Black Friday 2023

🔥 Descontão de 67% off!
Apenas 12x de R$ 9,90

Dias
Horas
Minutos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As máscaras de tecido passaram a fazer parte da vida de praticamente todas as pessoas. Desde que a pandemia do novo coronavírus começou, elas se tornaram uma das nossas principais armas de proteção.

Por conta da alta demanda, muitas artesãs começaram a confeccionar e vender máscaras de tecido.

Essa é a sua intenção também?  Então confira a seguir quais são os principais motivos para você apostar nessas peças! 

Ainda, você fica por dentro dos principais pontos de atenção na confecção, dos modelos mais fáceis de fazer e das melhores dicas para ter bons resultados nas vendas.

Boa leitura!

modelos de mascara de tecido

Por que fazer máscaras de tecido para vender?

Basicamente, todo mundo precisa se proteger o máximo possível do novo coronavírus. Além do distanciamento social e das medidas de higiene, as máscaras são fundamentais e devem estar presentes nas nossas vidas por um bom tempo.

Mas esse não é o único motivo para você incluir as máscaras de tecido em seu portfólio de produtos.

Como você já deve ter notado, elas se tornaram acessórios que combinam com diversos estilos e ajudam a compor o look das pessoas.

Isso porque, além das máscaras de pano lisas e neutras, você pode oferecer modelos diversos feitos com estampas variadas. É só explorar a sua criatividade para criar lindas máscaras para todos os gostos.

Vale ressaltar aqui a importância de conhecer os cuidados que devem ser tomados durante o processo de confecção. A eduK tem um curso gratuito sobre o assunto, chamado “Como funciona a proteção da máscara de tecido?”, ministrado pela médica Maria Luísa do Nascimento Moura. Não deixe de conferir!

Quais são os principais pontos de atenção na hora de confeccionar máscaras de tecido?

Escolha o tipo de tecido adequado

De acordo com as orientações dadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a preferência deve ser por tecidos compostos de, pelo menos, 90% de algodão.

O melhor é sempre evitar os tecidos sintéticos, pois eles podem causar irritações na pele do rosto das pessoas.

Ofereça opções de tamanho

As máscaras de tecido devem ficar firmes no rosto, sem nenhuma folga na região coberta. Por isso, você precisa oferecer diferentes tamanhos de máscara com as medidas padronizadas da ABNT.

No caso das crianças, por exemplo, as máscaras feitas para adultos ficam muito grandes e frouxas. Sendo assim, é importante oferecer também tamanhos infantis para os pequenos.

Faça máscaras que se moldem ao formato do nariz

De novo, pensando em não deixar nenhuma folga entre a região coberta do rosto e a máscara, é importante ressaltar a importância dela se moldar ao formato do nariz.

Com o objetivo de reforçar a vedação, a recomendação agora é aplicar aqueles ferrinhos em todos os modelos de máscara de tecido. Isso porque ele ajuda a deixar a máscara bem colada ao rosto.

Faça a higienização correta

Antes de começar a produção, higienize o seu ambiente de trabalho com um produto apropriado para a desinfecção.

Depois de prontas, lave as máscaras de pano com água e sabão e passe ferro quente sobre elas. Assim, você vende as peças prontas para serem usadas pelos seus clientes.

4 modelos fáceis de máscara de tecido para você confeccionar

Todos os modelos que vamos apresentar a seguir fazem parte do curso ministrado pela Aline Elstener, que está disponível na plataforma da eduK.

Além de aprender o passo a passo completo, os cursos acompanham os moldes para a confecção de cada modelo.

1. Máscara de tecido com velcro

Também conhecida como “máscara estilo motoqueiro”, a máscara de tecido com velcro tem sido uma boa opção para quem se sente incomodado com o elástico na orelha.

Isso porque, em vez de usar o elástico, como a maioria dos modelos, ela conta com um pedaço de velcro na ponta, que se ajusta à nuca da pessoa.

modelos mascara de tecido modelo velcro

2. Máscara de tecido 3D

A máscara de tecido 3D é um modelo que se popularizou bastante, sobretudo pelo conforto. Por deixar um espaço interno, ou seja, não atrapalha tanto a respiração.

