curso ao vivo

Saiba a importância dos cursos ao vivo e online para sua carreira

A tecnologia trouxe uma série de facilidades para a nossa rotina, e isso também chegou ao ambiente de aprendizado. Hoje, as pessoas que querem absorver novos conteúdos podem acessar um curso ao vivo, ou até mesmo gravado, para desenvolver novas habilidades e alcançar outro patamar na carreira.

Além de permitir o acesso de qualquer lugar, desde que o aluno tenha conexão com a internet e um dispositivo como smartphone, computador ou tablet, os cursos à distância trazem um material bastante rico e contam com todo o suporte para que o estudante não tenha problemas.

Quer entender melhor como essa modalidade de ensino funciona e como ela pode alavancar sua carreira? Continue a leitura!

O que são cursos online?

Também conhecidos como Ensino à Distância, é o aprendizado por meio de materiais e aulas disponibilizadas no ambiente de hospedagem escolhido pela instituição. Esse aprendizado é feito com a ajuda de dispositivos conectados à internet, possibilitando que o aluno tenha acesso ao material e, em alguns casos, seja submetido a avaliações.

Qual a diferença para o curso ao vivo?

Dentro dos cursos online, há a possibilidade de conferir algumas aulas ao vivo, dependendo da plataforma ou instituição de ensino. Esse modelo permite que algumas dúvidas sejam solucionadas ao vivo, assim como os comentários de demais estudantes, criando um ambiente muito parecido com o de uma aula presencial.

Como um curso online funciona?

O curso online é bem simples. Basta que o aluno conecte-se à internet para ter acesso às aulas. Ele também pode realizar as atividades, avaliações e entrar em contato com os tutores dessa mesma maneira, simulando um ambiente de aprendizado dentro da própria casa.

Alguns cursos também emitem certificado de conclusão, que possui a mesma validade de um curso presencial.

Quais as principais vantagens de um curso online?

Ao optar pelo formato digital de um curso, o aluno pode experimentar diversas vantagens que contribuem para o seu aprendizado. Conheça as principais.

Economia de recursos

Os preços dos cursos à distância costumam ser mais acessíveis do que as mensalidades dos ministrados presencialmente. A qualidade do conteúdo é a mesma, porém a instituição não precisa arcar com os gastos de mobiliário, manutenção de espaço, entre outros, o que permite que o mesmo curso seja oferecido a um valor bem mais atraente.

Além disso, o aluno economiza com transporte e alimentação, já que pode acessar as aulas da própria casa, onde já tem toda a infraestrutura necessária.

Não há necessidade de deslocamento

O deslocamento pode ser um problema para alguns alunos, principalmente para os que possuem pouco tempo disponível ou moram longe da instituição de ensino. Com os cursos online, além dos horários flexíveis, o estudante não precisa enfrentar trânsito nem os gastos envolvidos com o transporte.

Possibilidade de interação com o tutor e outros alunos

Uma percepção comum sobre os cursos à distância é a de que eles não proporcionam interação com o tutor, limitando o aprendizado.

Essa é uma ideia bem equivocada, já que pelo EAD é possível se comunicar virtualmente não só com os professores, como também com os alunos. Isso possibilita a solução de dúvidas e até diálogos sobre o curso, que podem ser estendidos para o ambiente off-line.

Em cursos ao vivo, essa interação é intensificada. Basta que o estudante envie a pergunta pela própria plataforma e o moderador encaminha a questão para que o professor responda. As dúvidas dos demais alunos também podem enriquecer esse conteúdo.

Powered by Rock Convert

Conhecimento direto com professores capacitados

Os professores de um curso EAD de qualidade podem oferecer uma base concreta para que os alunos tenham um aprendizado muito rico e consigam alcançar os melhores resultados na aplicação desses conhecimentos.

Para alcançar esse resultado, é importante procurar instituições já reconhecidas no mercado e capazes de promover essa capacitação com tutores que tenham uma boa experiência no mercado.

Planejamento para aproveitar melhor a aula

Outra vantagem importante que um curso online proporciona é a possibilidade de planejamento para que o aluno siga com o seu próprio ritmo de aprendizado, sem ficar preso a agendas rígidas.

O estudante pode conferir a aula ao vivo, no dia e hora agendados para exibição, acompanhar uma reprise ou acessar a gravação no horário mais apropriado, um recurso permitido apenas no ambiente virtual. Além disso, o aluno pode repetir a aula quantas vezes julgar necessário.

Aprendizado de forma dinâmica

Uma das grandes vantagens do curso online é seu formato dinâmico e interativo, com elementos como vídeos, infográficos, animações e outros formatos que prendem a atenção do aluno e facilitam a absorção do conteúdo.

Ao mesmo tempo, os exercícios são mais divertidos e tornam o processo mais leve e prazeroso, aumentando consequentemente o rendimento do aluno.

Disponibilização de informações bônus

Os cursos online disponibilizam materiais grátis, seja sobre a aula em si, ou conteúdos complementares que ampliam o aprendizado e tornam a experiência ainda mais completa.

Esses materiais podem ser PDFs, indicações de livros e filmes, vídeos, links para reportagens, ou qualquer outro tipo de informação que o tutor julgar interessante e que possa ampliar ainda mais o conhecimento do aluno.

Aprendizado de novas competências

Concluir um curso online requer a assimilação de habilidades importantes para o mercado atual, mas que nem sempre são aprendidas em um curso presencial. Por contar apenas com a sua força de vontade e capacidade de administrar seu tempo, a partir do momento em que optar por estudar à distância, você vai precisa desenvolver:

  • autonomia;
  • organização;
  • disciplina;
  • capacidade de adaptação;
  • habilidade de lidar com dificuldades;
  • gestão eficiente de tempo.

Embora pareçam detalhes, esses pontos são importantes para concluir o curso e tornar-se um profissional de sucesso, seja na própria empresa ou trabalhando para terceiros.

Como um curso online pode ajudar quem quer empreender?

A riqueza de informações e a facilitação do acesso permite que o curso online ajude na carreira do profissional, com conhecimentos que podem ajudar na gestão do negócio ou na produção de itens para comercialização.

Se o aluno é cabeleireiro ou manicure, por exemplo, pode aperfeiçoar algumas técnicas por meio de aulas em vídeo. Isso o tornará um profissional mais completo e ajudará na atração de novos clientes. Principalmente para quem lida com beleza, estar atualizado nas novas tendências é indispensável.

Neste post, apresentamos um pouco sobre aulas online e cursos ao vivo, e como essa modalidade de estudo pode ajudar na abertura de um novo negócio. Se você quer se tornar um profissional mais capacitado e viver do que gosta, o ensino à distância pode ser a primeira atitude para se tornar uma pessoa de sucesso!

Gostou deste conteúdo? Quer começar um novo negócio e precisa captar verba para isso, ou mesmo de sugestões para um novo empreendimento? Então confira o nosso post sobre 8 ideias para ganhar dinheiro e vencer as dificuldades financeiras!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.