Feltro para lembrancinha de festa: saiba por que investir nessa área

O universo da decoração festiva hoje é outro, já que contamos com vários materiais mais práticos e funcionais, além de mais variedade. Um bom exemplo é o feltro para lembrancinha de festa, que abre possibilidades não só para as vendas, como também para a locação de itens decorativos.

Os artesãos apaixonados, que se profissionalizam a cada dia para oferecer o melhor produto feito à mão aos seus clientes, estão de olho nessa tendência — o que, inclusive, comprova o sucesso dos cursos de artesanato em feltro.

Por isso, conversamos com Nathália Raggi, gestora de comunidade do Elo7, o maior marketplace de produtos criativos do Brasil e separamos várias dicas para vocês. Além disso, ao final do post, você encontra um passo a passo completo de uma sacola em feltro para lembrancinhas de festa de aniversário. Confira!

Por que investir no setor de lembrancinhas em feltro?

O feltro para lembrancinha de festa virou uma forte tendência, principalmente por ser um material de baixo custo, atrativo e muito versátil. O seu sucesso, segundo Nathália Raggi, deve-se ao fato de que as pessoas em geral buscam lembrancinhas mais baratas, mas, ainda assim, bonitas.

Dessa forma, com esse material os artesãos conseguem entregar o melhor produto em termos de custo-benefício. Isso porque, ao dominar as técnicas em feltro da maneira correta, a qualidade das peças aumenta significativamente, de modo a atrair mais clientes pela perfeição e pelo acabamento e expandir a rentabilidade do negócio.

Quais públicos é possível atender nessa área?

A gerente de comunidade da Elo7 explica que a variedade de opções para trabalhar com feltro é enorme, já que a busca por soluções de festas é alta em vários segmentos. Você pode ampliar seu leque de produtos e atender diversos públicos, como:

  • gestantes: lembrancinhas para maternidade, batizado, chá de bebê etc.;
  • mães em geral: lembrancinhas para festas infantis dos filhos e decoração de quarto infantil, abordando inúmeras temáticas;
  • noivas: lembrancinhas de casamento, para chás de lingerie, chás de panela ou chá bar, além de topo de bolo, buquê de noivas mais modernos e o famoso Santo Antônio;
  • público infantil: bonecos e bonecas em feltro, fantoches e outros brinquedos, por exemplo;
  • público em geral: personagens e outros itens para decoração, caricaturas em feltro, guirlandas, chaveiros, entre outros.

Quais os materiais usados nas lembrancinhas em feltro?

feltro para lembrancinhas

Para confeccionar as melhores lembrancinhas em feltro, você deve atentar para os materiais utilizados, que variam de acordo com o estilo e a proposta do produto. Contudo, geralmente são necessárias peças de feltro lisas ou estampadas, além de outros aviamentos, como fitas, lacinhos, linha, cola, agulhas, miçangas e apliques.

Outro material interessante, que Nathália indica para a produção em feltro, são as apostilas digitais com moldes para diversos temas — circo, sereia, bailarinas, bonecas de inverno, balões para lettering, entre outras opções. De toda forma, o melhor caminho é conferir nas suas aulas de artesanato quais serão os itens básicos utilizados, para adquirir produtos de qualidade.

O investimento é alto para começar nesse ramo?

Como você deve ter notado na dica anterior, será apenas necessário adquirir o material inicial, fazendo com que o investimento seja relativamente baixo para começar as suas vendas ou as locações de decoração em feltro. Nathália Baggi ressalta, inclusive, que a facilidade hoje é grande, já que você pode comprar os materiais pela internet, como no próprio Elo7.

Como é possível se destacar no mercado?

Tudo o que é tendência no mercado acaba se tornando um fator de competitividade. No entanto, o artesanato é um segmento que lida com a exclusividade e a personalização de uma forma bastante estratégica. Então, para se destacar e garantir um diferencial competitivo, basta analisar o que a concorrência ainda não faz para seus clientes.

Nesse sentido, analise a sua região de atuação e o seu público para descobrir o que é possível fazer para que eles decidam pelas suas lembrancinhas. O feltro já é um material economicamente viável, então, você pode agregar valor acompanhando o que está em alta para oferecer temas, cores e personagens mais requisitados, como:

Outra forma de se dar bem na área do artesanato em feltro é investir em boas fotos dos seus produtos. Nathália explica que é fundamental trabalhar a divulgação na internet, por meio das redes sociais — como Instagram ou Pinterest, que são plataformas mais visuais —, além dos marketplaces especializados, como o Elo7. “Para vendas online, é muito importante oferecer imagens de qualidade e um título e descrição bem completos”, ressalta.

Por fim, se você se decidir pelo trabalho de locar itens de decoração para festas em feltro, vale a pena elaborar uma boa política de atuação e um contrato claro de locação. Isso é fundamental, principalmente por se tratar de produtos que serão reutilizados com a devida qualidade para uma boa apresentação estética. Então, deixe bem explicitadas as multas, caso haja algum dano.

Qual a importância de se capacitar nesse artesanato?

 

Com um mercado cada vez mais amplo e com clientes sempre mais exigentes, é muito importante que os artesãos estejam atentos às novidades da sua área e busquem a capacitação para inovar e entregar o melhor produto ao seu público.

Portanto, a paixão pelo artesanato deve, sim, falar mais alto, de modo a impulsionar aquela vontade de aprender algo novo e otimizar as suas técnicas e o seu portfólio de produtos. Além dos cursos e de certificações que comprovem o seu talento, também é válido ir atrás de novas referências para se inspirar.

 

Passo a Passo – Lembrancinha em feltro para festa de aniversário

Então, que tal aprender um passo a passo de uma sacolinha linda de feltro? Ela faz parte do curso Festa em feltro: Chapeuzinho Vermelho , onde você pode aprender mais para começar a lucrar com essas lindas peças. A artesã Heloiza, do ateliê “Feltro de Ouro”, vai te mostrar a fácil execução de lindas peças desse clássico infantil, no estilo cute, que ficam de pé sem precisar de apoio, encantando crianças e pais.

 

O feltro para lembrancinha de festa é uma alternativa muito rentável, além de ser um material barato, versátil e muito gostoso de trabalhar. Ao realizar cursos na área para aprender novas técnicas e ampliar as suas opções de temas, você aumentará a sua renda e ainda impulsionará o seu negócio, mostrando que é possível, sim, viver de artesanato.

Agora que você já sabe mais sobre essa opção para ganhar dinheiro, que tal conhecer mais sobre os nossos cursos em feltro? Entre em contato com a eduK e descubra como começar hoje mesmo!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!