gestão do tempo para empreendedores

Entenda a importância da gestão do tempo para empreendedores

As pessoas estão com a rotina cada vez mais atribulada, com compromissos profissionais e pessoais. Assim, é comum que haja dificuldade para atender aos prazos ou mesmo não conseguir realizar um projeto importante para a empresa.

Com o tempo, esse acúmulo de funções acaba gerando insatisfação nos clientes, fornecedores e, claro, muito estresse para o empresário. Por isso, é fundamental entender a importância da gestão do tempo para empreendedores e aplicar técnicas para otimizar as atividades.

Quer saber mais? Então, continue a leitura para entender sobre o assunto e conferir dicas de como gerir melhor o seu tempo!

O que é gestão do tempo?

Basicamente, a gestão do tempo significa organizar suas atividades para desenvolver um trabalho mais produtivo e com mais qualidade, de forma a alcançar melhores resultados. Tudo isso em um período menor para obter, também, qualidade de vida no trabalho — e na vida.

Qual a importância da gestão do tempo para empreendedores?

Como explicado, saber gerir o tempo traz uma série de benefícios, tanto para a sua vida profissional quanto para a pessoal. Isso porque quando as tarefas estão organizadas, é possível fazer tudo o que é necessário dentro do prazo, sem precisar dispor das suas horas de lazer ou com a família, por exemplo.

Dessa forma, além de mais produtivo, você ainda evita problemas de saúde relacionados ao estresse.

Como gerir melhor o seu tempo?

Você deseja trabalhar melhor a gestão do tempo, mas ainda não sabe muito bem como fazer isso? Confira alguns truques!

Planeje sua agenda

Planejamento é, com certeza, a palavra de ordem quando o assunto é gestão de tempo para empreendedores. É impossível obter bons resultados sem avaliar o que precisa ser feito.

Para isso, a velha e boa agenda é interessante para ajudar a visualizar as tarefas que precisam ser cumpridas, e também não deixar que algumas delas sejam esquecidas. 

Defina o tempo para cada tarefa

Depois de ter uma visão geral de suas atividades, é preciso determinar um período para realizar cada uma delas. Vale ressaltar que não há uma regra para isso! O empreendedor é que deve identificar quanto tempo demanda cada tarefa, conforme a dificuldade de execução e as prioridades.

Não se esqueça, também, dos momentos de descanso. Eles são tão essenciais para a produtividade quanto os períodos de trabalho.

Estabeleça prioridades

Mesmo com toda a organização, nem sempre dá para fazer tudo! Em vista disso, é preciso avaliar seu planejamento e estabelecer o que é prioritário e o que é secundário.

Algumas pessoas tendem a fazer as tarefas mais simples, como responder e-mails, perdendo horas do seu dia, e deixando as mais complexas para depois. No fim, o mais importante não foi feito, acumulando atividades para o outro dia.

Use aplicativos de produtividade

É verdade que a internet é uma vilã no quesito distração. Quem nunca perdeu horas vendo vídeos aleatórios no YouTube, ou mesmo fuçando as redes sociais? Em contrapartida, ela trouxe muitas soluções com os aplicativos que ajudam na gestão do tempo.

O Trello, por exemplo, é uma excelente ferramenta para gerenciamento de projetos. Ela permite adicionar uma série de tarefas que devem ser executadas, em diferentes cartões e pastas, com todas as informações necessárias.

Suas funcionalidades são bem simples e você pode dividir o painel com outras pessoas, de forma que todos possam acompanhar o andamento das atividades da equipe.

Como você pôde ver, a gestão do tempo para empreendedores é fundamental para aumentar a produtividade e, assim, ter melhores resultados com o seu trabalho. Para isso, é preciso ter foco e disciplina até que os novos comportamentos se transformem em hábitos. 

Tem dificuldade em gerir seu tempo e está sempre procrastinando? Aprenda a lidar com a autossabotagem.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.