manicure pintando unhas de cliente em espaço profissional com esmaltes ao fundo

Entenda a importância de um curso para manicure para sua carreira

Cuidar da beleza é algo muito importante para os brasileiros, não é verdade? Não à toa, o país está é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo. Esse amor pela estética, por exemplo, faz com que muitas pessoas substituam a técnica pela experiência. Por exemplo, muitas profissionais desistem de fazer um curso de manicure porque já treinaram muito em casa.

E aí está o problema: um curso de manicure vai expandir seus horizontes! São novas técnicas, cuidados, estratégias e públicos que serão apresentados pelos professores. Por exemplo: muitas profissionais só descobrem que podem tratar de unhas masculinas depois de fazer aulas.

E não é só isso, hein! Se você ainda está em dúvida se deve ou não investir em um curso de manicure, continue a leitura para conhecer a importância dessa formação e o quanto isso pode fazer a diferença para você e seus clientes!

manicure mostra unha da cliente vermelha

Por que fazer um curso de manicure?

O tempo passa e o mercado de unhas só se aprimora. É só jogar uma hashtag no Instagram para ver esmaltes com maior duração, alongamentos e nail arts de outro nível! E todas elas mostram que, embora experiência seja fundamental, ela precisa estar aliada à técnica.

Com tantas profissionais mostrando um serviço excepcional por aí, você não pode ficar de fora. Conheça mais alguns motivos para entender por que é tão importante investir em um curso de manicure:

Ensina o essencial para exercer a profissão

Durante as aulas, a profissional não vai apenas aprender a como fazer a esmaltação — isso a sua cliente sabe fazer! Acredite: existe uma série de outros fatores de extrema importância para a sua profissão. Em um mesmo curso de manicure, você vai aprender técnicas-base, marketing, assepsia e até anatomia (sim, não é apenas com a unha que você precisa se preocupar).

É por isso que, para ser uma excelente profissional, não basta apenas ter habilidade (embora ela seja muito importante). Um bom curso de manicure vai dar o norte para que você dê os primeiros passos na sua profissão com mais segurança. Você descobre em quais materiais, aparelhos e equipamentos de proteção precisa investir antes de começar. Isso evita desperdício de tempo e dinheiro.

Além disso, vai aprender as principais técnicas. Assim, você só parte para uma tendência mais ousada quando já souber dominar esmaltação profissional, cutilagem e alongamento.

Você fica por dentro das tendências

Se você é uma manicure experiente, pode achar que já domina tudo o que envolve a profissão. Mas é aí que se engana! Além de muito amplo, o universo das unhas está sempre se desenvolvendo. A cada ano, aparecem técnicas novas e mais ousadas — afinal, quando você iria imaginar que encontraria recepcionistas com unhas stiletto?

Existem diversos cursos para quem já domina o essencial e quer oferecer serviços diferenciados. Nesse caso, investir em alongamentos e nail arts mais ousados pode fazer toda a diferença. Além disso, há também aulas para aprender a fotografar unhas — o que vai levar suas redes sociais a outro nível!

Se você quer aprender a melhorar as imagens das suas redes sociais, confira o curso Como fotografar unhas com o celular!

Aumenta o valor do serviço

Todo o conhecimento em um curso de manicure, seja ele básico, seja ele avançado, vai refletir no valor do serviço. Afinal, é um investimento que você está fazendo para oferecer um serviço melhor. E quanto mais preparada a profissional, mais ela pode cobrar pelo trabalho.

Economiza tempo

Tratar as mãos dos clientes e deixá-las lindas requer cuidado e atenção. Sabemos que uma unha bem-feita precisa de tempo, e quando se aprende o trabalho por conta própria e sem técnicas, o serviço pode ser ainda mais demorado.

Aprender as técnicas com quem é expert no assunto vai ajudar você a realizar o serviço mais rápido, por exemplo como fazer a cuticulagem perfeita. Logo, com experiência e prática é possível atender mais clientes em menos tempo — mais um benefício que ajuda você e seus clientes!

Ajuda a reter clientes

Em um curso de manicure, você também aprende um pouco sobre empreendedorismo: como organizar as finanças de um negócio, melhorar o atendimento atrair clientes e oferecer um serviço incrível.

Então, pense como o cliente: você procuraria outra profissional se estivesse plenamente satisfeito com o serviço de uma manicure? Provavelmente não! Um serviço acima da média fideliza o público, porque ele já encontrou tudo o que precisava.

Com conhecimento de empreendedorismo, público fiel e aumento de demanda, você já pode dar os primeiros passos para investir em um salão próprio.

Traz mais segurança para a profissional

No início de carreira, é muito comum ter certa insegurança. Afinal, a profissional ainda não teve um público muito vasto para ter certeza de que seu serviço foi aprovado. No entanto, um curso de manicure mostra que muito da confiança deve vir do conhecimento que você tem.

