marketing digital para artesão

Afinal, qual é a importância do marketing digital para artesãos?

O futuro já chegou. Hoje temos inúmeras soluções tecnológicas para tudo, refletindo diretamente na maneira como o mercado opera. Dá para imaginar que 41% dos consumidores brasileiros já realizam suas compras pelo celular? Por isso é que você precisa investir no marketing digital para artesão.

As técnicas de divulgação e vendas no meio on-line são hoje fundamentais para o sucesso de qualquer negócio e, com o artesanato, não seria diferente. Para se destacar no mercado e conseguir atingir suas metas, vale considerar as estratégias que mencionamos a seguir. Continue conosco e entenda por que elas são essenciais!

Por que o marketing digital para artesão é importante?

Com os dados que apresentamos no início deste artigo, já deu para ter uma ideia do nível de relevância que o marketing digital tem em relação ao artesanato. Isso porque os seus produtos podem ser comercializados em uma quantidade bem maior do que somente pelos meios tradicionais de vendas. Além disso, temos outros aspectos positivos para pontuar. Acompanhe!

Aumenta a visibilidade de seu negócio

Você sabia que, atualmente, no Brasil já são 70% da população conectada à internet? Isso inclui até mesmo a zona rural e a camada mais pobre da sociedade. Isso quer dizer que todo mundo está navegando pela rede — um campo vasto de potenciais clientes para o seu trabalho.

Se antes o seu artesanato seria conhecido apenas em sua região, agora é possível aumentar essa visibilidade de um modo nunca vivenciado. O mundo inteiro tem acesso aos seus produtos, quando você os divulga pela internet. Não há mais barreiras geográficas, e isso facilita muito a expansão de seu pequeno negócio!

Não requer alto investimento

Antigamente, para adotar o marketing era necessário ter um alto investimento em publicidade. Agora, pense conosco: se 70% da população brasileira está on-line, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas, o que é mais vantajoso para o seu negócio, que não conta com um capital elevado para aplicar em marketing tradicional?

Atualmente, contamos com uma democratização dos serviços por meio das soluções digitais. Nesse sentido, para impulsionar seus artesanatos, você só vai fazer uso de ferramentas tecnológicas de baixo custo, como algumas que citaremos daqui a pouco.

Gera destaque perante a concorrência

O grande segredo do marketing digital para artesão é que ele ainda é relativamente recente. Nem todo mundo já teve essa sacada, por isso você pode se destacar da concorrência.

Encarando o mercado de um modo mais amplo, 47% das empresas investem em estratégias digitais há apenas um ano, ou seja, quem começa agora, sai na frente e ganha um forte potencial competitivo — inclusive no artesanato!

Cuide apenas de entregar um produto de qualidade, inovador e com alto nível de profissionalização. Para isso, você pode se especializar com cursos on-line de artesanato, por exemplo, obtendo mais qualificação. Aliando esses fatores à divulgação, a conquista do público e o crescimento das vendas serão garantidos.

Como utilizar o marketing digital sendo artesão?

Se já convencemos você da importância do marketing digital para artesão, agora precisamos ensinar, na prática, como utilizar a estratégia, não é mesmo? A seguir, veja as principais dicas para ganhar mais dinheiro com sua arte daqui para frente!

Ter um plano de negócio

Antes de adotar qualquer ferramenta, é fundamental planejar. Então, comece a desenvolver um plano de negócio com seu propósito, seus objetivos, um mapeamento claro de quem é o seu público, entre outros detalhes.

Quando você tem tudo documentado, fica mais fácil visualizar seu trabalho com olhos mais técnicos e estratégicos, a fim de direcionar corretamente seus esforços no marketing digital para artesão.

Com tal planejamento, ainda é possível prever possibilidades de retorno financeiro para continuar a investir cada vez mais em cursos de artesanato, novas técnicas e melhores materiais, por exemplo.

Marcar presença nas redes sociais

As pessoas que adoram navegar na internet estão mais concentradas nas redes sociais. Então, é para lá que você deve ir! No entanto, é essencial utilizar as plataformas da maneira certa, para que a conexão entre artesão e cliente aconteça com ganhos para ambos os lados — sempre com aquela dose fundamental de profissionalismo.

De acordo com a definição de seu público, invista em ferramentas de marketing digital nas redes sociais que mais têm relação com seu produto:

  • É no Facebook que as pessoas mais contatam você?
  • O Instagram garante mais visibilidade e retorno?
  • Suas artes são mais vistas em vídeos no YouTube?
  • O Pinterest deixa seu trabalho mais conhecido e atrai mais clientes?

Escolha seus palcos de atuação virtual, marque presença e não se esqueça de monitorar com periodicidade os resultados dessas interações. Assim, você acompanha de perto os processos e faz as mudanças necessárias para otimizar sua estratégia on-line.

Investir em um blog com geração de conteúdo

Para melhorar ainda mais seu negócio, que tal criar um conteúdo valioso e exclusivo para os consumidores? Ter um blog é, hoje, uma das formas mais viáveis de gerar autoridade no seu nicho de mercado e de ter credibilidade perante seu público.

Nesse ambiente, que pode estar acoplado a um site ou e-commerce, divulgue seu trabalho e forneça informações relacionadas ao artesanato que você pratica. Esses materiais causam interesse e ajudam o cliente a caminhar para a concretização da compra de seu produto com um valor adicional agregado.

Manter um relacionamento ativo com o público no meio on-line

Seja nas redes sociais e no blog, seja até mesmo em estratégias de e-mail marketing (uma prática que ainda rende ótimos resultados), estabeleça uma relação ativa e humanizada com seu público. Desse modo, esteja sempre com disposição para responder mensagens, tirar dúvidas, ouvir sugestões e, é claro, até mesmo críticas.

Essa presença constante faz parte do atendimento desejado pelo perfil do consumidor atual, afinal, as pessoas querem muito mais do que uma simples compra. A experiência do cliente hoje abrange o bom relacionamento com a marca — no caso, a sua!

Não é preciso abandonar o marketing tradicional, como a divulgação boca a boca, os anúncios em mídias locais ou as artes gráficas, a exemplo de cartões de visita e panfletos. Contudo, ao investir em marketing digital para artesão, você consegue ter resultados muito mais surpreendentes em seu negócio, algo que antigamente apenas grandes empresas conquistavam.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Já que a ideia é investir em estratégias on-line e marcar presença nas redes sociais, aproveite para curtir nossa página no Facebook e acompanhar as novidades.

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