peças 3d em feltro

Peças 3D em feltro: como fazer para se destacar no mercado?

Quem trabalha com vendas tem de inovar constantemente para conquistar novos clientes e fidelizar seus consumidores. No artesanato não é diferente. Por esse motivo, se você atua nesse ramo, precisa aprender a fazer peças 3D em feltro.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas sobre essa técnica para que você se destaque no mercado de artesanato em feltro. Aliás, o feltro em 3D é uma forte tendência, sobretudo quando se trata de decoração infantil e festas. O acabamento é incrível, e o resultado bastante surpreendente.

Sem mais delongas, confira os segredinhos para fazer peças lindíssimas e encantar a sua clientela!

O que são peças 3D em feltro?

peças 3d em feltro

Geralmente, quem trabalha com feltro está acostumado a fazer peças em alto-relevo, graças à textura do material e à possibilidade de enchimento. Acontece que dá para ir além e criar produtos com efeito 3D, ou seja, com dimensões tridimensionais, contendo altura, largura e comprimento.

Como exemplo de peças 3D em feltro, podemos citar a confecção de bonecas de pano, tanto as clássicas quanto as articuladas. Uma das características mais marcantes da técnica é o acabamento perfeito — os resultados são incríveis e mostram uma proposta totalmente diferente do que estamos acostumados quando se trata de artesanato em feltro tradicional.

Como uma peça 3D é feita?

O aspecto impecável da peça 3D é alcançado quando o artesão usa os materiais adequados, aprende as técnicas certas e, claro, adiciona aquela pitada especial de paixão pelas artes manuais.

Algumas pessoas produzem peças tridimensionais por meio de técnicas comuns de costura, unindo várias partes do feltro, de modo a criar o efeito de enchimento. Se você faz isso somente com os dois lados do tecido, está criando uma peça 2D.

No efeito 3D, será preciso um pouco mais de feltro, a fim de ampliar as laterais do objeto. Também é possível utilizar a modelagem, que ajuda a dimensionar a peça com precisão. Ao confeccionar a cabeça de um boneco, por exemplo, utilizamos uma bola de isopor. Um exemplo é a confecção de João e Maria, ensinada no curso de Feltro com Pintura e Modelagem da eduK.

Materiais necessários

Essencialmente na produção de peças 3D em feltro, você vai utilizar os mesmos materiais necessários em outras técnicas simples, como linhas e agulhas, tesoura, cola quente e de silicone e feltros de cores variadas.

Um aspecto importante na sua lista de materiais é o enchimento. As mantas acrílicas podem ser usadas em alguns detalhes, mas o preenchimento das peças tridimensionais, em sua maioria, precisa ser maleável. Uma dica é a fibra siliconada. Assim, você consegue moldar com mais facilidade a peça sem deixar caroços ou ondas.

Mais alguns cuidados especiais

Os cuidados com o feltro são sempre os mesmos, a começar pelo corte e o uso adequado dos moldes. Essa precisão nas medidas de cada parte da peça é fundamental para que seu 3D não tenha falhas ou fique torto, por exemplo.

Com a técnica de modelagem de cabeça em 3D, que tem como base a bola de isopor, o efeito do rostinho é natural e você pode personalizar as peças da maneira que quiser, tanto com expressões mais fiéis quanto com cabelos e penteados. O resultado é excelente.

As peças 3D em feltro ficam lindas, e você deve ter notado que sua produção não é tão complicada quanto pode parecer. Para que seus produtos sejam um sucesso, no entanto, vale a pena investir em prática e capacitação. Afinal, é importante se especializar para melhorar a técnica cada vez mais.

Se você quer aprimorar suas habilidades, considere fazer nossos cursos. Confira também os materiais necessários para artesanato em feltro e se prepare para aprender muito mais colocando a mão na massa!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!