Bichos de pano: aprenda a fazer uma ovelha fofa

As bonecas e os bichos de pano como alternativa a brinquedos eletrônicos estão super em alta! Para entrar nesse mundo de forma super prática, que tal fazer uma ovelha fofa? Para isso, acompanhe nosso passo a passo completo aqui, com direito a molde grátis!

Por que investir em bichos de pano?

Em feiras, redes sociais, lojas e até por encomenda, eles estão chamando a atenção do público que busca opções diferenciadas e repletas de carinho, por terem sido feitos à mão. Por isso, os brinquedos artesanais – que também servem para decoração – estão ganhando mais notoriedade e roubam a atenção por seus detalhes únicos.

Além disso, tanto as bonecas quanto os bichos de tecido são feitos a partir de materiais simples e de fácil acesso. Dessa forma, é mais fácil você aumentar sua margem de lucro, pois, ao entregar um item exclusivo e que pode ser personalizado, você agrega valor ao produto a partir do seu trabalho e de sua criatividade. 

Para isso, é importante dominar as técnicas e ter bastante capricho, pois um acabamento impecável é o grande diferencial dos bons artesãos! Assim, com amor pelo que faz, bastante exercício e alguns truques e segredos que adoramos compartilhar aqui na eduK, logo logo você alcança a perfeição dos detalhes e suas peças irão fazer o maior sucesso!Aprenda agora

Como fazer uma ovelhinha?

Neste post, você vai aprender a fazer uma ovelha muito fofa com a Tati Delphino. E o melhor de tudo: você vai gastar cerca de R$ 12 para fazer e pode vender por R$ 50. Você pode entender melhor como precificar seu artesanato para não ter prejuízos. Uau! Muito fácil de fazer e o processo fica ainda mais rápido com a sua máquina de costura caseira. Confira todos os detalhes no passo a passo em vídeo e garanta sua produção com o molde grátis da ovelha!

Está esperando o quê? Já fez a conta do quanto você pode ganhar nessa? Se você ainda não é assinante da eduK, ao vender cinco ovelhas fofas por aí, já consegue fazer a assinatura e assistir a todos os cursos de artesanato, ter acesso aos moldes e videoaulas com muita qualidade e super descontraídas!

Conhecendo a expert

Tati Delphino, artista plástica e artesã, se dedica a bonecas e bichos de pano desde os 14 anos, quando teve que ajudar em casa para complementar o orçamento doméstico. Autodidata, aprendeu a trabalhar com tecidos e continuou se especializando para construir as fofuras que faz hoje. Todas as técnicas e novidades nessa área ela ensina nos seus diversos cursos na eduK.

bichos-de-pano-diversos-animais-em-tecido

A importância da capacitação

Tati pesquisa muito em revistas para obter ideias e inspiração para criar suas peças. Ela sabe que, para as mamães de primeira viagem, o que encanta sempre são as bonecas e os bichos de pano. Nesse sentido, é preciso que a artesã saiba se diferenciar no mercado de bonecos. 

Para isso, a especialização é fundamental. Na eduK, por exemplo, você encontra todas as vantagens dos cursos online, e com aulas direcionadas ao universo do artesanato. Assim, é possível ter uma noção melhor dos materiais ideais e das ferramentas adequadas, com o auxílio de experts no assunto, como a Tati. 

bonecs_de_pano_organizacao_decoracao_eduk_padovan-57

Ela também recomenda o kit básico para começar neste mercado: tecidos, aviamentos e muita dedicação. Tati ainda garante:

Viver de artesanato é trabalhar muito, mas a realização ganha a cada peça finalizada é ímpar

boneca oriental da artista plástica Tati Delphino

Como ir além no artesanato

Entre as criações da Tati, tem a coleção bonecas de pano pelo mundo, na qual cada boneca é caraterística de algum lugar diferente, como a oriental e a negra, além de modelos descolados como a surfista, a boneca com tênis e a ratinha. Ao todo, Tati ensina oito tipos diferentes de bonecas que fazem parte dessa coleção.

