e as mídias digitais influenciam os hábitos de consumo

O marketing digital é a principal ferramenta hoje para divulgar marcas, produtos e serviços, e ele faz uso de diversos canais e mídias para isso.

Isso aconteceu porque a internet se tornou parte do dia a dia das pessoas, principalmente depois do surgimento dos smartphones e das redes sociais.

Com isso, empresas de diversos segmentos, como fabricantes de rótulos adesivos personalizados, encontraram-se diante de mudanças que impactaram a maneira como faziam marketing.

Isso também abriu portas para os pequenos negócios, como pessoas que fazem doces caseiros, salgados para festas, bolos e outros itens do tipo, uma vez que as estratégias de marketing digital são mais acessíveis e simples.

Com isso, esses empreendedores passaram a ter a oportunidade de divulgar e vender on-line, melhorando consideravelmente seus lucros.

Em relação aos consumidores, estes também são impactados e influenciados pelo marketing digital e as mídias sociais. Os hábitos de consumo mudaram, então, se uma pessoa precisa de uma loja de produtos naturais, ela pesquisa na internet.

Nos resultados do Google ou de alguma rede social, ela pode encontrar diversas opções de loja e saber um pouco mais sobre cada uma delas.

Eles também pesquisam sobre um produto ou serviço antes de comprar, ou seja, dependendo da resposta que acharem na internet, fazem negócio ou não.

Powered by Rock Convert

Importância da presença na internet

Se o consumidor recorre às informações na internet para encontrar o que precisa e mais informações a respeito do produto e de quem o fornece, nada mais óbvio do que a necessidade de as marcas estarem presentes nas diversas mídias sociais.

Chega a ser estranho, hoje em dia, procurar por um estabelecimento no Google e não encontrar nada sobre ele.

As marcas precisam estar conectadas de diferentes maneiras, usando diferentes mídias digitais, como:

  • blog;
  • site;
  • redes Sociais;
  • e-mail.

É dessa forma que uma loja de equipamentos de pilates divulga seus produtos e consegue estabelecer uma influência positiva na decisão de compra de seu público.

O mesmo acontece para os negócios de doces caseiros, mas, para esse tipo de negócio, é ainda mais importante saber como divulgar seus produtos.

4 dicas para divulgar doces caseiros

Não basta apenas estar na internet para divulgar e vender. É preciso saber como fazer isso por meio das estratégias corretas, e algumas delas são:

1. Faça um planejamento

O planejamento é indispensável, pois é por meio dele que o empreendedor define metas, canais de divulgação, tipos de doces que serão vendidos, etc.

Isso permite criar uma identidade para a marca, elaborar estratégia e tática de marketing, analisar a necessidade de desenvolvimento de app para o negócio e estudar o mercado como um todo, envolvendo fornecedores, concorrência e clientes.

Outra facilidade é um melhor planejamento financeiro, além de organizar um cronograma de ações.

2. Use as redes sociais

As redes sociais são indispensáveis para estabelecer um relacionamento com os clientes e divulgar os doces.

Por meio do chat, é possível se comunicar com potenciais clientes e clientes, e, também, facilitar outros meios de comunicação, como disponibilizando um número de telefone.

O uso de blog também é interessante, principalmente considerando o fato de que o mercado de doces caseiros pode render conteúdos que influenciem a decisão de compra.

O blog é útil para compartilhar conteúdos nas redes sociais, que direcionem, também, para promoções e ofertas da loja virtual.

3. Crie um site

Para qualquer tipo de negócio, desde uma loja de móveis planejados até venda de doces caseiros é imprescindível ter um site e que ele funcione perfeitamente bem.

Isso porque as pessoas querem praticidade nesses ambientes, e quando não encontram, acabam desistindo. Para isso, é recomendado evitar excesso de anúncios, imagens pequenas, site lento e uso incorreto de cores.

As estratégias de SEO devem ser empregadas, para otimizar o site e direcionar os motores de busca para destacar o conteúdo.

Isso porque esses sites, principalmente o Google, tornaram-se a principal fonte de busca de informações, e um site bem posicionado é importante para que seja visto.

No site também devem ser veiculados conteúdos que eduquem o público-alvo, e isso é fundamental tanto para quem vende doces caseiros quanto para empresas de consultoria ambiental.

Além disso, no site podem ser realizados sorteios e promoções, como campanhas de desconto e lançamentos.

Por valer muito a pena, é comum vermos empresas que apostam numa margem de lucro menor em troca de repercussão e visibilidade para seu produto ou serviço.

Além de oferecer um grande benefício para o cliente em potencial, consegue uma divulgação massiva. Isso é feito por meio de gatilhos mentais de senso de urgência, como “só hoje”; escassez “poucas unidades” e outros que favorecem o sucesso.

Só que para funcionar bem, é importante definir regras claras, para se proteger de usuários mal intencionados que querem tirar vantagem.

4. Use embalagens personalizadas

Usar fita de cetim personalizada e outros itens personaliza a embalagem do produto e agrega valor a ele. Isso encanta e fideliza o cliente, levando-o a divulgar a marca de doces caseiros espontaneamente.

Isso também pode ser feito por meio de descontos, criando uma hashtag, sugerindo que o cliente compartilhe fotos dos produtos, etc.

Agregar valor é mostrar ao cliente que o doce caseiro vale o quanto custa, além de melhorar pontos negativos e investindo em soluções que o destaque.

Importância de criar uma marca

Para que todas essas estratégias em marketing digital deem certo para um negócio de doces caseiros, por menor que ele seja, é importante criar uma marca.

A marca é a identidade da empresa, como é conhecida pelo público e como será lembrada quando alguém precisar do que ela oferece.

Para isso, é importante criar um logotipo que destaque a empresa perante seus concorrentes. E esse logo precisa estar na embalagem, no site, nas redes sociais e em todos os canais que a empresa utilize.

Por exemplo, a caixinhas de doce devem ter etiquetas para alimentos com o logo da marca. É dessa forma que o cliente vai guardar a empresa na cabeça e se lembrar dela quando precisar novamente.

A marca precisa ser bonita, simples e direta, para facilitar, até mesmo, a identidade visual dela. A comunicação visual é toda e qualquer maneira de se comunicar por meio de imagens, como a fachada de um ponto de venda, por exemplo.

Para fazer um bom trabalho de comunicação visual de um negócio de doces caseiros, o ideal é escolher cores adequadas, frases de impacto e imagens que afetem o público de maneira positiva.

Para isso, uma dica é procurar por empresas especializadas em comunicação visual, pois elas podem criar estratégias perfeitas que vão melhorar muito a marca e ajudá-la a conquistar um bom espaço.

Doces caseiros têm potencial por si só, uma vez que se trata de uma mercadoria que a maior parte das pessoas gosta e que faz parte do dia a dia delas.

Unindo essa facilidade às estratégias de marketing digital, quem investe nesse setor pode obter muito mais sucesso do que é esperado. Para isso, basta conhecer algumas práticas que devem ser adotadas.

Elas ajudam a divulgar, a vender e a vencer a concorrência nesse mercado tão competitivo. Mais do que oferecer qualidade e preço justo, é importante participar do dia a dia dos consumidores e estar perto deles, e a melhor maneira de fazer isso é com o Marketing Digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!