Além disso, tem um formato que se ajusta bem ao contorno do nariz, melhorando a vedação, o que é muito importante para evitar a contaminação.

modelos de mascara de tecido, 3D

3. Máscara de tecido tipo lenço

A máscara de tecido tipo lenço é ainda mais fácil de fazer, pois não precisa de molde como a maioria. Além de cobrir o nariz e boca, o efeito de lenço sobre o pescoço faz com que a peça se torne um verdadeiro acessório.

Pode ser confeccionada em malha para dar um caimento bonito para a máscara.

Uma curiosidade útil sobre este modelo é que funciona muito bem para homens barbudos, já que não aperta a região do queixo.

mascara de tecido modelo lenco

4. Máscara de tecido com visor

Este modelo de máscara de tecido com visor se diferencia por acompanhar o visor de acetato para oferecer uma proteção extra aos olhos.

Para facilitar a higienização do visor, ele é fixado na máscara de tecido com botões. Assim, a pessoa consegue facilmente separar as duas partes para higienizar cada uma separadamente.

mascara de tecido modelo com visor

Que tal oferecer também cases para guardar as máscaras?

Para quem precisa sair de casa para trabalhar, os cases são uma mão na roda, sabia? Ao longo do dia, as pessoas precisam trocar suas máscaras, pois elas vão ficando úmidas e diminuindo o potencial de proteção contra o novo coronavírus.

Esses cases nada mais são do que estojinhos ou bolsinhas que podem ser usados para transportar a máscara e guardar álcool em gel. Alguns modelos ainda permitem separar as máscaras sujas das limpas.

Demais, não é mesmo?

Além de ensinar a confeccionar as máscaras de tecido, a nossa expert Aline ainda mostra o passo a passo de como fazer os cases.

E modelos de máscaras de tecido infantis?

A gente sabe que a aderência das máscaras por parte das crianças é mais difícil e, dependendo da idade, é ainda mais complicado. Porém, elas também estão sujeitas a contrair o vírus e os pais acabam ficando preocupados sobre a melhor forma de protegê-las.

Para driblar a resistência da criançada, a eduK tem um curso que ensina esses quatro modelos de máscaras de tecido para crianças, conforme imagem abaixo, além das técnicas para aumentar ou diminuir os moldes. Assim, fica super fácil adaptá-los para crianças de qualquer idade.

modelos de mascara de tecido infantis

Conheça as melhores práticas para ter bons resultados nas vendas a longo prazo

Ofereça kits diferenciados

Além de vender as peças individualmente, você pode comercializar as suas máscaras em kits com várias unidades. Esses kits podem ser temáticos ou com cores e estampas que combinam entre si. Isso ajuda você a agregar valor às máscaras de tecido.

Capriche no acabamento e na apresentação

Como em qualquer tipo de artesanato, o acabamento confere mais qualidade às máscaras. Por isso, tenha o máximo de cuidado com a costura e aplicação do elástico e do ferrinho. E não deixe de escolher uma embalagem bacana para tornar seu produto mais atrativo.

Mostre que você não faz apenas máscaras

Ao divulgar seu trabalho e interagir com os clientes, deixe claro que, mais do que simples máscaras de tecido, você oferece proteção para as famílias por meio de acessórios de moda que vieram para ficar. Ainda, não deixe de convidar o cliente para conhecer outras peças que você faz.

Pronta para vender lindas máscaras de tecido?

Neste artigo, nosso objetivo foi introduzir as artesãs nesse universo das máscaras de tecido. Além de conhecer alguns modelos, você teve a oportunidade de conferir dicas bastante úteis que vão ajudar a fazer uma boa renda extra.

O que a gente espera é que você consiga tirar o máximo de proveito das informações que compartilhamos aqui!

Quer saber mais sobre quais cuidados ao usar e produzir máscaras de tecido e o que você deve saber para informar seus clientes? Faça agora mesmo o download gratuito do e-book completo produzido pela equipe da eduK!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Preencha os campos abaixo e não perca as nossas novidades!