Dessa forma, são peças que, além de garantirem diversão, também servem como decoração para o quarto, pela riqueza de detalhes e pela história que cada personagem conta. Por exemplo, na foto acima, é possível ver que todos os elementos foram pensados para compor essa bonequinha, e, mudando eles, você a caracteriza de forma diferente, tornando a sua produção muito mais eficiente e encantadora! Esse é o grande barato do artesanato, não é mesmo? Em outras palavras, o artesanato dá o poder de transformar a imaginação em uma linha de produtos exclusivos e únicos. Isso é algo verdadeiramente incrível!

Mas, ela não para por aí! Entre suas criações estão também as bonecas para decoração de quarto de bebês, conjuntos, abajures decorados e bichos de pano.

Se encantou pelos bichos de pano da Tati? Então, bora lá aprender a fazer uma linda ovelha fofa. Passa o PAP!

Vamos ao passo a passo:

Nosso bicho de pano é uma linda ovelhinha com pelúcia, enchimento de plumante e muita simpatia. Repare bem nessa belezinha lá na primeira foto do nosso artigo!

O vídeo do passo a passo tem menos de 7 minutos! É do jeito que a gente gosta: mão na massa e direto ao ponto. No entanto, você vai conseguir ver todos os detalhes para deixar seu trabalho perfeito e não ficar com dúvidas.

Depois de assistir ao vídeo, continue a leitura. Além do PAP, temos os moldes para você baixar e algumas dicas incríveis de divulgação para soltar mais ovelhinhas fofas pelo mundo! 

Lista de Materiais

  • Pelúcia carapinha
  • Soft colorido liso ou tecido estampado
  • Plumante
  • Fita rosa
  • Linha branca e rosa para bordar
  • Tinta para tecido rosa e preta
  • Pinta bolinha
  • Pincel n° 14
  • Cola quente
  • Tesoura
  • Linha 10
  • Agulha

Começando pelo corpo

  1. Risque e corte as três partes do corpo no tecido, as duas laterais e a base.
  2. Depois, costure as laterais do corpo, deixando aberta a parte da base.
  3. Costure as laterais junto à base e deixe uma parte reta para desvirar e encher.
  4. Após desvirar a peça, encha com plumante.
  5. Então, feche a abertura com pontos à mão.

Começando a cabeça

  1. Seguindo as instruções do vídeo, junte a parte da frente da cabeça para criar o focinho costurando a pence.
  2. Em seguida, costure a parte da frente da cabeça com a parte de trás, costurando por toda a volta.
  3. Dê um pique no meio da base para abrir um furinho de enchimento.
  4. Pelo furo feito, vire a peça para o lado direito e encha de plumante.
  5. Marque o local dos olhos com linha branca.

Vamos para as patinhas e as orelhas

  1. Costure os lados das patinhas e o rabinho deixando um pedaço aberto para desvirar!
  2. Depois, desvire e encha as patinhas e o rabinho com plumante e feche costurando cada ponta.
  3. Com o molde das orelhas, faça como as patinhas e costure as orelhas por toda a volta deixando uma abertura.
  4. Vire as orelhas e costure as pontas como indicado no vídeo. Deixe as orelhas com formato curvadinho.
  5. Por fim, vire o rabinho, encha-o de plumante e feche com costura.

Finalizando a cabeça

  1. Borde a boca e focinho com ponto atrás, como indicado no vídeo.
  2. Faça um franzido na touca usando a agulha e linha 10 com pontos à mão e encha de plumante.
  3. Em seguida, cole as orelhas nas laterais da cabeça e cole a touca sobre as orelhas e cabeça.
  4. Pinte o nariz e as bochechas com o pincel e a tinta rosa.
  5. Pinte os olhos com pinta-bolinha e tinta preta.

Montagem final

  1. Cole as patinhas e o rabinho com cola quente
  2. Use a cola quente para colar a cabeça sobre o corpo
  3. Em seguida costure bem firme com pontos à mão
  4. Para finalizar, faça um lacinho com a fita rosa e cole-o no pescoço da ovelha fofa

Faça download do molde da ovelhinha em PDF!

