bolos e doces decorados

Bolos e doces decorados: tudo que você precisa saber para ganhar dinheiro!

O mercado da gastronomia é um dos que mais cresce e um dos que menos sofre com as crises econômicas. Afinal, todo mundo precisa se alimentar, não é mesmo? Por isso, os bolos e doces decorados são uma forte tendência para esse setor, e dentro da confeitaria, vem ganhado bastante destaque.

Só no ano de 2017, a indústria da confeitaria foi responsável por um faturamento de mais de 90 bilhões de reais. Bastante atrativo, não é mesmo? Por isso, aprender gastronomia se tornou uma das atividades mais procurados pelos brasileiros que buscam complementar renda ou abrir um negócio próprio.

Com a busca por bolos e doces decorados, o setor ganhou uma nova porta. Afinal, além de oferecer mais atratividade para o ramo de confeitaria, os bolos e doces decorados são bastante lucrativos.

No entanto, é preciso conhecer algumas técnicas, saber os eventos e ocasiões em que eles melhor se adaptam e buscar por especialização. Quer saber como? Então continue a leitura, é sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue com a gente!

Vale a pena vender bolos e doces decorados?

Para quem já trabalha ou quer iniciar no ramo da confeitaria, os bolos e doces decorados são excelentes opções. Seja para complementar a renda ou até mesmo para iniciar um negócio próprio de confeitaria, decorar bolos e doces é uma maneira de personalizar um serviço e atender com mais precisão os desejos e necessidades dos clientes.

O uso de receitas tradicionais é excelente para vender bolos caseiros, já que estão sempre na moda e agradam a todos os paladares. No entanto, é um mercado muito competitivo, já que existe um número grande de panificadoras, supermercados e profissionais autônomos que atuam nesse tipo de produção. Iniciar um novo negócio competindo com grandes empresas pode ser um pouco complicado, correto?

Isso faz com que os bolos e doces decorados sejam ainda mais atrativos. Afinal, é possível fazer receitas extremamente criativas e que sejam surpreendentes para os clientes que já consomem de outras empresas, atendendo demandas e temáticas específicas. Para festas de aniversário, por exemplo, os doces e o bolo devem seguir uma temática previamente estipulada e fazer parte da decoração da festa.

Muitas pessoas estão inovando e atingindo níveis altos em decorações, é o chamado cake design. Essa tendência usa muita criatividade e sofisticação na produção de doces e bolos que são verdadeiras obras de arte.

De forma harmônica, os doces e bolos decorados devem fazer parte e compor, se não, destacar, a decoração do ambiente e enfatizar toda a ideia por trás da celebração, ou seja, complementar e preencher o tema da festa.

Powered by Rock Convert

Como os bolos e doces decorados podem gerar mais valor para os clientes?

Durante a vida, existem diversos momento e ocasiões para serem celebrados, ainda assim, cada celebração pode significar um momento único, uma experiência para ser lembrada por muito anos. A maioria das celebrações é feita por meio de festas e eventos, você concorda?

Aniversários, casamentos, batizados e até mesmo confraternizações são alguns dos momentos únicos que fazem parte da vida das pessoas. Por isso, são programados com antecedência, bastante trabalho e é esperado que tudo saia como planejado. A decoração de boa parte dessas ocasiões é de extrema relevância, é o que vai dar originalidade e autenticidade para cada ocasião em particular.

Cada elemento da decoração é pensado para figurar e criar um cenário que represente aquele momento, bem como os sonhos e desejos da pessoa que está sendo celebrada. Logo, o bolo e os doces oferecidos não podem estar em desconexão com o ambiente, não é mesmo?

O bolo para casamento, por exemplo, é um dos principais atrativos quando celebramos a união entre duas pessoas. Seja por seu formato, tamanho ou decoração, sua decoração deve estar impecável levar um significado especial para os noivos. Coisa que um bolo caseiro não seria capaz de fazer!

Já os bolos e doces para aniversários seguem temáticas que podem variar bastante. Os infantis principalmente, com desenhos e cores extravagantes, até aqueles que celebram aniversários de casamentos, que devem ser mais sofisticados e elegantes. No entanto, uma coisa é certa, o momento de cortar o bolo é um dos mais esperados, afinal, simboliza a união dos convidados com os homenageados.

Com isso, saber fazer receitas únicas e personalizadas de bolos e doces decorados pode ser o diferencial para o seu negócio se destacar no mercado e atingir o reconhecimento dos seus clientes, fazendo com que a sua marca se sobressaia e seja referência quando o assunto for decoração de bolos e doces.

Em que situações essas delícias são pedidas?