Quando você estuda, sabe que cada passo do seu trabalho tem um fundamento. Você faz a cutilagem daquela maneira porque ela vai machucar menos, limpa e desinfeta o alicate antes de colocá-lo na autoclave para garantir que ele seja completamente limpo, usa equipamentos de proteção individual (EPI) porque vai evitar qualquer contaminação com a cliente.

Se a cliente contestar qualquer atitude sua, você saberá explicar por que está fazendo cada procedimento.

É um investimento para o home office

Você sabia que o número de vagas home office aumentou 300%? Isso significa que mais gente vai trabalhar em casa nos próximos anos.

Para muitas pessoas, estar arrumado é fundamental para trabalhar bem. Além disso, ver-se bem arrumado ajuda na autoestima. Mas ficar dentro de casa acaba desestimulando esse comportamento — até porque usar jeans e várias camadas de maquiagem pode ser desconfortável.

Procedimentos simples, como alongamento de cílios e unhas bem-feitas, ajudam a pessoa a e sentir bonita por mais tempo e sem fazer muito esforço. Em videoconferências, em que os participantes aparecem da cintura para cima, esse cuidado faz toda a diferença.

manicure em trabalho com máscara de proteção

O que observar ao escolher o melhor curso de manicure?

Agora que você já entendeu a importância e os benefícios que um curso de manicure pode proporcionar, deve estar pensando: mas como escolher o melhor? Confira a seguir o que deve analisar antes de escolher o ideal:

Confiabilidade

É fundamental pesquisar sobre quem está promovendo o curso de manicure Busque saber informações sobre a empresa e entre em contato caso ache necessário. Assim, você investe em em uma instituição já conhecida no ramo da beleza.

Uma ótima dica é perguntar a amigos e colegas da área de beleza se já fizeram esse curso de manicure ou se conhecem alguém que o fez. Peça a opinião deles, pois o marketing boca a boca é excelente e pode ajudar muito nessas horas.

Mas não precisa se limitar ao pessoal: vá nas redes sociais e jogue o nome da empresa/curso/profissional na ferramenta de buscas. As pessoas gostam de recomendar o que acham bom e, principalmente, avisar sobre ciladas.

Dia e horário

A gente sabe que um bom profissional tem uma agenda bem abarrotada! Por isso, pode ser difícil adaptar seus horários ao do curso de manicure. Mas isso não pode ser um empecilho para se qualificar.

É por isso que os cursos online ganham tanta força: você pode flexibilizar seus estudos aos horários que desejar, além de repetir as aulas até ter certeza de que aprendeu.

Na eduK, por exemplo, as aulas são online e podem ser assistidas a qualquer dia e horário — você só precisa estar conectado! E se estiver longe do seu notebook, não se preocupe: é só baixar o aplicativo e começar a estudar.

Programação do curso

Tão primordial quanto saber se você poderá participar das aulas é conhecer a programação do curso, ou seja, quais os assuntos, técnicas e novidades que serão ensinados.

Como conversamos no início, há cursos de manicure que passam todos os pontos essenciais e focam na formação profissional, fazendo com que você saiba o crucial para começar na profissão. No entanto, existem aqueles voltados a uma técnica específica, que ajudam você a se aprimorar em tendências.

Logo, é muito importante entender o que está buscando para escolher o curso que atenda às suas expectativas.

Quando olhamos as aulas, também é importante entender como elas estão organizadas, se há diferentes módulos e como são as avaliações. Entender o método de ensino de cada professor ajuda você a entender se é aquilo que está procurando.

Certificado

Uma forma de valorizar e comprovar todo o conhecimento adquirido durante um curso é recebendo um certificado ao final do curso de manicure. Por meio da certificação, você mostra ao mercado que se dedicou e estudou em uma escola séria e que se preocupa com a formação profissional de seus alunos.

Experts

Toda área tem profissionais que são conhecidos e reconhecidos pelo seu trabalho. Na área da beleza não é diferente, com muitos profissionais experts em cursos e que compartilham seus conhecimentos durante as aulas.

Quando você estiver escolhendo o seu curso de manicure, veja quem são os experts e pesquise sobre eles. Afinal, quem não quer aprender com os melhores, não é verdade?

Então, analise o currículo do professor: qual o tempo de experiência, onde estudou, quais cursos já ministrou e, principalmente, qual o seu estilo de trabalho. Ele pode ser um expert em nail art, por exemplo, mas não desenvolver um tipo de pintura que você goste.

Um bom curso de manicure é uma excelente maneira para quem quer crescer profissionalmente. Conhecer as técnicas, estratégias de divulgação, anatomia, assepsia e marketing é fundamental para alcançar seu público.

Na eduK, você confere isso e muito mais! E se você quer começar pelo essencial na profissão, veja o curso Manicure e pedicure profissional, com Cristina Faustino!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    4 Comentários

      Queria fazer muito esse curso

      Como fazer esse curso

        Oi, Erica! Tudo bem?
        Clicando aqui você encontra todos os cursos de manicure da eduK, que vão do zero ao profissional!
        Qualquer dúvida, chama a gente!

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.