Agora que você já acompanhou todo o passo a passo, preencha o campo abaixo com o seu melhor email e baixe grátis o molde da nossa ovelha de pano fofa!

Dicas para divulgar suas peças

Depois de pronta, o passo seguinte é fazer uma divulgação adequada do seu bichinho de pano. No entanto, não se preocupe em fazer grandes investimentos em publicidade. Ao contrário, é possível expor suas peças de uma forma mais simples e eficaz, sabe como? Isso mesmo, as redes sociais!

Em plataformas como Instagram, Facebook e Pinterest, milhares de pessoas interagem diariamente com outras pessoas e com diversas marcas e produtos. Mas, diferente do marketing tradicional, atualmente as pessoas escolhem quais marcas desejam acompanhar e que tipo de produto as interessa, e por isso a divulgação online é tão importante. Asim, você consegue se manter conectado com pessoas que realmente se interessam pelo seu trabalho.

Nesse sentido, uma dica de ouro é: busque conhecer seu público melhor. Entenda o seu perfil e em qual rede ele está mais presente. É nela que você deverá concentrar seus esforços e penando nesse público que você vai estabelecer o seu estilo de comunicação. Em geral, no artesanato, os profissionais costumam se relacionar com seguidores e clientes de uma forma mais informal e afetiva. Todavia, é importante manter o profissionalismo e separar a sua vida particular em outro canal.

Outro fator que merece muita atenção nesse tipo de divulgação é a qualidade da imagem do seu trabalho. Por isso, faça boas fotografias, com capricho, uma boa iluminação, e mostre suas peças em diferentes ângulos. Também é legal compartilhar fotos de detalhes, assim todos poderão ver seu capricho e cuidado com os acabamentos.

Por fim, não se esqueça: é super importante se manter presente. Para tanto, mantenha uma periodicidade de postagens que você possa cumprir. Em vez de publicar muitas vezes em um dia e deixar longos períodos sem atualizar sua rede, distribua o conteúdo no tempo, estabelecendo uma frequência que faça sentido para você. 

Onde mais divulgar?

Vale ainda olhar para outras formas de divulgação e vendas, como parcerias com empresas complementares. Por exemplo, você pode deixar suas peças em lojas de artesanato da cidade. As feiras especializadas em artesanato também são ótimos locais e costumam concentrar as vendas, por isso, é necessário a produção das peças com antecedência. (diferentemente da venda online, onde você pode trabalhar com  a segurança de vender sob encomenda, por exemplo). Claro que as feiras são grandes oportunidades, mas é preciso ter planejamento para não ter prejuízos. Afinal, esses eventos normalmente envolvem mais investimentos, como o tempo de ficar presente lá e os custos para participar, além de alimentação e deslocamento. Portanto, leve tudo isso em conta!

Por fim, o velho e bom boca a boca! Estimule que seus clientes presenteiem outras pessoas com suas peças, oferecendo promoções, ou os famosos “combos”. Além disso, não tenha vergonha de falar do seu trabalho com amigos, conhecidos e familiares. Com certeza, eles levarão a informação adiante se forem requisitados sobre o assunto. E, lembre-se, a melhor técnica para um boca a boca eficaz são os clientes satisfeitos!

Que comece a produção dos bichinhos!

E então, gostou de tanta fofura? Que tal tentar fazer a sua agora mesmo e caprichar na divulgação do seu trabalho? Se inspirou com esta ovelha fofa? Vai aqui um desafio: Solte a criatividade e faça sua versão de um bicho de pano e mostra para a gente!

Curta nosso instagram e acompanhe as novidades do blog da eduK. Até a próxima!

Powered by Rock Convert

 

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

77 Comentários

    Olha bom dia gostaria de sabe se teria como me envia o molde da ovelhinha por e-mail ? Que Deus possa te abençoar fica na paz de Cristo ❤️

    Amei ❤❤ para conseguir o.molde precisa assinar ou este está disponibilizado

      Olá Rose! O molde está disponibilizado no próprio post. Você só precisa clicar no botão “baixe o molde” e terá acesso a ele. Obrigada e bom trabalho!