Por mais que os bolos sejam um dos pratos da confeitaria que mais agradam os brasileiros, é preciso concordar que não são todas as ocasiões que demandam por receitas bem elaboradas, não é mesmo? Afinal, para acompanhar o cafezinho de final de tarde ou receber uma visita, aquele tradicional bolo da vovó já é suficientemente saboroso.

Entretanto, para as ocasiões de maior expectativa e que representam momentos menos corriqueiros, os bolos e doces devem ser cuidadosamente pensados e muito bem decorados para encantar o seu cliente e fazer parte da composição de uma decoração memorável.

Por isso, separamos abaixo as principais situações e celebrações em que os doces e bolos decorados se fazem necessários, bem como as principais tendências para aproveitar esse mercado. Não deixe de conferir!

Festas de aniversário

Se existe algo que não pode faltar em um aniversário, é o bolo. Ele desempenha um papel fundamental e representa o momento mais esperado da festa, o momento de “apagar as velinhas”. Ainda assim, os modelos de bolos para essa ocasião são bem diversos e dependem de fatores, como a idade do aniversariante e a temática escolhida para a ocasião.

Para as crianças, a principal tendência é utilização de cores fortes e chamativas para combinar com a decoração lúdica e divertida. Já para celebrar as bodas de casamento, bolos e doces com decorações mais sofisticadas são melhores opções.

Casamentos

Nos casamentos, os doces e, principalmente o bolo, têm papel fundamental. Cortar o bolo simboliza o primeiro ato de partilha para um casal, por isso ele ocupa um lugar de destaque nos eventos, sejam eles, formais ou informais. Logo, a decoração dos doces e bolos se tornaram sofisticadas e criativas, com sabores, formatos e colorações variadas.

Para deixar a cerimônia mais personalizada, os noivos buscam por bolos e doces que, ao mesmo tempo, agradem ao paladar de todos os convidados e que tenham aparência diferenciada. Esse motivo, criou uma forte aceitação no mercado de casamentos, para o “bolo metálico”, que remete às pedras nobres, com tonalidades douradas e prateadas, dependendo do tipo de cerimônia, é claro.

Chá de Revelação

Um dos momentos mais esperados, não só pelos pais, mas também pelos familiares e amigos, é o momento de revelar o sexo do bebê. Afinal, é o ponto em que define-se o nome da criança e, dessa forma, ela começa preencher os sonhos dos envolvidos. Para essas ocasiões, uma forte tendência é fazer a revelação de maneira misteriosa, com o efeito surpresa. Uma maneira é utilizando para revelar tal surpresa.

A novidade é que, além de utilizar as cores, os desenhos personalizados e ocultos na massa interior do bolo, são os responsáveis pela revelação. Utilizando esse tipo de bolo, os seus serviços ficam mais atraentes. Pois, é possível usar a criatividade nos desenhos internos, de acordo com as predileções e desejos dos pais ou responsáveis pela encomenda.

Confraternização

As confraternizações acontecem com maior frequência e por motivos diversos. Pode ser, por exemplo, na despedida ou chegada de algum amigo, colega de trabalho ou membro da família. Motivos para tais encontros não faltam. Embora mais comuns, esses encontros podem ser bastante significativos, e a frequência com que ocorrem não diminui a sua importância. Ou seja, pode exigir, assim, a presença de um bolo para celebrar.

Por serem ocasiões mais descontraídas, os doces e bolos oferecidos não exigem um refinamento específico e nem uma grande sofisticação. Logo, o divertimento deve se aliar à criatividade para garantir a surpresa de todos.

Nessas ocasiões, o “falso bolo” é uma excelente opção. Ele recebe esse nome, pois é um tipo de bolo que apresenta um formato inusitado, e que nada se parece com um bolo ou algo comestível. Em muitos, casos representam um objeto, e não um bolo de verdade.

Batizados

Os doces e bolos são bastante comuns em recepções de batismo, principalmente na religião cristã. Os doces e bolos oferecidos nessas celebrações não costumam variar muito na sua coloração. Isso porque a cor branca representa a pureza das crianças e acrescenta-se a isso as cores para distinguir o sexo da criança. Ainda assim, é possível usar a criatividade no formato do bolo e conseguir chamar a atenção dos seus clientes.

Os bolos e doces decorados devem seguir a lógica da ocasião. Para batizados as decorações podem ser de velas, anjos, pias de batismo etc.

Quais os bolos e doces decorados mais procurados?

