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Como fazer vendas pelo WhatsApp e aumentar seu negócio?

Você já fez alguma venda pelo WhatsApp? E compras? Pode até ser que ainda não. Mas, quem trabalha com a venda de produtos e serviços sabe que precisa adotar estratégias eficazes para que seu negócio possa sempre se desenvolver, atrair novos clientes e, naturalmente, ganhar mais dinheiro. É aí que as vendas pelo WhatsApp podem ajudar a aumentar seu negócio. Hoje, com a diversificação de canais de comunicação e com a possibilidade de se investir em marketing digital, ficou muito mais fácil divulgar os seus produtos e serviços, além de estar próximo daquele que é seu potencial público.

Adotar as vendas pelo WhatsApp é, então, uma estratégia a ser considerada, principalmente pelo crescimento contínuo de números de aparelhos que contam com esse aplicativo. Além disso, é uma ferramenta de fácil usabilidade e cômoda, tanto para você quanto para seus clientes.

Nos últimos anos, o WhatsApp se popularizou tanto, que hoje em dia é super comum as pessoas se manterem conectadas durante todo o dia, inclusive deixando aberto o WhatsApp Web enquanto trabalham no computador. (Para fazer uso do aplicativo pelo desktop, basta validar sua conta escaneando um QR code no site.)

Pensando em tudo isso, elaboramos este material para que você aproveite essa oportunidade e entenda um pouco mais sobre como é possível executar essas vendas e ampliar o seu negócio. Boa leitura!

Utilize o WhatsApp Business

O primeiro passo é entender as funcionalidades do WhatsApp Business, aplicativo muito utilizado pelas empresas, principalmente as de menor porte. Nele, você tem a oportunidade de utilizar uma conta comercial para se comunicar com os seus clientes, bastando apenas baixar o app em seu celular.

Com uma interface bem parecida com o WhatsApp que utilizamos para comunicar no dia a dia, essa outra ferramenta conta com alguns diferenciais, como o da resposta rápida. Com o objetivo de não deixar o seu cliente sem um retorno a curto prazo, existe a possibilidade de programar uma mensagem que será encaminhada logo após ser acionado. Exemplo: “Olá, já recebi a sua mensagem e em breve darei um retorno sobre a sua solicitação”.

Caso você já tenha um número próprio para o seu negócio e já utilize o aplicativo em sua versão normal, é possível transferir as contas para a nova ferramenta.

Uma dica que merece a sua atenção: como esse é o canal de seu negócio, ele deve funcionar como um cartão de visitas. Assim, preencha as informações corretamente e coloque uma foto de perfil que seja adequada ao seu segmento.

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Prefira listas de transmissão em vez de grupos

Você trabalhou nas últimas semanas incansavelmente para apresentar aos clientes novidades de suas vendas. Agora que está tudo concluído, o mais interessante é montar um grupo para divulgar todos esses produtos/serviçis e seus valores, certo? Errado!

Criar grupos com os seus clientes traz muitas questões negativas para o seu negócio. A primeira delas é o fato de que os usuários serão constantemente incomodados com mensagens de outras pessoas, que naturalmente terão dúvidas quanto às disponibilidades de produtos/serviços e/ou buscar averiguar os preços de seus materiais.

Outro ponto a ser considerado é o fato de que o número de seu cliente estará disponível para quem quiser acessá-lo, o que pode gerar descontamento por parte das pessoas. No entanto, um perfil comercial pode fazer listas de transmissão para as suas divulgações.

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E o que seria isso? Você tem a oportunidade de criar uma lista com até 256 contatos para o envio de seus comunicados e dicas. A mensagem chegará apenas para o usuário, o que vai evitar qualquer um dos problemas mencionados anteriormente. Além do mais, isso aumenta as chances de que aquela pessoa veja o material enviado para o seu aparelho de telefone.

Peça a autorização de seus clientes

Outro ponto de atenção está relacionado ao fato de você precisar de autorização de seus clientes para o envio dessas informações. Apenas enviar os materiais produzidos por você com intenção de fazer vendas mas sem uma comunicação prévia pode soar como invasivo, trazendo a insatisfação daquela pessoa com o seu atendimento — o que ocasionaria no efeito contrário daquele pretendido em sua estratégia.

Também é preciso contar com o bom senso na hora de enviar os seus conteúdos e fotos de novos produtos e serviços. Prefira o horário comercial (entre 9h e 18h), pois é um momento em que seu público estará na ativa e fora de casa.

Por fim, também é preciso preocupar-se com o tom de voz utilizado. Clientes fiéis e que já compram seus produtos há algum tempo, naturalmente já têm mais intimidade com o seu atendimento. Dessa forma, não é indicado enviar a mesma mensagem desse tipo de pessoa para aquela que está conhecendo agora, momento inicial dessa relação de confiança.

Monte um mailing de clientes

Quando os pequenos negócios enviavam SMS para divulgar os seus produtos e serviços, era comum as pessoas comprarem mailing de clientes. Ou seja, adquirir uma base de contatos para o envio das informações. No entanto, com o passar do tempo foi percebido que essa não era uma boa prática, justamente porque é preciso ser direcionado para um público em específico que terá interesse em adquirir aquele item.

Esse ponto também é válido para as vendas pelo WhatsApp. O mais indicado é que você mesmo construa esse mailing, criando uma relação próxima com aqueles que em algum momento já se interessaram pelo seu trabalho. Assim, em momentos sazonais, por exemplo (como Páscoa, Dia das Mães ou Natal), as chances de aquele cliente adquirir novos itens para presentear a pessoa querida aumentam consideravelmente.

Ofereça conteúdos relevantes

Não se limite em apenas divulgar os seus novos produtos e serviços ou aqueles materiais que estejam em estoque há algum tempo. Para fazer vendas pelo WhatsApp e aumentar seu negócio é preciso lançar mãos de outras estratégias. Por isso, ofereça também conteúdos relevantes, mas com a preocupação de não trazer muitos materiais para que o cliente não fique incomodado com tantas mensagens.

O mais indicado é estabelecer um planejamento editorial. O que seria isso? Verifique quais são aqueles tipos de dicas que podem ser encaminhadas para o seu público e defina períodos estratégicos.

Exemplo: próximo ao Dia das Mães, que tal contar um pouco sobre a data, ressaltando desde quando é comemorada, além de abordar dicas sobre o que poderia ser presenteado? Assim, você inclui os seus produtos sem parecer forçado, além de levar curiosidades sobre essa época para o seu cliente.

Novamente, tenha atenção quanto ao tom de voz utilizado, além de sempre verificar se não há nenhuma grafia incorreta em seu texto.

Neste material, você pôde conhecer algumas dicas simples de vendas pelo WhatsApp que poderão ampliar as suas vendas de forma significativa. Com a ampliação dos canais de comunicação, nada mais natural do que você utilizar esses meios para estar mais próximo de seu público, entender as suas necessidades e poder efetuar as demandas levando em consideração aqueles produtos e serviços com mais saída.

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