Gestão empresarial: porque não deixar de fazer no seu negócio?

Uma boa gestão empresarial garante o funcionamento mais organizado e eficiente do seu negócio, trazendo impactos positivos e crescimento sustentável.

Por isso, não importa o segmento ou porte da sua empresa. Seja uma empresa individual ou com centena de funcionários, a gestão empresarial deve ser uma prioridade para você.

É imprescindível saber conduzir todas as tarefas e ações do negócio voltado para bons resultados. Caso contrário, o sonho de empreender ficará comprometido.

De acordo com estudo realizado pelo Sebrae Nacional em 2013, 24,4% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos primeiros dois anos de existência. Por exemplo, entre os motivos apontados para o fechamento precoce das empresas, estão a falta de planejamento estratégico, má administração do fluxo de caixa e falta de conhecimento sobre a rotina empresarial.

Todos esses elementos estão relacionados diretamente com a gestão empresarial. Nesse caso, da falta de uma gestão empresarial realmente eficaz.

Assim, com o mercado cada vez mais competitivo, é indispensável que se tome decisões assertivas. É justamente por isso que falaremos nesse artigo da importância de se fazer uma gestão empresarial no seu negócio para a condução de melhores resultados. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

O que é gestão empresarial?

De forma simples, gestão empresarial é o conjunto estratégias aplicadas na condução de um negócio a fim de obter melhores resultados.

Para isso, parte-se de ações que envolvem todas as áreas da empresa, como, por exemplo, controle das finanças, recursos humanos, materiais, sempre com foco no crescimento.

Nesse sentido, a gestão empresarial se faz presente em todos os processos, desde os mais simples até os mais complexos, visando ao funcionamento adequado de todos os setores.

Sendo assim, é necessário muito estudo e conhecimento específico para visualizar as falhas e adotar as melhores medidas voltadas à sobrevivência e expansão dos negócios.

Qual a importância da gestão empresarial?

A gestão empresarial é um processo que relaciona planejamento estratégico, definição de metas, organização de processos, análises de custos, bem como boas práticas a fim de evitar falhas, corrigir erros e aumentar as vendas.

Como envolve o ambiente de uma empresa com um todo, uma gestão empresarial de qualidade é capaz de proporcionar melhorias significativas em diferentes aspectos do negócio, tais como processos internos, equipe, resultados e até mesmo na satisfação do cliente.

Assim, mesmo em momento de crise, uma empresa com diretrizes bem planejadas é capaz de passar por essas fases sem grandes abalos e garantir uma recuperação mais ágil e, portanto, um futuro promissor.

Veja os principais benefícios de uma gestão eficaz:

  • processos bem definidos;
  • maior produtividade;
  • rotina organizada e otimizada;
  • aumento da motivação entre colaboradores.

Como aplicar a gestão empresarial no seu negócio?

Começar a aplicar práticas de gestão empresarial no seu negócio depende basicamente de um bom planejamento, indicadores de desempenho, tecnologia e qualificação profissional. Confira esses passos a seguir:

Planejamento

Todo empreendimento precisa ter metas definidas. Isso significa saber onde almeja chegar e estabelecer os caminhos para alcançar.

O planejamento deve fazer parte de um negócio antes mesmo dele abrir as portas, é o chamado plano de negócio, um instrumento que ajuda o empreendedor a descobrir a viabilidade do empreendimento e os passos para tirar essa ideia do papel.

Porém, o planejamento se estende durante toda a existência do negócio. Este deve ser por muitas vezes revisado e ajustado para corrigir possíveis desvios e voltar a trilhar o caminho do sucesso.

Indicadores de desempenho

Ter um planejamento é importante, mas é igualmente importante medir o desempenho do negócio e identificar se ele está caminhando em direção à concretização das suas metas e objetivos.

Os indicadores de desempenho são a melhor forma de avaliar os processos da empresa, tais como eficiência, produtividade, qualidade, lucratividade, satisfação dos clientes, entre outros.

Para isso, é preciso determinar e acompanhar os principais indicadores de sucesso para o seu negócio.

Tecnologia

Gerenciar uma organização não é uma tarefa simples. Ela envolve muitas tarefas e conhecimento dos processos para se atingir o resultado desejado.

Embora pareça desafiadora, a gestão empresarial pode ser bem mais fácil se você contar com ferramentas que auxiliem na condução desses controles e tarefas.

Antigamente, tudo tinha que ser realizado manualmente. E isso tomava muito tempo, exigindo um esforço tremendo do gestor.

Porém, a notícia boa é que com o avanço da tecnologia muitas tarefas foram automatizadas!

Nesse sentido, você já pode contar com diferentes software de gestão empresarial. Esses softwares, também conhecidos como ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, conectam os diferentes setores da empresa, compartilhando informações em tempo real.

Dessa forma, os dados ficam sempre atualizados em todos os setores. Além disso, automatizam e otimizam diversos processos.

Com ajuda dos sistemas de gestão empresarial fica muito mais fácil controlar o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, estoque, faturamento, emissão de NF, entregas, compras de materiais, entre outros.

Esses softwares ainda emitem relatórios detalhadas para análise da empresa e tomada de decisão mais assertivas. Com tantas funcionalidades, a gestão empresarial fica muito mais prática, independentemente do tamanho do negócio.

Qualificação profissional

Uma boa gestão empresarial também depende de profissionais qualificados à frente do negócio.

Por isso, vale investir em cursos técnicos e de graduação e pós-graduação, especialmente se o negócio depende só de você para prosperar.

Mas, mesmo que delegue a função de gestor para outras pessoas, o dono do negócio não pode abandonar. Ele deve ser figura presente no negócio e, portanto, deve buscar conhecimento e ferramentas que o auxiliem e ajudem toda a equipe.

Como você viu durante todo o texto, a gestão empresarial é peça-chave no desenvolvimento de qualquer negócio. Independente do seu ramo de atuação um sistema de gestão é um investimento que levará seu negócio para outros níveis.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!