Como fazer geleia de pimenta diet?

Já pensou em saborear ou mesmo vender uma geleia de pimenta diet, que combina com pratos doces e salgados – como carnes, peixes, frangos, croquetes, bombons e massas -, mais natural e que não precisa de uma quantidade excessiva de açúcar, podendo ser consumida por qualquer público? 

Essa é a sugestão de hoje, feita pela nutricionista Silvana Costa. Formada em Saúde Pública e pós-graduada em Nutrição, ambos na USP, Costa tem uma trajetória profissional focada no atendimento de diabéticos e já ministrou inúmeros treinamentos em escolas de gastronomia, redes de supermercados, shopping centers, lojas, além de já ter participado de programas de TV como o de Ana Maria Braga. 

Autora de diversos livros de receitas com foco diet e light, na Eduk, Silvana ministra 16 cursos com foco em receitas zero açúcar, como o Festival de Bem-Casados Diet. Neste curso, ela ensina, além de receitas, dicas de embalagem e comercialização de produtos diet, a fim de atender um público crescente de consumidores com alguma restrição alimentar, como a ingestão de açúcar.

Geleia de pimenta diet combina com pratos doces e salgados diversos

Receita de geleia de pimenta diet

Um dos pontos essenciais desta receita é o suco utilizado, que pode ser de abacaxi ou maracujá, em vez de laranja. Opte pelo suco industrializado, caso você vá comercializar a geleia e precise que ela dure por mais tempo, já que o suco industrializado possui conservante próprio. 

Outro ponto importante é retirar as sementes da pimenta antes de usá-la na receita, para evitar uma receita muito forte ou com amargor. Corte aquele talinho verde da pimenta e corte ela ao meio para retirar as sementes.

Pimenta biquinho é uma alternativa para a receita, por ter o sabor de pimenta, mas sem ardor.

Caso você queira uma geleia mais picante, coloque 5 a 6 pimentas. Se quiser menos picante, coloque 3 ou menos.

Usar maçã verde, em vez da vermelha, deixa a receita com sabor menos adocicado. Se quiser, pode usar 2 maçãs verdes e 2 vermelhas para equilibrar a doçura.

Não deixe secar muito no cozimento, pois, caso isso aconteça, após ir para a geladeira, a geleia pode ficar muito rígida para ser usada.

Use o adoçante com o qual o seu paladar mais se identifica. Qualquer indivíduo pode consumir adoçante à base de sucralose. Por outro lado, adoçantes à base de ciclamato e sacarina não são indicados para pessoas com hipertensão, por exemplo, por serem ricos em sódio.

Congelada, geleia de pimenta diet pode durar até um ano

Ingredientes da geleia de pimenta diet
 

1 xícara de chá de suco de laranja puro

4 maçãs grandes descascadas

1 e 1/2 xícara de chá de adoçante à base de sucralose

4 pimentas dedo-de-moça picadas sem sementes

Modo de preparo da geleia de pimenta diet

Coloque o suco de laranja numa panela de fundo grosso ou de pressão, rale as maçãs, com o lado com furinhos mais grossos do ralador, dentro dessa mesma panela (para evitar que ela oxide, fique escura). 

A maçã, além de ajudar na digestão, é um espessante – dá volume para a receita, que não leva açúcar tradicional.

Ligue o fogo e deixe alto até começar a ferver. Após isso, diminua o fogo.

Deixe cozinhar até a maçã ficar transparente.

Adicione o adoçante, quando os ingredientes na panela levantarem fervura.

Diminua um pouco mais o fogo. 

Com a espuma da panela reduzida, é hora de colocar as pimentas. Um segredo para a geleia de pimenta não ficar amarga ou forte demais é não colocar a pimenta desde o início do preparo.

Deixe cozinhar só de 2 a 3 minutos.

Caso você queira uma geleia com pedaços pequenininhos, bata ela, já com as pimentas, no liquidificador, enquanto a geleia estiver quente.

Retire do fogo e deixe num recipiente para levar à geladeira. Espere de um dia para o outro, de preferência, ou se for fazer de manhã, deixe para consumi-la à noite, para dar tempo de pegar textura.

Rendimento: 350g

Durabilidade: 15 dias na geladeira ou 1 ano, se for congelada.

Gostou deste conteúdo? Então que tal mergulhar ainda mais no universo da confeitaria e saber como investir num curso online nessa área? Confira o nosso conteúdo exclusivo sobre esse assunto e continue aprendendo sempre!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.