Já sabemos que os bolos e doces decorados são tendências no mercado da confeitaria e, são bastante aceitos em diversas celebrações. No entanto, para iniciar um negócio de confeitaria decorada, é preciso saber quais são os modelos mais procurados para depois apresentar um diferencial, correto? Pensando nisso, separamos uma lista com alguns dos principais doces e bolos decorados que estão presentes no mercado. Confira!

Bolo marmorizado

Esse tipo de bolo tem o efeito de cobertura de mármore. Isso é possível ao acrescentar a tinta comestível à pasta americana. O bolo marmorizado tem um efeito sofisticado e a sua aparência confere um ar requintado às mais diversas ocasiões e celebrações. Seu preparo não dos mais simples, mas os resultados são excelentes.

Bolo metálico

Assim como o bolo metálico, esse tipo de bolo confere um ar delicado e refinado à mesa de doces. Com suas tonalidades que lembram pedras nobres, são muito comuns em celebrações especiais e formais. Ao utilizar o glacê para decoração de bolos, na coloração opaca e acrescentando tonalidades metálicas, como o bronze, prata ou ouro, é possível chegar no resultado esperado e ter um belo bolo metálico.

Bolo infantil

Esses bolos são decorados com tons com diversos produtos e atingem colorações fortes, formatos alegres e extravagantes. São fáceis de fazer utilizando o chantilly em diferentes tonalidades. São mais fáceis de serem feitos e costumam ser mais econômicos.

Bolo vegano

Além de serem suculentos e com um visual bem atrativo, os bolos veganos acompanham a crescente tendência das pessoas que não consomem produtos de origem animal. Logo, para fazer o bolo vegano é preciso substituir o ovo, leite e a manteiga por ingredientes, como manteiga de avelã, leite de coco e amido de milho, por exemplo.

São bolos menos econômicos, por conta de seus ingredientes, mas que podem trazer o diferencial que o seu negócio precisa para atrair um público bem específico e que costuma ser bastante exigentes.

Doces decorados mais procurados

Cup Cakes

Ideias para a decoração de mesas de casamentos e festas de aniversário, o cup cake decorado é uma excelente opção. Afinal, é visualmente atraente e bastante saboroso. Seus formatos podem variar bastante, bem como seus sabores. Além disso, são fáceis de acompanhar os temas de diferentes festas.

Trufas

As trufas especiais são as queridinhas na maioria dos eventos comemorativos Além de ter um sabor único, podem ser preparadas de diferentes maneiras. Geladas, com chantilly ou sem leite, conferem um sabor e uma aparência que complementa a decoração da mesa de bolo.

Bombons finos

Os bombons finos apresentam uma textura diferenciada, bem como formatos variados. Está presente em quase todo cardápio da chocolataria e confeitaria. Por isso, não poderia ficar de fora da nossa lista. São fáceis de fazer, utilizando leite condensado, chá de margarina, chocolate ao leite e açúcar de confeitaria é possível atingir resultados impressionantes e agradar a todos os perfis de clientes.

Como se especializar em bolos e doces decorados?

Já está bastante nítido que saber fazer bolos e doces decorados pode ser uma atividade promissora e bastante rentável para quem pretende comercializar esses produtos, certo? No entanto, é preciso saber, também, que para se destacar nesse mercado e estar à frente da concorrência, é preciso oferecer produtos com mais qualidade e com maior nível de inovação do que os potenciais concorrentes.

Mesmo para quem está iniciando no mundo da confeitaria, é importante conquistar um diferencial e não existe melhor forma de ser uma referência e autoridade em um determinado assunto do que buscar por capacitação e especialização.

Existe, ainda, um conjunto de técnicas e conhecimentos que são necessárias para quem quer empreender com esse tipo de confeitaria. Seja para complementar a renda ou para iniciar um negócio próprio.

Veja a seguir as melhores práticas para se especializar em bolos e doces decorados e, dessa maneira, saber como ganhar dinheiro. Continue com a gente, é sobre isso que vamos falar nas próximas linhas!

Faça um curso de bolos e doces decorados

Mesmo para as pessoas com mais experiência na cozinha, ou que já trabalham com confeitaria, buscar por capacitação é sempre necessário, ainda mais em um ramo específico. Buscar se capacitar pode ser o impulso que faltava para alavancar um negócio ou melhorar os resultados com as pequenas produções.

Para isso, existem diversos cursos que ensinam sobre decorações para bolos, apresentando as etapas para confecção de bolos diversos e ainda mostram os melhores caminhos para começar a comercializar os seus produtos.

Experimente e teste as receitas

Uma dica fundamental é sempre fazer testes com as suas receitas. Afinal, a prática é quem leva à excelência, não é mesmo? Por isso, teste receitas e combine ingredientes que você já conhece e tem em mãos, para alcançar os resultados esperados é preciso errar algumas vezes.