    Boa noite….só queria confirmar se o tecido do rostinho é soft mesmo ou unifloc? Obrigada.

      Olá Daniele! Tdo bem? O tecido é unifloc. Grande beijo

    Olá nao consigo baixar o molde.

    Lindas as ovelhas,
    eu queria saber em media quantas ovelhas da pra fazer pra cada metro de tecido

    Eduk tentei imprimir o paso a passo e só consegui imprimir os moldes da ovelhinha. Como faço para imprimir o passo a passo e a lista de materiais?

    Boa tarde,muito linda essa ovelhinha, gostaria de saber qual tecido é usado na carinha e pernas. Obrigada

    adorei… gostaria de saber qual é o material usado para confeccionar o rostinho, não ficou claro para mim na lista de materiais rs

    Nao consegui baixAR os moldes da ovelhinha, que pena

    Uau!! Que linda! Parabéns Tati.

    lindos ? adorei ,na eduk ensina esta maravilhas ,lindos .parabéns .

    onbrigada fofa adorei

    Tati e Eduk amo vocês de coração. Muito obrigada ,pelo aprendizado. Estou muito feliz ,pois sempre tive vontade de fazer estas ovelhinhas. Bjs

    Show!!! Maravilhoso!!! Amei! Parabenas e obrigada por compartilhar. bjos

    Adorei Tati. Obrigada

    Amei, amei. Que lindeza de ovelhinha e muito bem explicado. Parabéns!!

    Que belo trabalho! Amei! Parabéns!

    Muito obrigada.Adorei.Beijos.Feliz Natal

    Amei. Uma fofura. Aproveitarei as férias para fazer muitas.

    Oi! Gostaria de saber como fazer uma galinha e seus pintinhos.
    Obrigada!

    Adorei o pap, muito auto-didático, parabéns a todos!

    Fiz uma pequenina para minha priminha de 1 ano, mas em feltro e utilizando o mesmo molde e passo a passo, ficou linda e já gerou diversos pedidos <3

    Amei o pap e gracas a ele fiz minha primeira ovelha fofa,como o proprio nome diz ,ela ficou fofaaaaaaaa
    Amei fazer ,obrigada Tatiane Delphino por ensinar e dividir seu trabalho .Esse com certeza ira ajudar muitas familias como a minha a se erguer nesse momento .bjs que Deus continue te dando inspiracoes e te abencoando cada dia mais .

    Que ovelhinha mais linda !!!!! Adoro ovelhas. Adoro !
    Muito fofa mesmo ! Obrigada por compartilhar tanta doçura !

    Amei,adorei, babei, nunca vi ninguém explicar tão bem e de graça, é o amor a profissão. To no desespero: MOLDE, MOLDE, MOLDE rsrs. Tu é. Nota mil

    Amei,adorei, babei, nunca vi ninguém explicar tão bem e de graça, é o amor a profissão. To no desespero: MOLDE, MOLDE, MOLDE rsrs. Tu é. Nota mil

      Oi Elisabeth! Que legal que você gostou! A ovelhinha da Tati é fofíssima, né? Você pode encontrar o molde no fim do texto, clicando no botão “Baixe o molde” 😉 Faça e conte para a gente o que você achou!
      Beijos!

    Tati vi seu pap e adorei essa ovelhinha. Quero fazer para a minha sobrinha neta que vai nascer em janeiro. Vc pode me passar o lugar que compro a pelucia carapinha? Moro em Araraquara e com certeza não vou achar. Preciso comprar pela internet aqui a gente não acha nada. Obrigada. Beijo

    Obg, já peguei o molde . Parabéns Tati!

    Gostaria de receber o molde da ovelha da Tatiane Delphino, tem o pap, o material e falta o molde! Linda, muito legal o pap. Abs

    Que amorrr! Amei o blog e os paps….Tati tu é uma fofa, obrigado galera, mil bjos!

