Coluna do Hélvio: saiba como trabalhar com artesanato para o Natal

Olá pessoal! Nessa época do ano, não poderíamos deixar de abordar o assunto e tema mais aguardado do ano inteiro: o NATAL! Sim, ele é esperado por vários motivos. Primeiro, pelo nascimento de Jesus. Segundo, por ser uma data muito especial comemorada entre amigos e familiares. Terceiro, pelas boas energias que fluem e se espalham. E, em quarto, por ser uma época em que o comércio em geral mais fatura, ou seja, quem trabalha com artesanato para o natal também. Além de muitos outros motivos que parecem deixar tudo mais feliz.

Artesanato, natal e alegria: tudo a ver! (crédito da foto: Shutterstock)
Artesanato, Natal e alegria: tudo a ver! (crédito da foto: Shutterstock)

Particularmente eu amo o Natal. Você há de concordar comigo que é apenas nesse período (final do ano) que a nossa rotina muda, os planos se renovam, as atividades diárias se reprogramam, enfim, tudo muda em prol de vivenciar o âmbito festivo das datas de Natal e Reveillon. Muitas vezes contamos com férias, folgas, viagens, reencontros, casas cheias, sair da dieta e, o principal, descansar muito (ou não, rsrs!).

Exemplo de artesanato feito pela indústria. è possível encontrar produtos belos, mas a peça feita à mão é única e pode ser personalizada de acordo com o desejo dos seus clientes (crédito da foto: Shutterstock)
Exemplo de artesanato na indústria. É possível encontrar produtos belos, mas a peça feita à mão é única e pode ser personalizada de acordo com o desejo dos seus clientes (crédito da foto: Shutterstock)

Bem, vou parar de ficar exaltando o Natal e vamos falar do que realmente é importante saber. Aprender a fazer dessa época tão promissora em todos os sentidos, promissora também para o artesanato. Não tem como falar em Natal e não falar de artesanato, ou seja, tirando os produtos decorativos industrializados que existem, é a arte mais propícia para criar e desenvolver enfeites para todas a as finalidades. Isso mesmo! Por mais que existam os produtos fabricados – que por sinal são maravilhosos – não podemos esquecer que, com o artesanato, podemos decorar tudo o que quisermos no Natal. Aí, eu lhe digo: investir nesse tema é sem dúvida um tiro certeiro para quem quer comercializar seu produto totalmente Feito à Mão.  Não importa a técnica que você trabalha, o material que usa, e muito menos o que desenvolve, o importante é ser criativa, ter um bom acabamento, e não perder tempo, afinal, essa oportunidade acontece apenas uma vez por ano.

Esses fofíssimos gnomos da Feltro em Duas enfeitam o buffet da casa do Hélvio!
Esses fofíssimos gnomos da Feltro em Duas enfeitam o buffet da casa do Hélvio!

Uma ótima ideia é pensar nos presentes “baratinhos” e que tenham utilidades, pois as pessoas estão procurando coisas bonitas, em conta e, principalmente, interessantes para presentear no final do ano. Quer exemplos? Carteiras, porta-moedas, agendas, bolsas, blocos de anotações…

No site da eduK, temos vários cursos que ensinam peças que são super vendáveis. Aí vão algumas sugestões:

Não importa qual a arte que você faz, ela pode ser um lindo e útil presente de Natal (crédito da foto: Shutterstock)
Não importa qual a arte que você faz, ela pode ser um lindo e útil presente de Natal (crédito da foto: Shutterstock)

Agora, minha dica é para quem quer decorar a casa. Seja para você mesmo ou para quem quer vender artesanato de Natal. Bom, primeiro precisamos saber quais são os enfeites mais procurados e desejados pelo público nessa época. Não é difícil descobrir, pois, andando pelas ruas e shoppings podemos bisbilhotar as vitrines – principalmente as de decoração – revistas, sites da área e, claro, nossos queridos Google e Pinterest.  Conforme minhas pesquisas e experiência, tenho dicas que vão te ajudar a pensar na hora de criar suas peças de enfeites natalinos e acertar de mão cheia naquilo que, na minha opinião, está em alta. Veja:

Inspirações para desenvolver no artesanato de Natal

  1. Guirlanda de porta são itens superqueridinhos para quem mora em apartamento, ou seja, quase todo mundo, rs!
  2. Toalhas para lavabo: pense nas visitas que receberá.
  3.  Enfeites pequenos para as árvores de Natal: por mais que esteja um pouco fora de moda, a árvore de Natal é uma tradição que muitas pessoas ainda utilizam e dão preferência. Mas, lembre-se, seja o mais criativo possível para se destacar da concorrência “chinesa”.
  4. Peças decorativas na cozinha: se você gosta de decorar a cozinha, não peque pelo exagero. Use apenas um enfeite e usufrua de panos de prato temáticos que já está de bom tamanho.
  5. Para as salas de estar e jantar, use tudo que fique harmônico e que seja útil: pensar em peças utilitárias para as Ceias de Natal e Reveillon: souplats, porta-talheres, porta-guardanapos, arranjos decorativos ou florais, personagens do Natal, toalhas de mesa, jogos americanos, descansos de copo e taças, porta-vinhos e champanhe, cartões de agradecimento, castiçais e outras peças criativas.
  6. O Natal é Luz, mas não Carnaval! Cuidado para não exagerar e encher sua casa e sua árvore de Natal com pisca-piscas. Fica muito lindo quando usado de bom gosto e discretamente. Não deixe de usar, mas dê preferência aos de cores neutra como as amareladas que relaxam e transmitem conforto ao ambiente).
Dica para decorar o lavabo (crédito da foto: www.itallstartedwithpaint.com)
Dica para decorar o lavabo (crédito da foto: www.itallstartedwithpaint.com)
Olha que ideia original de decorção natalina! (crédito da foto www. )
Olha que ideia original de decorção natalina!

Na eduK temos vários cursos que ensinam peças criativas, diferentes e lindas para decoração:

Powered by Rock Convert
Sugestão de Claudia Wada para decorar a mesa de Natal com peças em cartonagem
Sugestão de Claudia Wada para decorar a mesa de Natal com peças em cartonagem
Cartonagem feita por Claudia Wada, na eduK
Cartonagem feita por Claudia Wada, na eduK

Dicas para NÃO usar:

– Nunca decore ou crie peças para serem usadas em quartos/dormitórios. Além das pessoas não entenderem para que servem, muitas com certeza acharam estranho.

– Abomine peças e enfeites para as paredes, nos tapetes, nos quadros, em tetos, em jogos de cama, almofadas, na televisão, capas para eletrodomésticos, etc…

Estão vendo?! Com certeza vocês concordam comigo que é uma época para mudar e renovar muita coisa em nossa vida. Por isso eu digo que é o momento que tudo fica mais lindo e feliz! Espero que tenham gostado das minhas dicas que vão ajudar vocês a criarem peças lindas e vendáveis para decorar e usar. Desejo a todos os alunos da eduK e seus familiares um Natal cheio de artesanato e um Ano Novo repleto de saúde, paz e alegria. Nos encontramos ano que vem com novas dicas, inspirações e novidades para continuarmos vivendo da nossa maior paixão!

Um grande beijo,

Hélvio Mendonça

 

 

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




1 Comentário

    Ótimas dicas, Hélvio!!! Excelente Natal para vc e sua família e um Excelente 2017, cheio de amor!!!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.