Já pensou em saborear ou mesmo vender uma geleia de pimenta diet, que combina com pratos doces e salgados – como carnes, peixes, frangos, croquetes, bombons e massas -, mais natural e que não precisa de uma quantidade excessiva de açúcar, podendo ser consumida por qualquer público?
Essa é a sugestão de hoje, feita pela nutricionista Silvana Costa. Formada em Saúde Pública e pós-graduada em Nutrição, ambos na USP, Costa tem uma trajetória profissional focada no atendimento de diabéticos e já ministrou inúmeros treinamentos em escolas de gastronomia, redes de supermercados, shopping centers, lojas, além de já ter participado de programas de TV como o de Ana Maria Braga.
Autora de diversos livros de receitas com foco diet e light, na Eduk, Silvana ministra 16 cursos com foco em receitas zero açúcar, como o Festival de Bem-Casados Diet. Neste curso, ela ensina, além de receitas, dicas de embalagem e comercialização de produtos diet, a fim de atender um público crescente de consumidores com alguma restrição alimentar, como a ingestão de açúcar.
Receita de geleia de pimenta diet
Um dos pontos essenciais desta receita é o suco utilizado, que pode ser de abacaxi ou maracujá, em vez de laranja. Opte pelo suco industrializado, caso você vá comercializar a geleia e precise que ela dure por mais tempo, já que o suco industrializado possui conservante próprio.
Outro ponto importante é retirar as sementes da pimenta antes de usá-la na receita, para evitar uma receita muito forte ou com amargor. Corte aquele talinho verde da pimenta e corte ela ao meio para retirar as sementes.
Pimenta biquinho é uma alternativa para a receita, por ter o sabor de pimenta, mas sem ardor.
Caso você queira uma geleia mais picante, coloque 5 a 6 pimentas. Se quiser menos picante, coloque 3 ou menos.
Usar maçã verde, em vez da vermelha, deixa a receita com sabor menos adocicado. Se quiser, pode usar 2 maçãs verdes e 2 vermelhas para equilibrar a doçura.
Não deixe secar muito no cozimento, pois, caso isso aconteça, após ir para a geladeira, a geleia pode ficar muito rígida para ser usada.
Use o adoçante com o qual o seu paladar mais se identifica. Qualquer indivíduo pode consumir adoçante à base de sucralose. Por outro lado, adoçantes à base de ciclamato e sacarina não são indicados para pessoas com hipertensão, por exemplo, por serem ricos em sódio.
Ingredientes da geleia de pimenta diet
1 xícara de chá de suco de laranja puro
4 maçãs grandes descascadas
1 e 1/2 xícara de chá de adoçante à base de sucralose
4 pimentas dedo-de-moça picadas sem sementes
Modo de preparo da geleia de pimenta diet
Coloque o suco de laranja numa panela de fundo grosso ou de pressão, rale as maçãs, com o lado com furinhos mais grossos do ralador, dentro dessa mesma panela (para evitar que ela oxide, fique escura).
A maçã, além de ajudar na digestão, é um espessante – dá volume para a receita, que não leva açúcar tradicional.
Ligue o fogo e deixe alto até começar a ferver. Após isso, diminua o fogo.
Deixe cozinhar até a maçã ficar transparente.
Adicione o adoçante, quando os ingredientes na panela levantarem fervura.
Diminua um pouco mais o fogo.
Com a espuma da panela reduzida, é hora de colocar as pimentas. Um segredo para a geleia de pimenta não ficar amarga ou forte demais é não colocar a pimenta desde o início do preparo.
Deixe cozinhar só de 2 a 3 minutos.
Caso você queira uma geleia com pedaços pequenininhos, bata ela, já com as pimentas, no liquidificador, enquanto a geleia estiver quente.
Retire do fogo e deixe num recipiente para levar à geladeira. Espere de um dia para o outro, de preferência, ou se for fazer de manhã, deixe para consumi-la à noite, para dar tempo de pegar textura.
Rendimento: 350g
Durabilidade: 15 dias na geladeira ou 1 ano, se for congelada.
Gostou deste conteúdo? Então que tal mergulhar ainda mais no universo da confeitaria e saber como investir num curso online nessa área? Confira o nosso conteúdo exclusivo sobre esse assunto e continue aprendendo sempre!