    Esta hermosa, pero no encuentro lis moldes, quien lis puede compartir?

      Oi Nilda, os moldes estão disponíveis aqui no post! Se você fizer a ovelha, volte aqui para falar como ficou, ok? Obrigada.

    OLA ADOREI AS OVELHINHAS COMO FAÇO P OBTER O MOLDES
    !

      Obrigada, Atomena! Em breve disponibilizaremos os moldes.

    Boa tarde será possível enviarem o molde da ovelinha logo que esteja disponível ?obrigada

      Olá Simone, sim, tão logo esteja disponível a gente envia para vocês! Podem ficar tranquilas! Promessa nossa.

    Linda ! Onde tem o molde da ovelhinha?

    Adorei!!! Quero o molde!!!

    GOSTARIA DO MOLDE OBRIGADA…

    muito fofa essa ovelhinha, gostaria do molde ….

    Adorei a ovelhinha, como todas as bonecas da Tati. E as explicações são bem didáticas como nos cursos que tem na EDUK. Mas não achei os moldes. Pode me mandar, por favor.

    adorei a ovelhinha é linda,fiz os cursos da Tati e adoro todas as suas peças,
    gostaria de saber como faço para pegar o molde desta ovelhinha,obrigada!!!!!

    Linda!!! Perfeita!!! Quero o molde!!!!!

    lindooooooooooooo

      Obrigada, Katia. 🙂

    Achei muito fofa !!! Parabens

      Obrigada, Ana!

    Os moldes encontro onde ?

      Oi Ana, assim que os moldes forem disponibilizados, eu te aviso por e-mail, ok? Desculpe… questões técnicas…

    Belíssimo trabalho!!!

      Obrigada, Katia!

    Parabéns !!!!Mais uma peça incrivelmente linda!!!! E o pap perfeito!!!!!

      Obrigada, Marisa!

    Parabéns Tati! A ovelhinha ficou linda. E a música do vídeo mto boa tbm.

      Oi Marileide, obrigada!

    Também queria o molde….

      Olá Regina, estamos enfrentando uma questão técnica, mas muito em breve, vamos disponibilizar sim o molde. Me comprometo a te enviar um e-mail avisando quando isso estiver resolvido, ok? Obrigada pela compreensão. Um forte abraço!

    Olá eu só vi este vídeo hoje e adorei, mais surgiu uma dúvida, vocês disponibilizam o molde? . Caso tenha, onde eu encontro aqui no blog?…
    Muito obrigada!

      Olá Katia, tudo bem? Estamos com uma questão técnica e, por enquanto, não vamos conseguir disponibilizar os moldes. Assim que tivermos resolvido, me comprometo a te enviar um e-mail te avisando, ok? Obrigada e um beijo!

        Muito Obrigada!, Cristina…
        Meu e-mail é ateliepanomeu@gmail.com
        Fico no aguardo.
        Att: Kátia B. Neves

          Pode deixar, Katia!

    Que fofa adorei Tatiane!

      Obrigada, Ektamara!

    AMEI ESSA IDEIA. COMO ADQUIRIR OS MOLDES???

      Oi Doroti, te peço desculpas, por enquanto não vamos conseguir disponibilizar os moldes! Mas em breve isso estará resolvido, ok? Me comprometo a te avisar por e-mail. Um beijão!

    Linda demais…….mas onde encontro o molde? Obrigada

      Oi Maria Aparecida, logo logo vamos disponibilizar o molde, ok? Te aviso por e-mail! Obrigada.

    adorei como como tudo que tatiane faz, onde encontro o molde

      Edlene, nos perdoe, em breve o molde será disponibilizado! Aguarde notícias nossas! Beijos

    Tati, a ovelhinha ficou dez!

      Obrigada. Beatriz!!

    Adorei!!!!
    Bacana este passo a passo !!!

      Oi Rosicler! Que bom que você gostou! Dá uma olhadinha na nossa seção Passa o PAP que tem mais passo a passo lá!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.