vender pelo instagram

Como vender doces no Instagram e impulsionar as minhas vendas?

Antes das redes sociais, investir em propaganda na mídia, como televisão e rádio, era algo caro e pouco acessível. Hoje o empreendedor tem um meio de baixo — ou até zero — custo e muito eficiente para divulgar o trabalho. Vender pelo Instagram dá muito retorno e é supersimples, basta dedicação.

Vale destacar que os brasileiros gastam quase duas horas por dia em redes sociais. Você pode usar isso a seu favor mostrando os seus doces e fazendo com que seu público tenha vontade de comprá-los.

Ainda não sabe como vender pelo Instagram? Então, continue a leitura e confira algumas dicas valiosas que separamos para você!

Por que vender pelo Instagram seus doces?

Imagine uma vitrine virtual, em que você expõe seus produtos por meio de vídeos e fotos, além de colocar a descrição do item e conversar com o cliente, tirando todas as dúvidas. E o melhor: com baixo custo. Bacana, não é mesmo? Pois é exatamente isso que o Instagram proporciona.

Essa ferramenta é cada vez mais usada tanto pelo empreendedor quanto pelo consumidor. Afinal, pesquisar e comprar o que precisa sem sair de casa é ótimo. Você pode usar isso a favor do seu negócio e investir nessa rede social para alavancar as suas vendas. Tudo o que você necessita é de um smartphone e um perfil na rede, que é superfácil de fazer.

Como vender doces no Instagram?

As vendas pelo Instagram podem gerar muitas dúvidas. Isso porque não basta, simplesmente, colocar fotos e preços dos produtos. É preciso atrair e encantar os clientes para que, então, eles façam compras.

Quer saber como vender doces no Instagram? A seguir, damos algumas dicas importantes para você colocar em prática e aumentar o seu faturamento. Veja!

Crie um perfil profissional

Não é uma boa ideia misturar perfil pessoal com profissional, pois pode gerar uma confusão no cliente e fazer com que ele perca o interesse em seguir você. Por isso, crie um perfil somente para os seus negócios. Além do mais, com a conta comercial no Instagram, você pode dar mais detalhes da sua empresa, como telefone e endereço.

Capriche nas fotos

A qualidade das imagens faz toda a diferença na hora de montar um feed bonito, que é um dos pontos que atraem os consumidores. Se não tiver como investir em fotos profissionais, não tem problema. Com uma câmera de celular dá para fazer fotografias incríveis, mas é preciso conhecer alguns truques.

Sendo assim, é interessante fazer um curso de fotografia, que pode ser online mesmo. Com um investimento de baixo custo, você aprende a fazer imagens que chamam a atenção dos clientes e os fazem desejarem os seus doces.

Produza conteúdo relevante

Apesar de também ser uma vitrine virtual, apenas colocar fotos e preços não é eficiente. A verdade é que você precisa atrair o público para que ele venha até o perfil da sua empresa. Sabe a pessoa com megafone na porta da loja? É mais ou menos isso que você precisa fazer. Como isso é possível? Criando conteúdo.

Pessoas consomem conteúdo o tempo todo enquanto estão navegando pela internet. Provavelmente você já parou em um post que tinha uma receita de uma sobremesa deliciosa, leu e conheceu o perfil de quem publicou.

O que você precisa fazer é isso. Colocar informações que façam o seu público parar, ler e ter curiosidade de conhecer sua empresa. Conteúdos do tipo “você sabia” chamam bastante a atenção. Onde surgiu o brigadeiro? Como fazer pudim sem furinho? Já pode ir anotando as dicas!

Interaja com os clientes

A interação com os clientes é uma das grandes vantagens das redes sociais. Assim, você pode vender o seu peixe de maneira mais próxima e eficiente. As enquetes e as pesquisas são ótimas para essa função. Além disso, elas também podem ajudar a montar um cardápio mais atraente e fazer promoções mais interessantes, por exemplo.

O bom atendimento faz parte da arte das vendas tanto na pré quanto no pós-venda. Portanto, não se esqueça de tratar o público com cordialidade e prontidão. Reserve um momento do seu dia para responder às mensagens. Se for pegar encomenda pelo Instagram, é preciso verificar sempre.

Compartilhe fotos dos clientes

Quando alguém fala que tal coisa é boa, dá vontade de comprar, não é verdade? Principalmente se for alguma comida. Sendo assim, peça permissão para os seus consumidores para postar fotos deles satisfeitos com seus doces. Solicite também que eles marquem o perfil da sua empresa quando forem publicar fotos, vídeos e stories consumindo as sobremesas.

Publique nos stories

Os stories são pequenos vídeos que ficam por 24 horas no perfil. Como eles são reproduzidos de maneira sequencial no aplicativo, ou seja, assim que acaba os stories de um perfil, já começa de outro, é uma ótima forma de divulgação.

Nele, você pode postar vídeos e fotos do dia a dia na confeitaria, dos doces que está produzindo, de curiosidades sobre ingredientes ou receitas, repostar clientes e por aí vai. Aliás, dá para fazer muito conteúdo para gerar engajamento.

Use a bio

A bio é um espaço de 150 caracteres que fica bem visível assim que o visitante abre o perfil. Você pode aproveitá-la para se apresentar de forma criativa, mostrando o seu diferencial. É possível também acrescentar informações importantes sobre o negócio, como endereço, meios de contato e horário de funcionamento.

Perfis de confeitaria para se inspirar

Nada é melhor que um bom exemplo para nos inspirar. Pensando nisso, trazemos neste tópico alguns perfis de confeitaria que são ótimas inspirações de fotos e conteúdo. Além do mais, tem muita receita e ideia boa para reproduzir e vender. Olha só:

  • Raíza Costa (@raizacostaofficial): mostra o dia a dia da influencer, fotos de sobremesas e informações que interessam aos confeiteiros, como técnicas de confeitaria e receitas caseiras;
  • Tastemade (@tastemade): é um canal muito popular nas redes sociais, sendo que existe em diversos países. Embora não seja focado em doces, dá para tirar muita ideia de conteúdo e fotos das sobremesas;
  • Só vim pela sobremesa (@sopelasobremesa): é um perfil repleto de experiências de confeitaria e gastronomia da influenciadora digital Liliam Brasileiro.

Vender pelo Instagram é uma ótima maneira de aumentar o faturamento e fazer a sua marca alcançar mais pessoas. Por meio dessa rede social, os consumidores têm acesso a tudo o que você produz e podem conhecer mais do seu trabalho. Portanto, não deixe de apostar nessa ferramenta.

Gostou de saber como vender doces no Instagram? Se sim, aproveite a visita e confira, agora mesmo, 4 dicas para ganhar dinheiro vendendo doces!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!