Esse é o momento oportuno para cometer erros e acertos. Então, não tenha medo de inovar e usar a criatividade, esse pode ser um fator determinante para o sucesso ou fracasso de um negócio. Lembre-se de oferecer as suas receitas de doces e bolos decorados para os amigos e familiares antes de comercializar os seus produtos.

Registre as etapas de cada decoração

Seja seguindo uma receita pronta ou testando novos ingredientes, sempre faça anotações dos resultados e registre tudo que estiver sendo feito. Dessa maneira, fica muito mais fácil identificar os pontos errados para dessa maneira, fazer as correções necessárias.

Se possível, faça registros fotográficos em cada uma das etapas de preparação, combinando as fotos com as suas anotações, os bons resultados vão ser alcançados com mais facilidade e agilidade.

Inicie um cardápio com poucos produtos

Principalmente para as confeiteiras que estão iniciando no mundo dos doces e bolos decorados. Manter um cardápio enxuto, pode garantir a qualidade dos produtos ofertados. Afinal, ter uma especialização significa conhecer a fundo uma técnica e saber bastante sobre um determinado assunto.

É preferível ter um cardápio com poucos produtos, mas que surpreende na qualidade visual, no sabor e na textura, do que ter vários produtos comuns e sem qualidade sendo comercializados. Tenha sua especialidade e encante os clientes com o que você sabe fazer de melhor, depois, vá aumentando o seu cardápio e conquistando novos clientes.

Utilize embalagens atraentes

Bolos e doces decorados têm um aspecto visual incrível, ao menos deveriam. Esse é um dos motivos que fazem com que eles sejam tão procurados no mercado gastronômico. Logo, de nada adianta oferecer belíssimas obras da confeitaria, se elas forem distribuídas em embalagens sem personalidade e que em nada combinem com os produtos ofertados.

As embalagens devem combinar com a identidade dos seus produtos e da sua marca. Tanto nas cores, como nos materiais utilizados. Depois de prontos, os doces e bolos decorados vão ser representados, primeiro, pelas embalagens em que forem distribuídas. É o momento de fazer bonito!

Saiba colocar o preço de venda

Os bolos e doces decorados devem ter um preço de venda que seja condizente com o poder aquisitivo dos seus clientes. Logo, o primeiro passo é pesquisar e identificar que vai ser a persona, o público-alvo do seu negócio. Dessa maneira é mais fácil saber o que preparar, como preparar e quais sabores melhor atendem a esses clientes.

Além disso, é preciso calcular o valor gasto para fazer os bolos e doces, bem como o tempo gasto na confecção. Após esses cálculos, é necessário conhecer os custos de distribuição e comercialização. Dessa maneira é mais fácil chegar ao valor que deve ser cobrado por seus bolos e doces decorados.

É preciso anunciar o seu negócio

Mesmo com bolos e doces extremamente saborosos e visualmente atraentes, não é possível ficar esperando que os primeiros clientes batam na porta, não é mesmo? Pensando nisso, é preciso fazer uma divulgação eficiente do seu negócio.

Existem diferentes maneiras de divulgar um negócio em estágio inicial. O uso da tecnologia vem tornando esse papel muito mais acessível e fácil de realizar. Contudo, é preciso ter persistência e saber utilizar as técnicas certas. As redes sociais são extremamente eficientes para esse tipo de divulgação.

Outra maneira eficiente, é fazer parcerias com buffets, que sejam estratégicas e coloquem os seus produtos à frente dos clientes certos, para fazer novos negócios e construir uma reputação no mercado. Tudo depende dos objetivos e do que foi estipulado no seu planejamento de negócios.

Sem dúvidas, trabalhar com bolos e doces decorados é uma alternativa lucrativa para quem quer ingressar nesse mercado. São muitas as opções desse tipo de confeitaria e o mercado está em constante transformação, cenário ideal para as pessoas criativas e dedicadas que desejam inovar. Após conhecer mais sobre esse mercado, seus fundamentos e suas principais receitas, é hora de tirar a ideia do papel.

Coloque em prática as dicas apresentadas neste artigo e comece a traçar o plano de ação para o seu negócio. Busque por capacitação e acompanhe as principais referências do mercado para conseguir bons insights e aprimorar as suas receitas. Além disso, identifique as potencialidades e necessidades desse mercado. Assim fica muito mais fácil iniciar um negócio de forma mais segura, não é mesmo?

Quer ter mais acesso a conteúdos como esse? Então assine agora a nossa newsletter e recebe nossos conteúdos na sua caixa de e-mail.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.