planejamento estratégico

Como um planejamento estratégico pode impulsionar sua empresa?

metas S.M.A.R.TQuer fazer a sua empresa crescer? Acredite, apenas trabalhar muito, sem saber exatamente o que fazer e onde se quer chegar, é desperdício de dinheiro e de esforço. Para que você consiga direcionar o desenvolvimento dos negócios, é importante traçar um planejamento estratégico.

Esse planejamento servirá como guia para que você possa adotar as ações necessárias e direcionar o trabalho, acompanhando os rumos da empresa e mensurando de maneira precisa esse crescimento.

Quer entender melhor o que é o planejamento estratégico e como implementá-lo? Continue a leitura!

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico indica o caminho a ser seguido pela empresa, identificando a situação atual, mostrando as metas que serão atingidas e qual o caminho a ser percorrido para o alcance dos objetivos.

Dentro desse planejamento, é feita uma análise de todo o contexto da empresa, com suas dificuldades e pontos positivos, traçando assim um mapa a ser percorrido. Vale lembrar que não se trata de uma avaliação estática, ou seja, o planejamento pode e deve ser revisado periodicamente para possíveis ajustes.

Por que o planejamento é fundamental para a empresa?

O planejamento estratégico não serve apenas para grandes empresas. Essa visão inteligente e estruturada das ações pode ser aplicada para pequenos negócios e, até mesmo, em iniciativas individuais — como nas primeiras peças de artesanato que uma pessoa produz para vender aos amigos e familiares.

Uma projeção simples do faturamento que se deseja obter e do que será feito para alcançar esse número já é um planejamento estratégico nesse tipo de iniciativa. Se o artesão continuar com tal abordagem, conseguirá abrir muitos caminhos para seu crescimento profissional.

Como deve ser feito esse planejamento?

Para estruturar o planejamento de maneira consciente e produtiva, algumas etapas devem ser seguidas. Conheça, a seguir, cada uma delas para que você consiga replicar essa abordagem no seu negócio!

Determine missão, visão e valores da empresa

A missão e os valores são parte da identidade da empresa, e devem ser considerados dentro de qualquer ação estratégica. Afinal, eles são a base de todas as marcas, logo, não podem ser ignorados. Se você ainda não pensou nesses tópicos, vale a pena formatá-los quando traçar o planejamento estratégico.

A missão é o motivo de a empresa existir, já os valores são os princípios dos quais ela não abre mão. Podemos citar, como exemplo, a empresa brasileira Natura, que tem como missão a criação de produtos e serviços que promovam o bem-estar.

Por sua vez, nos seus valores, ela defende a importância das relações e a crença na interdependência das coisas, a busca permanente pelo aperfeiçoamento e o compromisso com a verdade. Além disso, cita a procura pela beleza liberta de preconceitos e manipulações.

Já a visão é o lugar no qual a empresa pretende chegar, ou seja, o propósito do negócio. No caso da Natura, é a de se estabelecer como marca de expressão mundial, identificada com pessoas que buscam a construção de um mundo melhor.

Faça uma avaliação dos ambientes

O primeiro passo é entender exatamente os ambientes, tanto externo quanto interno, nos quais a empresa se encontra.

Entenda como ambiente interno os recursos disponíveis, os pontos fortes, as fraquezas e as tecnologias que já estão à disposição. Procure traçar um cenário de tudo o que a empresa é e possui atualmente.

Já o ambiente externo diz respeito ao que pode influenciar o andamento dos negócios, mas são fatores alheios à empresa. Podemos citar as crises econômicas, a variação no dólar, o posicionamento da concorrência, as mudanças nas preferências dos clientes, entre outros.

A análise cuidadosa de todos esses pontos traz uma visão muito clara de onde o negócio se posiciona e do que pode ser feito. Recomendamos, se possível, a participação de várias pessoas nessa análise, para ampliar o ponto de vista. A matriz SWOT é um excelente modelo para essa avaliação.

Defina as metas a serem alcançadas

O segundo passo do planejamento é decidir onde se deseja chegar, os objetivos a serem alcançados. Para isso, é importante definir metas inteligentes.

O que são, afinal, metas inteligentes? Elas trazem a definição das conquistas de maneira clara, com datas concretas e possíveis de serem medidas. Você pode considerar, para isso, a definição de metas S.M.A.R.T (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido).

Vamos exemplificar para que você entenda melhor: um empresário pode definir como objetivo o aumento de vendas. Porém, apenas essa indicação é extremamente vaga. Como meta S.M.A.R.T., ficaria da seguinte forma: aumentar as vendas em 100% no período de um ano. Percebe como a indicação é muito mais clara, dando uma noção real do ponto a ser alcançado?

Indique as estratégias que serão usadas

Sabendo o ponto em que a empresa se encontra e onde pretende chegar, é hora de estabelecer as estratégias que serão aplicadas para o alcance dos resultados. Busque por um diferencial competitivo e defina as ações de acordo com o seu público-alvo e do que pode ser realmente aplicado, considerando a análise dos ambientes realizada na segunda etapa do planejamento.

Também é nessa fase que serão delegadas as tarefas e sua ordem de execução, para que haja uma organização do processo. Somente assim é possível acompanhar o trabalho com clareza.

Acompanhe, mensure e ajuste

O planejamento estratégico é improdutivo se os resultados não forem acompanhados. Estabeleça métricas para checar o que a empresa está gerando, e para isso você pode considerar o faturamento, os lucros, as reclamações e a fidelização dos clientes, entre outros aspectos importantes para o crescimento.

Faça esse acompanhamento com certa frequência, compare com as metas estabelecidas e, se necessário, mude algumas estratégias definidas na etapa anterior do processo. Isso não significa um desvio de rota, mas sim uma adaptação para que a empresa continue relevante e consiga acompanhar as flutuações de mercado.

Seguindo esses passos, você conseguirá traçar um planejamento estratégico bem consistente e que ajudará muito no desenvolvimento dos seus negócios de maneira estruturada, clara a sustentável.

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