Houve uma época em que o crochê era encarado como as atividades de avós que passavam o dia em casa. Felizmente, esse tipo de costura já é muito aceito entre os mais jovens, e o leque de criações tem crescido cada vez mais e as tendências ganhado cada vez mais espaço.
Mandalas, roupas fashion, de verão, decoração de Natal… basta soltar a imaginação para criar lindas e exclusivas peças que, além de encantar, ainda podem te render um dinheiro extra e ajudar nas contas de casa.
O crochê é uma atividade que exige concentração e foco, em uma relação intima entre você e sua agulha. Depois de pegar a prática, então, torna-se um exercício prazeroso, divertido e até mesmo relaxante.
Uma modalidade do crochê pode ser a com grampo. Com um tear de grampo e um tear de flor você pode confeccionar lindas peças, como trilho de mesa e capa de almofada de forma rápida e fácil.
Uma dica importante dada pela artesã Helen Mareth, tenha sempre uma cestinha para guardar seu novelo. Para trabalhar, sente em uma cadeira e deixe o grampo na vertical em relação ao seu corpo. Desta maneira, você ficará confortável e confecciona de forma muito mais rápida.
Ao falar do crochê de grampo, você poderá utilizar qualquer tipo de fio, desde o de seda, de algodão fino, um fio mais grosso, uma fita, fica a seu critério.
Agora, para começar o seu trabalho, a primeira coisa que você vai decidir é a peça que vai fazer. Depois, você escolhe o fio que mais se adequa com a sua criação. Por fim, você tem que decidir qual o ponto para poder definir o tamanho do tear.
Chegou a hora de colocar a mão na massa. Abaixo, confira um modelo de sousplat para você executar com crochê de grampo.
2 respostas
O croche hoje em dia está se tornando cada vez mais comum, em todas as idades. Não tem mais preconceito, é um ótimo passatempo e ainda da pra ganhar $$. Muito boa a matéria.
Lindos trabalhos em crochê, gostaria de ver mais modelos de almofadas. ^.~