como ganhar dinheiro com chocolate

Descubra como ganhar dinheiro com chocolate

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, inclusive no que se refere à gastronomia. Atualmente, eles preferem um produto mais artesanal, feito à mão, com qualidade, aromas e sabores diferenciados dos industrializados. Pensando nisso, você sabe como ganhar dinheiro com chocolate?

Se você já trabalha com confeitaria, saiba que essa delícia é capaz de aumentar a sua lucratividade. Agora, se ainda não investiu no setor, mas tem vontade, a sobremesa pode ser uma ótima oportunidade, tanto de ganho extra como de renda principal.

Quer saber como apostar nesse negócio e faturar bastante? Então continue a leitura, pois neste post, contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Vamos lá?

Aprenda a trabalhar com chocolate

O chocolate nobre é fabricado apenas com manteiga de cacau, sem a mistura de gordura hidrogenada, e deve apresentar, no mínimo, 25% de sólidos de cacau, conforme a legislação da Anvisa. Ele é um tanto quanto melindroso para manipular. Porém, não é preciso ter medo, pois entendendo as técnicas certas é possível trabalhar com o doce de maneira prática e fácil. Ou seja, é só “pegar o jeito”.

Para isso, é preciso aprender a fazer a temperagem, etapa fundamental para ter um chocolate de excelente qualidade. É esse processo que vai garantir o brilho, a durabilidade (menos chances de derreter) e o “snap”, aquele barulhinho característico de quando o chocolate foi bem temperado.

Ainda não sabe muito bem do que se trata? Não tem problema! Aposte em um curso especializado que a ensinará o be-a-bá do chocolate, como o “Chocolates: para fazer e vender” da eduK. Nele você encontra todo o passo a passo para aprender a fazer trufas, bombons e outras gostosuras à base de chocolate.

Aproveite as datas comemorativas e a sazonalidade

As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para vender ainda mais. A Páscoa é um ótimo exemplo disso. Afinal, o principal presente que as pessoas trocam nesse feriado é feito com o doce, como ovos de páscoa, pirulitos, bombons e trufas.

Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Professores são outras épocas em que as vendas sobem, já que o chocolate também serve como lembrancinha. Sendo assim, planeje-se com antecedência para atender os seus clientes e aumentar o seu faturamento.

Além disso, existem alguns períodos do ano em que você pode apostar em preparações especiais. No inverno, que tal oferecer mistura para preparo de chocolate quente ou capuccino? Outra opção é o fondue de chocolate com frutas. No verão, os bombons com recheios de frutas da estação é uma ótima pedida!

Entenda o seu público-alvo

Antes de começar a sua produção de chocolates, é preciso entender o seu público-alvo. Isso é fundamental para o sucesso nos negócios, já que é assim que você fica sabendo se a região tem consumidores dispostos a pagar pelo seu produto.

Por exemplo, se a intenção é vender bombons e trufas em portas de faculdade e escolas, oferecer recheios com ingredientes caros e refinados pode não ser uma boa opção. Em contrapartida, os recheios mais simples, como beijinho, leite em pó, brigadeiro e morango, fazem o maior sucesso entre os jovens.

Faça uma pesquisa, sonde quem são os seus clientes em potencial e, só então, monte um cardápio condizente com as preferências e o poder aquisitivo deles.

Tenha um diferencial

Vender chocolates é, sem dúvidas, uma ótima maneira de ganhar dinheiro. Tanto que muitas pessoas se aventuram nesse negócio. Então, como driblar a concorrência e ter a preferência dos clientes?

Além de acertar em cheio nas opções que combinem com o público-alvo, é preciso ter um diferencial. O que você tem que os seus concorrentes não têm? Confira, algumas possibilidades:

  • atendimento personalizado;
  • sabores mais gostosos e diferentes;
  • embalagem que serve para presentear;
  • sobremesas variadas;
  • formatos e tamanhos diferentes.

Enfim, encontre o que fará os clientes darem preferência aos seus chocolates, e não aos do concorrente. Isso é essencial para manter uma clientela fiel e ter um bom faturamento.

Aposte nas redes sociais

As redes sociais são um dos meios de comunicação mais utilizados ultimamente. Por isso são ótimas ferramentas de divulgação para o seu negócio, pois atingem um grande público e são gratuitas.

O Facebook e o Instagram são as mais usadas no mundo todo e podem ser a porta de entrada de sua marca no marketing digital. A seguir, confira algumas dicas para deixar a sua página e feed atraentes e conseguir muitos seguidores:

  • mantenha as redes sociais atualizadas, pois, caso contrário, elas darão uma sensação de abandono, de que você não está mais produzindo os chocolates;
  • poste fotos de seus produtos com um cenário bacana e em ângulos que os favoreçam. Talvez seja interessante fazer um curso de fotografia para gastronomia;
  • coloque seus meios de contato em todos os posts para facilitar o contato do cliente com você;
  • evite assuntos polêmicos, como religião e política.

Tenha um produto de qualidade

como ganhar dinheiro com chocolate

Por mais que você seja uma ótima confeiteira e saiba várias técnicas, nada consegue mascarar o uso de ingredientes de baixa qualidade. Na verdade, assim você não conseguirá mostrar o seu potencial. Portanto, certifique-se que os itens da sua receita seja de boa procedência. Afinal, devemos oferecer o melhor para os clientes, não é mesmo?

Como dissemos, os clientes estão exigentes e, se eles perceberem que o produto não tem tanta qualidade quanto deveria, deixarão de comprar futuramente. Aliás, esse também é um diferencial da concorrência, já que muitos concorrentes não se preocupam com essa questão.

Invista em sua atualização

Se você fez o curso para aprender a trabalhar com chocolate, está de parabéns! Mas não pense que seu aprendizado para por aí. Um dos segredos dos profissionais de sucesso é sempre buscar por conhecimento, pois eles nunca param de aprender e de se especializar. Se você almeja uma carreira tão brilhante quanto os que chegaram no topo, é necessário seguir os seus passos.

Não há desculpa para não investir em capacitação. Hoje em dia, é possível encontrar cursos on-line para estudar onde estiver conectado. Na eduK, o assinante tem todo o suporte para ter um aprendizado de qualidade. São vários temas dentro da gastronomia e da produção de chocolates.

Viu como ganhar dinheiro com chocolate é mais alcançável do que você imaginava? O mercado é próspero e tem lugar para todo mundo. Para se destacar entre a concorrência, é preciso ter diferenciais, como produtos que fogem do comum, um bom atendimento e boas técnicas, o que você consegue se capacitando constantemente.

E aí, quer conhecer mais a eduK? Então acesse o nosso site, entre em contato conosco pelo chat, tire suas dúvidas e seja um assinante!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!