Olá pessoal! Nessa época do ano, não poderíamos deixar de abordar o assunto e tema mais aguardado do ano inteiro: o NATAL! Sim, ele é esperado por vários motivos. Primeiro, pelo nascimento de Jesus. Segundo, por ser uma data muito especial comemorada entre amigos e familiares. Terceiro, pelas boas energias que fluem e se espalham. E, em quarto, por ser uma época em que o comércio em geral mais fatura, ou seja, quem trabalha com artesanato para o natal também. Além de muitos outros motivos que parecem deixar tudo mais feliz.
- Aprenda a fazer uma corujinha em feltro para o Natal. PAP em vídeo!
- Artesanato de Natal: peças para inspirar a sua criatividade
- Conheça Érica Catarina e seus maravilhosos trabalhos em feltro!

Particularmente eu amo o Natal. Você há de concordar comigo que é apenas nesse período (final do ano) que a nossa rotina muda, os planos se renovam, as atividades diárias se reprogramam, enfim, tudo muda em prol de vivenciar o âmbito festivo das datas de Natal e Reveillon. Muitas vezes contamos com férias, folgas, viagens, reencontros, casas cheias, sair da dieta e, o principal, descansar muito (ou não, rsrs!).

Bem, vou parar de ficar exaltando o Natal e vamos falar do que realmente é importante saber. Aprender a fazer dessa época tão promissora em todos os sentidos, promissora também para o artesanato. Não tem como falar em Natal e não falar de artesanato, ou seja, tirando os produtos decorativos industrializados que existem, é a arte mais propícia para criar e desenvolver enfeites para todas a as finalidades. Isso mesmo! Por mais que existam os produtos fabricados – que por sinal são maravilhosos – não podemos esquecer que, com o artesanato, podemos decorar tudo o que quisermos no Natal. Aí, eu lhe digo: investir nesse tema é sem dúvida um tiro certeiro para quem quer comercializar seu produto totalmente Feito à Mão. Não importa a técnica que você trabalha, o material que usa, e muito menos o que desenvolve, o importante é ser criativa, ter um bom acabamento, e não perder tempo, afinal, essa oportunidade acontece apenas uma vez por ano.

Uma ótima ideia é pensar nos presentes “baratinhos” e que tenham utilidades, pois as pessoas estão procurando coisas bonitas, em conta e, principalmente, interessantes para presentear no final do ano. Quer exemplos? Carteiras, porta-moedas, agendas, bolsas, blocos de anotações…
No site da eduK, temos vários cursos que ensinam peças que são super vendáveis. Aí vão algumas sugestões:
- Bolsas e acessórios: turbine suas vendas em feiras e bazares
- Carteiras femininas e masculinas com dublagem
- Acessórios femininos: necessaire, carteiras e bolsa

Agora, minha dica é para quem quer decorar a casa. Seja para você mesmo ou para quem quer vender artesanato de Natal. Bom, primeiro precisamos saber quais são os enfeites mais procurados e desejados pelo público nessa época. Não é difícil descobrir, pois, andando pelas ruas e shoppings podemos bisbilhotar as vitrines – principalmente as de decoração – revistas, sites da área e, claro, nossos queridos Google e Pinterest. Conforme minhas pesquisas e experiência, tenho dicas que vão te ajudar a pensar na hora de criar suas peças de enfeites natalinos e acertar de mão cheia naquilo que, na minha opinião, está em alta. Veja:
Inspirações para desenvolver no artesanato de Natal
- Guirlanda de porta são itens superqueridinhos para quem mora em apartamento, ou seja, quase todo mundo, rs!
- Toalhas para lavabo: pense nas visitas que receberá.
- Enfeites pequenos para as árvores de Natal: por mais que esteja um pouco fora de moda, a árvore de Natal é uma tradição que muitas pessoas ainda utilizam e dão preferência. Mas, lembre-se, seja o mais criativo possível para se destacar da concorrência “chinesa”.
- Peças decorativas na cozinha: se você gosta de decorar a cozinha, não peque pelo exagero. Use apenas um enfeite e usufrua de panos de prato temáticos que já está de bom tamanho.
- Para as salas de estar e jantar, use tudo que fique harmônico e que seja útil: pensar em peças utilitárias para as Ceias de Natal e Reveillon: souplats, porta-talheres, porta-guardanapos, arranjos decorativos ou florais, personagens do Natal, toalhas de mesa, jogos americanos, descansos de copo e taças, porta-vinhos e champanhe, cartões de agradecimento, castiçais e outras peças criativas.
- O Natal é Luz, mas não Carnaval! Cuidado para não exagerar e encher sua casa e sua árvore de Natal com pisca-piscas. Fica muito lindo quando usado de bom gosto e discretamente. Não deixe de usar, mas dê preferência aos de cores neutra como as amareladas que relaxam e transmitem conforto ao ambiente).


Na eduK temos vários cursos que ensinam peças criativas, diferentes e lindas para decoração:
- Especial Bazar de Natal: faça e venda
- Feltro: especial Érica Catarina – Personagens e guirlanda de Natal
- Feltro: especial Érica Catarina – Bastidor e enfeites natalinos
- Crochê: especial de Natal
- Cartonagem: presentes de Natal


Dicas para NÃO usar:
– Nunca decore ou crie peças para serem usadas em quartos/dormitórios. Além das pessoas não entenderem para que servem, muitas com certeza acharam estranho.
– Abomine peças e enfeites para as paredes, nos tapetes, nos quadros, em tetos, em jogos de cama, almofadas, na televisão, capas para eletrodomésticos, etc…
Estão vendo?! Com certeza vocês concordam comigo que é uma época para mudar e renovar muita coisa em nossa vida. Por isso eu digo que é o momento que tudo fica mais lindo e feliz! Espero que tenham gostado das minhas dicas que vão ajudar vocês a criarem peças lindas e vendáveis para decorar e usar. Desejo a todos os alunos da eduK e seus familiares um Natal cheio de artesanato e um Ano Novo repleto de saúde, paz e alegria. Nos encontramos ano que vem com novas dicas, inspirações e novidades para continuarmos vivendo da nossa maior paixão!
Um grande beijo,
Hélvio Mendonça
Uma resposta
Ótimas dicas, Hélvio!!! Excelente Natal para vc e sua família e um Excelente 2017, cheio de amor!!!